Boas,

Com a chegada do frio vem sempre a mesma saga.
Esta situação afecta me mãos, pés e cara, chega a ser tão doloroso que não consigo andar ou pegar em objectos, então conduzir torna se uma missão complicada.
Ja tentei as mezinhas de comprimidos de alho e oleo de peixe mas não senti que surtisse efeito.
Usar meias grossas ou meias finas acho que vai dar ao mesmo, as vezes ate sinto que meias grossas acabam por fazer pior porque começo a suar dos pés e o suor arrefece me os pés e deixo de sentir dos dedos…

Alguma dica para lidar com a situação?

33 comments
  1. Percebo a tua dor, também tenho desde miúda, o meu melhor conselho é usares luvas, compra daquelas que dá para usar com telemóveis, assim tiras as luvas menos vezes, e não te esqueças dos pés também, muitas vezes uso dois pares de meias de cada vez.

  2. Há uns pacotes de calor instantâneo (e uns reutilizáveis) pequeninos que podes colocar nos sapatos e nos bolsos. Um amigo comprou [estes](https://www.decathlon.pt/p/escalfeta-de-maos-e-pes-de-ski-conjunto-de-4/_/R-p-168801?mc=8376613&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=PMax_Smart_Shopping_Portugal&utm_content=max_performance&utm_term=smart_shopping&gclid=CjwKCAiAkfucBhBBEiwAFjbkrzgIorONOkhtidbomGfTBj-w9hY7ZGbn9DPkCLS6djhwgrtLTldUKRoCfBUQAvD_BwE) para levar numas férias para o norte da Europa e diz que aumentam o conforto astronomicamente. Talvez ajude?

  3. Diria para perguntares a um médico o que fazer, creio que saberá melhor lidar com isso do que a malta aqui no Reddit.

    Em qualquer caso ficam os meus 2 cêntimos – tenho alguns problemas de circulação nas mãos também, embora não tão graves, e o que me ajudou bastante foi proteger bem o tronco (as zonas onde estão órgãos vitais são prioritárias, se tiveres o peito e abdómen frios por exemplo, o corpo vai retirar sangue das extremidades para aquecer estas zonas), e também usar luvas na rua (se estiver frio suficiente para justificar isso).

  4. Aquece a casa, bebe chá quente/morno e faz exercício físico. Faz o que precisares para meter esse sangue a circular e a chegar às extremidades

  5. A minha mulher tb tem e os comprimidos que lhe receitaram causam efeitos adversos e não parecem estar a fazer efeito.. além disso sofre muito de frieiras numa mão. Se alguém souber de algo agradecia! Tem usado luvas todos os dias.

  6. Not so fun fact, há quem tem disso nos mamilos. Tava com problemas na amamentação e uma das possibilidades para o que tinha era ter esse síndrome.
    Ainda bem que não era. E nem quero imaginar amamentar com essas dores!
    (Fora a doença no geral)

  7. Mete calor para promover a circulação. Inderal (propranolol) não faz sentido nenhum. O médico que prescreveu isso tem de voltar às aulas de fisiologia e farmacologia.

  8. Dude sindrome de raynaud se não tratado pode causar gangrena e amputação. E tu andas com mesinhas? Vai a um médico! Se necessário vai a dois ou três! Isso precisa de tratamento e não de DIY tips.

  9. A minha sugestão é sem dúvida ir ao médico. Vi num comentário anterior que o OP tomou propranolol/inderal e teve efeitos adversos à medicação. Em princípio a coisa é capaz de ficar controlada com outro fármaco como a nifedipina. Mas reitero a sugestão inicial.

  10. Bebidas quentes e mornas sempre que puderes, exercício físico 20-30mins por dia no mínimo. Arranja maneira de caminhares/andares num percurso na rua /ao ar livre de preferência de dia. Volta ao médico e diz que o que te deram não melhorou nada e que estás na mesma ou pior. De resto desejo-te as melhoras e que consigas resolver/ minimizar o problema.

  11. Problemas de circulação? Bebe um copo de vinho tinto.

    A sério… Sinceramente, não sei. Mas alguma coisa de certeza pode ser feita de forma a mitigar os problemas.

  12. Tenho o mesmo problema. O melhor conselho que posso dar é usar roupa térmica e várias camadas de roupa para ir vestindo e despindo conforme a temperatura dos espaços por onde andas. Se o corpo estiver quentinho as extremidades não arrefecem tão facilmente.

  13. Água quente
    Já tive isso e funcionou
    Tipo 10 minutos
    Mas não sei se funciona contigo, é melhor ires ao médico

  14. Uma vez, num restaurante, o empregado de mesa trouxe-me a sopa com o dedo metido la dentro. Ao confrontá-lo, disse-me que sofria de síndrome de Renault e que o médico tinha lhe dito para ter o dedo sempre num lugar quente, para aliviar.

    Perguntei: “então porque não metes o dedo no cu?”

    “Era onde estava, mas preciso da mão para carregar os pratos…”

  15. Por muito estranho que pareça , eu acho que curei o meu síndrome de Raynaud ao tomar cold showers.

    Só comecei a ter aos 21 anos. Pelo que percebi na altura, o meu subconsciente associou erroneamente frio a uma situação stressante (fim da relação). Logo, sempre que tinha frio, o corpo demonstrava esses sintomas dos dedos como forma de dizer “sai dessa situação stressante, isso não é bom para ti”

    A forma como acho que resolvi foi através da exposição ao frio. Através da sua normalização, acho que o meu subconsciente foi percebendo que frio não equivale a uma situação stressante.

    Desde então que não tenho síndrome de Raynaud, mas nesse período que tinha, bastava um bocado de frio e tinha logo. E mesmo no Verão, se tivesse numa situação minimamente stressante também tinha os sintomas.

    Posso aqui dizer que também me receitaram comprimidos na altura, mas recusei tomar porque tinha que tomar aquilo para sempre e não queria.

    O Wim Hof também tem um livro a falar sobre Raynaud e sobre possíveis soluções.

    Pelo que me lembro, acho que há vários tipos de Raynaud pelo que cada caso é um caso e deves levar o que te disse como uma pitada de sal

  16. Percebo totalmente a tua dor. Descobri que tinha quando um dia olhei para o dedo do meu pé e fui às urgências, estava a entrar em modo “gangrenar”.

    Sofro tb muito, a única coisa que me alivia é mesmo ou ter um saco de água quente elétrico para sos ou usar luvas/ meias térmicas. Senti que fui cobaia de N medicamentos, tive reação a quase todos. Tomei durante muitos anos adalat mas nunca senti que melhora-se.

    Agora só lido com a coisa dado que era seguida no hospital por lúpus e raynaud , com o covid deram alta por falta de espaço e há pessoas mais urgentes, é o que é , não tenho médico de família e é impossível uma consulta porque cancelam sempre. É o país que temos.

    Mas não te mediques sem consultar um médico pf!!
    Tenta que não chegues a esse ponto, cenas térmicas são uma boa solução ou se tiveres em casa um saco térmico elétrico aguentam imenso o quente e é o que alivia as dores !

  17. Isto é um bocado estúpido mas já experimentaste vaselina? Eu há uns anos atrás andava com os lábios todos arrebentados do frio (ao ponto de ficarem roxos) e experimentei. Aparentemente a vaselina cria uma barreira que protege do frio. Claro que nos dedos das mãos não dá muito jeito mas podias talvez por umas luvas por cima para não andares a sujar tudo em que tocas.

    Boa sorte!

  18. Também tenho isso e estou a ser acompanhado por um médico.

    Dicas: não te exponhas ao frio. Não há muito a fazer.

    E aconselho-te a falar com um médico, porque apesar de ser um sintoma aparentemente inofensivo, pode ser sinal de algo mais grave.

  19. Forma severa. Acompanhamento com clinico essencial. Além de luvas sempre que se expor ao frio (essas de esqui com isolamento térmico bom) pode experimentar, se desejar, nifedipina de liberação prolongada 20 mg por dia até a consulta. Obs: não pode estar grávida. Essa síndrome pode ser isolada ou associada a outras doenças reumatológicas. Importante investigar. Não sei se é possível mas pode encurtar a peregrinação e consultar com um reumatologista diretamente. Obs2: estas dicas de forma algum substituem a consulta com teu médico.

  20. Eu já tive isso e hoje nunca me acontece e não sei bem porquê.
    Tenta arranjar umas luvas boas e práticas e usa na rua e em sitios frios.
    Quando se manifesta deixa as os braços/mãos caídas para baixo até passar (mas isso já deves fazer).
    Bebe muita água. Não sei se pode estar relacionado mas eu hoje em dia bebo imensa água, não como quase nada com açucar, bebo pouco álcool e não fumo (tudo isto é conhecido por aumentar a “espessura” do sangue), talvez possa ter contribuído mas não sou médico.

    Ou seja, devias consultar um médico. Mas experimenta também as cenas que descrevi acima durante um tempo, mal não faz, pelo contrário.

  21. Sofro do mesmo mal há anos. Com frieiras extremamente dolorosas, algumas que culminam em ferida, e até trabalhar era penoso.
    Já experimentei diferentes tipos de medicação e alguma mexia com a tensão arterial. Não me sentia bem.

    Já me receitaram medicação natural, mas não senti que ajudasse assim tanto.

    My advice:
    1. Procura um profissional de medicina interna que possa dar o seu conselho
    2. Investiga junto desse médico ou profissionais de imunologia se poderá estar associada a outra condição (por norma está associado a predisposições para doenças auto imunes, o que foi o meu caso)
    3. Aposta em: luvas; evitar mudanças de temperatura (investe em aquecimento em casa e, mais importante que isso, bom isolamento térmico se puderes); exercício físico (melhora a circulação).

    Sei o quão limitativo é isso, e como tanta gente em redor desvaloriza. Se vens pro Reddit é pq deves ir ao médico; se queres ir ao médico ainda tens amigos que te dizem que vais por coisa nenhuma… enfim. Não ligues a nada disso 🙂

    Boa sorte!

Leave a Reply