Exames de acesso ao Ensino Superior podem ser usados durante quatro anos

2 comments
  1. Nunca percebi o propósito disto! Isto é uma coisa que me deixa mega chateado (para não dizer outra coisa).

    Acabei o secundário em 2011, e decidi ir trabalhar para ganhar uns trocos e saber o que a vida custa… visto que na altura, muita da malta que conhecia que já tinha terminado a Licenciatura e Mestrado estavam (adivinhem)…. numa caixa de super mercado ou a estagiar a borla numa empresa de advogados ou engenharia,etc. Portanto, perspectivas para tirar um curso superior em Portugal, nunca me faxinaram muito.

    Entretanto, passado 9 anos emigrei e aprendi que sim, é importante tirar um curso Universitário ou uma especialização para ter condições laborais razoavelmente dignas (como horáriozinho de escritório, bom ordenado e regalias, etc e etc). Portanto la fui eu pesquisar um curso mais ou menos razoável na minha aérea de Secundário e para o meu espanto (não tinha conhecimento) a ficha ENES tinha um prazo de validade de 2 anos e caso quisesse ingressar em uma Universidade qualquer deste mundo, necessitaria de voltar a fazer os exames nacionais nas provas em que queria usar para candidatar ou então, teria que tentar +23.

    Creio que não faça sentido existir um tempo de validade para a ficha ENES pois só podes entrar caso a média te permita. E também qual é o miúdo/miúda que acaba o secundário já a saber que é aquele curso universitário que quer tirar e que é aquela profissão que vai querer seguir!? Acho que pouca gente o sabe.

    (Sorry for the desabafo) 🤙🏽

Leave a Reply