Há seis anos e meio fiz um post sobre canais terrestres clandestinos e teve pouca repercussão, portanto decidi dar uma revisão ao escasso material que tinha disponível e actualizei-o.

**Canal Zero**: emitia a partir de Odivelas. Segundo [o Nuno Markl](http://podcastmcr.iol.pt/rcomercial/cdc_01_1003.mp3), o canal tinha um separador corriqueiramente utilizado pelo canal que tinha o Adam Curry a responder a um grupo de técnicos do canal. Não há gravações nem em áudio nem em vídeo.

**Televisão Regional de Loures**: o canal mais documentado da região de Lisboa, tendo começado em 1985 e encerrado em 1986 ou 1987. O dito canal emitia a partir das 21:30 (pelo menos) num período de duas horas e chegou a fazer entrevistas com celebridades da RTP, algo que os canais privados legalizados fazem nos dias de hoje. Segundo o que se diz no Facebook, passava também programas de música e o único anunciante (ou um dos escassos) eram os ténis Asics. Havia mais um canal na Amadora (TRA ou RTA) e podem ver provas da existência nas seguintes fotos:
[https://c7.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Ga517875c/21945882\_1MUqy.jpeg](https://c7.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Ga517875c/21945882_1MUqy.jpeg)
[https://c3.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/G0f178c68/21945890\_9rs5W.jpeg](https://c3.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/G0f178c68/21945890_9rs5W.jpeg)

**TV Pernes**: fundada em 1980 por José Guilherme Paradiz, junto com a Rádio Pernes. Havia antes de 2019/2020 um vídeo de um dos primeiros programas do canal, um noticiário, mas que não tinha grafismos. Refere-se que a própria televisão foi inaugurada em Fevereiro de 1980, a semanas da RTP oficialmente introduzir a cor nas suas emissões – a TV Pernes dizia ser a “primeira televisão a cores de Portugal”.

**TV Maravilha**: o artigo da Wikipédia foi entretanto apagado apesar de já ter dados enciclopédicos suficientes. Em Fevereiro de 1984, a emissão clandestina da TVE 1 foi interrompida por 35 minutos com uma prometedora mira técnica do canal a promover as suas emissões para breve. Também se dizia que iriam ter os Parodiantes de Lisboa (acho que numa entrevista) quando queriam fazer mais emissões experimentais.

**Televisão (entre) Douro (e) Minho**: a Trofa tinha vários canais locais acho que na mesma frequência, sendo que a TDM era a mais duradoura, de Américo Toga. Sabe-se que antes da TDM havia a Televisão Independente de Trofa (TIT) cujo pilar eram os jogos do Trofense ao domingo à noite.

**Televisão do Nordeste**: canal de Bragança cuja única emissão foi em horário nobre no dia 12 de Fevereiro de 1990. Invadiu o sinal da RTP 2 e causou algum desconforto entre os políticos.

[https://arquivos.rtp.pt/conteudos/emissao-ilegal-em-braganca/](https://arquivos.rtp.pt/conteudos/emissao-ilegal-em-braganca/)

**TV Bazar Feliz**: [https://arquivos.rtp.pt/conteudos/a-imprensa-em-portugal-parte-i/](https://arquivos.rtp.pt/conteudos/a-imprensa-em-portugal-parte-i/) Aos 18:10

Em 1989 conforme o link acima, existia o tal canal que passava filmes recentes que ainda não passavam pela RTP. Um outro canal sem nome, com grafismos ainda mais sofisticados, aparece a seguir ao canal supracitado. O canal tinha intervalos mais compridos para a época para passar mensagens de apelo e troca de bens.

**Alternativa de Televisão**: canal de Vila Nova de Cerveira, 1986.

**”Braga TV” ou Televisão Regional de Braga**: os dados que recebi são escassos. Desde que fiz o post em 2016 achei num post de 2013 que a televisão regional começou em 1987, com o nome de TRB, mas contradiz aquilo que o meu pai disse de ter existido já em 1985/1986. O emissor era na Falperra.

O primeiro filme a ser emitido pela TRB era Ben-Hur, mas contaram-me que o canal de Braga emitia também filmes para adultos. Porém existe um conflito com uma tal Braga TV (o meu pai disse que era o nome do canal) que emitia só a partir das 23 horas e não tinha grafismo, não tinha apresentadores, metiam uma gravação pronta de jogos do Braga (quando não dava na RTP) e raramente algum filme. Disse-me que o canal de Braga emitia outros conteúdos como o São João. Em 2020 quando falei sobre o tema disseram-me que a Foto Beleza parece ter alguns arquivos.

**Televisão Castanheirense**: só emitiu duas vezes, a 4 de Julho de 1987 e 4 de Julho de 1988.

[http://web.archive.org/web/20030125050442/http://www.cm-castanheiradepera.pt/ocastanheirense/1739/aportadonascimento.htm](http://web.archive.org/web/20030125050442/http://www.cm-castanheiradepera.pt/ocastanheirense/1739/aportadonascimento.htm)

O canal surgiu no contexto da construção de uma antena parabólica para depois repassar o sinal a quatro canais terrestres (passando dois canais fixos e dois canais “rotativos” devido às limitações do UHF) e a TVC não teve mais emissões devido ao desmantelamento do emissor em Janeiro de 1989.

[http://web.archive.org/web/20020822015732/https://www.cm-castanheiradepera.pt/ocastanheirense/1738/aportadonascimento.htm](http://web.archive.org/web/20020822015732/https://www.cm-castanheiradepera.pt/ocastanheirense/1738/aportadonascimento.htm)

Em Braga quando a televisão local fechou era tema de conversa, porém também houve uma segunda alternativa que eram a TVE 1 e os canais por satélite.

Lembro-me que em 2011 havia um grupo que se chamava “Ainda sou do tempo da Antena Parabólica do Picoto!” onde o emissor do Picoto (emissor de Braga, a Falperra acho que nunca mais foi usada para actividades televisivas) passava vários canais de vários satélites, de vários países europeus, infelizmente o grupo acho que foi desactivado há anos. Agora nem dá para ter canais e conteúdos estrangeiros na TDT, que pena

Infelizmente existe uma falta de informação verídica sobre muitas destas televisões. Sobretudo da minha cidade (Braga) onde até cheguei a teorizar de que os fiscais deitaram as cassetes para fora. Os jornais locais recusavam-se a dar a programação destas televisões por serem ilegais. Também (apesar dos problemas da sociedade do streaming de hoje em dia) a televisão terrestre à escala nacional anda numa situação tão anos 80 vezes mil que não dá gozo ver, e abrir um canal destes por carolice com torrents e jogos da liga (por mais vezes que os canais da Sport TV passem aquele anúncio contra a pirataria) ia logo fechado depois de um dia no ar (ou antes).

Preciso da vossa ajuda para eventualmente fazer algum vídeo ou outro tipo de conteúdo do género.

5 comments
  1. Do que me lembro, nos anos 80 no Porto havia dois emissores clandestinos que passavam a TVE 1 e 2 e a TV Galiza. Mais tarde também incluíam alguns canais satélite (RTL etc). Havia um na Sra da Hora e outro no Marquês.

  2. Em Portimão na segunda metade dos anos 80 havia uma TV pirata que passava vários filmes da época (ainda me lembro de ver O Abismo, que era recente na altura) com logotipos/miras feitas num Spectrum, pelo aspecto. Não me consigo é lembrar do nome… Ainda durou algum tempo.

Leave a Reply