
São casos que vêm a lume diariamente. Mas o que é que se passa neste país?
Será caso para dizer que este país não é para gente honesta?
Não temos nós direito a ter nos lugares de quem governa um verdadeiro escrutínio de quem se candidata a esses lugares de decisão?
https://www.publico.pt/2023/01/12/sociedade/noticia/empresario-apanhado-escutas-falar-luvas-ia-pagar-autarca-espinho-2034711
24 comments
Qual é o mal, com este frio ele não pode pagar umas luvas ao autarca?
Portugal pais pequeeeeenoooo… A corrupção é quem mais ordeeeeenaaaaa…
É um país de corruptos, dos mais pequenos que pedem sem fatura para pagar menos, que metem a nota no porta-luvas quando o carro vai à inspeção,.., aos maiores que pagam luvas uns aos outros e se aproveitam do sistema ao máximo.
A partir de certo ponto torna-se impossível arranjar alguém para governar que não seja corrupto.
>Não temos nós direito a ter nos lugares de quem governa um verdadeiro
escrutínio de quem se candidata a esses lugares de decisão?
Isaltino Morais.
Estas pessoas têm vergonha na cara? O que dizem aos filhos quando veem os nomes nos jornais?
Não há mais nada para noticiar… nada disto é novo e é a maneira como se fazem as coisas em Portugal. A diferença é sair nas notícias (devido a maior competição de fontes de notícias).
A corrupção é algo extremamente generalizado na sociedade portuguesa e quanto mais destes casos tivermos, mais indicativo é de que finalmente começa a ser alvo de escrutínio, investigação e punição.
Quanto mais se ouvir falar de corrupção, menos corrupção existirá.
Meus amigos, o tuga é perito numa cena que é agir, reagir como se fosse novidade ou como se o desastre ainda não tivesse acontecido. Outra coisa é a ameaça constante do “qualquer dia”.
Metam uma coisa na cabeça isto já não é novidade e o país é assim porque existe pouco escrutínio (cada vez vai havendo mais).
Agora parem lá com essa do “Mas o que se passa neste país” ou “Isto qql dia parece a República das Bananas” ou qualquer outra indicação de como se fosse novidade ou o pior ainda estivesse para vir.
Ou é uma forma de expressão ou precisam de um banho de realidade enorme. Porque na atualidade isto é a República das Bananas e dos Bananas e efetivamente o país esta a saque completo.
Aliás bata consultar o https://portulemicas.com/
Estamos no inverno, não percebo o espanto de andarem a oferecer luvas uns aos outros.
Eu olho para estes casos de outro prisma.
Durante anos, quase todos nós contactámos / soubemos de histórias de corrupção e favorecimento por parte dos responsáveis do poder local.
Aquilo que me parece é que “apenas” estamos – finalmente! – a ganhar visibilidade sobre o assunto. Através do jornalismo e da investigação criminal – fico especialmente satisfeito pela segunda.
Quanto à tua pergunta o que se passa neste país? Acho que a justiça e o jornalismo, cada um dentro das suas competências, estão a cumprir as suas funções e a debruçarem-se sobre a corrupção no poder local. E isto é bom!
Não digo que é algo que se está a passar neste momento, porque a impressão que me dá – e que este caso específico em Espinho suporta – é que é transversal e com muitos vícios e anos. As notícias indicam que o ex-presidente da CM de Espinho, só não foi igualmente preso, porque goza de imunidade (por ser deputado). Estamos a falar do ex autarca, salvo erro com 3 mandatos à frente da mesma CM e que terá sido igualmente subornado pela mesma empresa de construção civil. O ponto mais importante aqui é que estes dois suspeitos, são de partidos diferentes – o que apoia a minha tese de vício de anos.
É óbvio que nesta situação nem PS nem PSD irão comentar ou utilizar como arma política. Mas vamos pegar na situação de Miguel Alves e de Caminha. Na verdade, o barulho do PSD é mínimo e percebe-se porquê. Aquele artista (perdão, phd) andou a bater à porta de N municípios. O PSD sabe que, sendo uma força autárquica relevante, também algum dos seus poderia ter feito o mesmo malabarismo. Só com investigação (policial e jornalística) e pressão da sociedade civil é que podemos acabar com esta à vontade que parece existir um pouco por todo o lado.
Infelizmente há uma cultura em Portugal baseada na corrupção de bagatela. Sendo assim, não é inverosímil que numa circunstância em que estejam em causa milhares ou mesmo milhões de euros, um político, português, nascido, criado e embutido dessa cultura, não aproveite.
Vou mais longe e pergunto: qual a proporção de portugueses (incluindo a diáspora) que na posição da Alexandra Reis não fariam o mesmo?
Convém não nos esquecermos do paradoxo da corrupção. Haver mais casos investigados e a virem a público é sinónimo não que haja mais corrupção mas que a existente está a ser combatida.
A corrupção existe em todas as sociedades humanas e é particularmente aceite em países relativamente pobres. Haver mais notícias sobre isso em Portugal é positivo.
Alguém neste momento ainda tem dúvidas que as acusações contra o Sócrates vão prescrever?
Opa este pessoal não aprende! Sempre com a utilização de luvas!
Fdx, usem meias!
*empresário*
Enquanto não houver punição para corrupção activa, passiva e outras que ainda estão para se descobrir, nada vai mudar.
A forma descarada como se fazem as coisas, só mostra falta de respeito que estes sujeitos têm para connosco e para com a justiça portuguesa.
O pior de tudo é a desculpa do “não sabia”. Isto nunca poderia ser usado. Se a pessoa é a responsável pelo departamento e não sabe, é incompetente. Se sabe e deixa passar a ver se escapa, é desonesto. De qualquer das formas, tem que sair.
Mas isto sou eu a ver um mar de desculpas “não sabia” e siga para a frente.
>Será caso para dizer que este país não é para gente honesta?
*You sweet summer child…*
isto sempre houve e deve haver na maior parte das câmaras, quando vais la e pedes qualquer tipo de licenciamento sao os próprios bois a dizer na cara que so anda para a frente com €€. isto pelo o que vejo é em todas as câmaras, so nao os apanhavam porque n queriam.
Ainda fico genuinamente surpreso como é que num país tão pequeno nasceu tanto filho da puta.
A coisa que mais confusão me faz é isto: como é que em 202x alguém ainda é apanhado em escutas?
Só os criminosos mais imbecis são apanhados.
Pois claro. O povo que temos é do mais indisciplinado, mentiroso, vigarista e corrupto que pode haver. E quanto mais se for profissional nesses campos, mais se ascende no ramo dos partidos políticos. Estamos basicamente condenados pelos políticos a tornar-nos país de terceiro mundo.
Passa-se o que sempre se passou
Quando numa simples conversa de creches e uma criança doente o que mais salta é “falei com fulano para ter consulta mais cedo” e ” era só pra entrar em setembro mas cicrano diz que em julho já deve conseguir meter”
O.o