
Como podem ver no [meu último post (clicar)](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/10civi1/num_sal%C3%A1rio_de_50k_portugueses_s%C3%A3o_os_que_recebem/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf) muita gente argumentou sobre o facto de o encargo de impostos ser passado aos patrões.
Vamos então ver qual é realmente a carga fiscal TOTAL, por país e verificar quanto realmente estão os portugueses a pagar (patrões e empregados) no caso de um salário de 50mil euros anuais. Todos os valores que vou apresentar já estão convertidos para euro.
Não vou apresentar os links todos para os dados que vou apresentar pelo que peço se quiserem verificar procurem no google o seguinte formato “talent nome_pais_aqui after tax salary”
Link para o de Portugal: [link](https://pt.talent.com/tax-calculator?salary=50000&from=year®ion=Portugal)
— Salário de €50K brutos anuais —
Portugal — Imposto pago pelo empregado = **22k**; Imposto pago pela empresa = **13.3k**; Percentagem de imposto total = **55.8%**
Este vai ser o formato que vou seguir!
Atentos agora…
– Irlanda — Empregado = 12.8k; Patrão = 5.5k; Total imposto = **33%**
– Luxemburgo — Empregado = 15.8k; Patrão = 7.7k; Total imposto = **40.8%**
– Suíça — Empregado = 8.3k; Patrão = 8.9k; Total imposto = **29.1%**
– EUA — Empregado = 11.7k; Patrão = 4.6k; Total imposto = **27.8%**
– Finlândia — Empregado = 20.5k; Patrão = 1.3k; Total imposto = **42.5%**
– Noruega — Total imposto = **34.6%** (não coloquei o resto porque converter dá demasiado trabalho).
CONCLUSÃO: Num salário de 50k anuais, Portugal é dos países desenvolvidos com a maioria carga fiscal total. É o país onde o patrão e o empregado mais dão ao estado e com menos dinheiro ficam no bolso no final das contas.
Deveriam os portugueses exigir melhores serviços públicos e menos corrupção? Fica a questão.
14 comments
A quantos salários mínimos correspondem esses 50k nos diferentes países? E o que estás a incluir nos impostos pagos pelo patrão para os diferentes países? Não podes comparar valores assim sacados do cu, tens que comparar de forma proporcional.
E adorei esse “não coloquei o resto porque converter da demasiado trabalho”, muito científico 😉 mas pronto, está o arroz servido, podemos ir para a mesa jantar..
– Alemanha — Total Imposto = **47.9%**
– Espanha — Total Imposto = **45.8%**
– Austria = **47.9%**
>Deveriam os portugueses exigir um poço de petróleo e uma mina de diamantes em cada quintal? Fica a questão.
Fixed.
[deleted]
>EUA — Empregado = 11.7k; Patrão = 4.6k; Total imposto =27.8%
Incluíste aqui o seguro de saúde, que em Portugal já está incluído nos impostos e nos EUA tens pagar do bolso? E não é nada pequeno.
O problema está na base da tributação da República, é aí que tem que ser resolvido. Porque o caso que põe em prática carece de especificidade, porque podem haver outros encargos e outras despesas que não perfiguram o cariz de imposto, mas são também encargos sobre o contrato de trabalho. Existem também obrigações a favor da Administração Pública, que não são imposto, mas são taxas, contribuições, emolumentos, e outras que por elas são impostas, que difcultam a expressar em número certo o custo de um trablhador. O regime necessita de ser simplificado.
Para responder à pergunta.
Os Portugueses necessitam de exigir melhores serviços e menos carga fiscal. Devem exigir escrutínio e garantias de boa administração das verbas públicas. Devem acima de tudo exigir que a Justiça actue, pois a Justiça é que é base de toda a sociedade. Se a Justiça falhar, falha a República. Porque esses que andam vestidos de poder público e que têm corrompidas vontades no seu uso têm de ser punidos pela Justiça. E muitos deles não são.
Tens razão no que dizes, mas este post segundo alguns redditors (tipo o estrelavermelha e o andrezinho) vai estar a roçar o fascismo.
Outro ponto que ninguém fala é que independentemente do país, o imposto é pago pelo trabalho dos funcionários. Eu abomino a esquerdice e socialismos, mas é um facto. Sem o trabalho dos funcionários não há lucro para salários e impostos… e o funcionário não teria trabalho se não produzisse algo.
Este é um dos problemas tão bem usados pelos cabrões que nos governaram e governam hoje. É meter o empregado contra o empregador para não apontarem o dedo a quem realmente beneficia. Ainda bem que há mais quem comece a perceber isto mas, como vês nas respostas, ainda há muito tapadinho a julgar que taxar mais os patrões implica que os patrões ganham menos… lol
Os Portugueses têm oportunidade de exigir o que querem de 4 em 4 anos nas urnas. E de 4 em 4 anos votam nos filhos da puta de sempre. É a definição de loucura, e não temos um único psiquiatra na terrinha para tratar isto.
Edit:
Nota que isto escapava mais facilmente porque Portugal tinha (e ainda tem) preços baixos. 50k é o suficiente para seres apelidado de porco capitalista em Portugal e na Noruega é um trabalhito de caca. Essa é aliás uma diferença enorme, as coisas são caras na Noruega e noutros países porque os salários são altos.
Continuem a votar nos mesmos…
Opinião pessoal, não pretendo ofender ninguém com isto, não levem a peito:
Em primeiro – acho que isto é algo muito interessante para se pegar e analisar, agora não tiremos conclusões precipitadas sem meter todas as variáveis no saco. Isto isolado não oferece conclusões 100% certas e cuidado com correlações criadas.
Depois, os contra-argumentistas aos teus posts podem utilizar isto mesmo dessa forma, isto é apenas uma amostra de resultados, tar a dizer “ah e tal porque tas a dizer isto e aquilo”, não, tas a apresentar valores que não parecem de todo estar manipulados ou adulterados, agora claro, é necessário analisar todo o panorama. Mas para isso basta ter dois centímetros de testa, em vez de andarem tao preocupados em dizer que o OP quer dizer isto ou aquilo, porque não dizem simplesmente “olha adiciono esta variável, p.e a realidade de custo de vida portuguesa, ou o ordenado mínimo ou wtv,.
Acho que não é preciso ser um génio para saber que algo de muito errado se passa neste país, a qualidade de vida desceu imenso, os ordenados para recém licenciados são miseráveis e os preços das casas é completamente surreal para a nossa realidade económica. Simplesmente não há condições.
Depois temos uma incompetência gigante, corrupção e roubo gigante por parte de um governo que está cada vez mais instável, e até mesmo quando vem cá fora falar não demonstra o menor interesse ou respeito por os seus habitantes, epa por amor de Deus, onde já se viu um Primeiro Ministro chegar ao ponto de dizer “são mais 4 anos, aguentem-se”, seja que contesto seja, isto é gravíssimo.
(Peço desculpa o desabafo mas não me consigo conter emocionalmente com o governo que temos e com o que se anda a passar neste país)
De volta ao teu post, eu sei que há uma grande dificuldade por parte das pessoas no geral, e isto não é inerente apenas em Portugal, em ler material científico ou seja ele de outro foro, e usar o cérebro para tirar conclusões com base em todos outros fatores que não estão presentes na análise visto a análise ser referente a algo em concreto… sejam construtivos, adicionem factos relevantes ao que é exposto e debatam nesse aspeto, em vez de estarem tao preocupados em tirar conclusões ou dizer que as conclusões dos outros tao erradas quando é tudo uma questão de perspetiva ou restrição/expansão de tema(s)… acima de tudo, cuidado com as correlações e especialmente com as causalidades.
Se for preciso, tirem mestrado em alguma coisa (se tiverem oportunidade), que lá tem todas as bases necessárias para saberem pesquisar, analisar, avaliar e criticar análises, sejam elas científicas ou não (claro que sou de opinião que devemos Sempre priorizar a ciência e não falácias baseadas em experiências isoladas ou o clássico “falo por experiencia” – embora com cautela seja sempre interessante de ouvir/pensar sobre)
Para quem leu tudo, parabéns, estás no meu coração, abraço virtual.
[Relacionado](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/10ctzpw/custos_estimados_de_m%C3%A3o_de_obra_por_hora_na/).
Sei que é só um exemplo mas ganhar €50.000 anuais em Portugal é algo fora de de série.
Quem consegue atingir esse patamar devia ter no mínimo algum orgulho de si mesmo.
Keep calm.
Vota PS que isso passa
Porque é que fazes só para 50k? Devias de fazer para 10, 20, 50, 70, 100k…
Só com 50k não dá para comparar nada
O empregador não paga nenhum imposto mas sim uma taxa.