
“Daqui a anos, um metro a mais de mar significa o Terreiro do Paço alagado”: Portugal perdeu 13 quilómetros quadrados de costa em 62 anos

“Daqui a anos, um metro a mais de mar significa o Terreiro do Paço alagado”: Portugal perdeu 13 quilómetros quadrados de costa em 62 anos
16 comments
Nem tudo podem ser más noticias. É óptimo para a publicidade turistica . Todos os anos mostram nas noticias quando Veneza tem inundações.
As pessoas esquecem-se que existem obras e engenheiros cujo trabalho é literalmente impedir que isto aconteça.
Bem bom. Umas caipirinhas gorumete do chef servidas num tradicional coco, umas barracas a vender boias, havaianas e pizbuín, e toca a fazer mais uns tostões com os turistas.
Facto que vai ser ignorado até ser tarde para fazer o que quer que seja.
É desta que consigo ter uma propriedade junto ao mar, é só esperar uns tempos.
se casas de primeira linha ja se vendem bem imaginem quando tiverem o mar a 360 graus. somos mesmo empreendedores.
Tretas, a expectativa mais pessimista é de 1cm de subida por ano. A parte mais baixa do Terreiro do Paço tem 2m. Lisboa está basicamente toda entre 20 a 90m de altitude.
O “daqui a anos” quer dizer o quê?
20? 40? 60? 150?
É que o alegado degelo, que começou bem antes da revolução industrial e dos humanos terem qualquer impacto nas emissões de gazes de estufa, não acontece de um dia para o outro.
Vai acontecendo muito lentamente e ninguém consegue dizer se é para continuar, acelerar ou pelo contrário voltar atrás como já voltou no passado, mais uma vez, sem qualqeur influência humana.
Entretanto é ver o preço das casas à beira mar subir constantemente o que demonstra a preocupação dos nossos líderes e dos bancários que financiam estas compras.
“daqui a anos”
Hoje devem ter ficado sem notícias então meteram esta.
Adoro este jornalixo. “Daqui a uns anos” no pior dos casos para que o mar suba um metro significa daqui a 50 anos ou 2070. Depois admiram-se que a população ande desinformada e com devaneios políticos.
Já diziam o mesmo há 30 anos.
Com tanto sensacionalismo e apocalismo perdem a credibilidade!
O problema desta futurologia da treta é que é constantemente usada para criar novos impostos e sustentar mentecaptos sem solução nenhuma.
Achas que o problema é o CO²? Vai chatear os chineses! Sozinhos eles produzem mais que a Europa e Estados Unidos juntos. E o mar é global, não há nada que tu possas fazer localmente para impedir que suba.
Não faz mal, porque nós somos tão amigos do ambiente que fechámos todas as nossas centrais a carvão para agora irmos importar energia aos espanhóis que em vez de serem amigos do ambiente como nós mantiveram as suas abertas. Mas como fizemos a nossa parte não vai haver subida do nível do mar na nossa costa. 😉
“Daqui a anos” é uma frase ridícula.
Ainda para mais quando depois no corpo do artigo dizem “até ao fim do século”.
Porque não dizer antes “Até ao fim do século, um metro a mais de mar significa o Terreiro do Paço alagado”?
É preciso o aquecimento global para limpar os turistas
Alguém meta ai a foto dos anos 70 com o Terreiro do paço cheio de carros estacionados e o nivel do mar na mesma altura, na verdade na foto até está mais alto mas vou assumir que é da maré e não pelo nivel do mar ter descido). E já agora, há ilustrações do Terreiro do Paço após a sua construção com o nivel do mar ao mesmo nível de agora.