Jornal de Negócios: Bloco quer proibir venda de imóveis a cidadãos ou empresas com residência permanente no estrangeiro.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/bloco-quer-proibir-venda-de-imoveis-a-cidadaos-ou-empresas-com-residencia-permanente-no-estrangeiro

FINAMENTE! VOTO A FAVOR.

46 comments
  1. Medida completamente populista de alguém que só vive me Lisboa. Proibir estrangeiros iria ter zero impacto no preço das casas, as compras por estes são uma mínima parte da economia.

    Não tens estrangeiros a comprar casas em Brasfemes ou em Celorico e o preço de lá é igualmente elevado como no resto do pais.

    A única que se consegue com isto é reduzir a taxa de novas construções e renovação de imóveis, aumentando assim, a idade média do imobiliário Português e a sua degradação.

    Ah nem refiro que a UE não permite este tipo de leis.

  2. A proposta populista, inconsequente e sem hipótese de ser aplicada dentro da UE da semana do BE.

  3. Ou seja, metade não leu o artigo, e a outra metade que leu e diz mal não lhe deve interessar que o preço das casas desça. Amigos, a desgraça dos outros não é a vossa vitória, é a desgraça de todos.

  4. Atenção que o termo estrangeiro tem que ser de fora da uniao europeia.

    Caso contrario isto é ilegal.

    E diga se de passagem que proibir alguém com guita para comprar casa a pronto em pt é estúpido..

    Porque não regulam os creditos para estrangeiros e deixam de dar descontos de impostos ?

    Precisamos de guita mas complicamos a entrada de quem tem dinheiro…

    O problema dos precos das casas é não haver casas e é um problema na europa toda! E que tal re-habilitar casas velhas, construir mais casas….. facilitar alugueres…

  5. A excepção para cidadãos Portugueses não é possível, mas sim é possível impor que não-residentes não possam comprar casa em Portugal. Basicamente, seria necessário viver em Portugal durante 6 meses, e declarar impostos como residente para poder comprar uma casa.

    No Reino Unido, foi feito um estudo do mercado imobiliário em que se demonstrou uma correlação entre o aumento dos preços das casas “normais” devido ao impacto do mercado de luxo em Londres.

  6. Neste sub sempre que se publica alguma proposta de um partido de esquerda, a maioria dos users acha sempre que é impossível ou que é populista. Enfim, já sabemos o viés político da maioria dos membros deste sub, portanto nem vale apena discutir estás questões. Já sabemos que nunca vão admitir que um partido de esquerda possa propor uma medida útil/vantajosa para o país.

  7. O impacto seria mínimo.

    Não é só a compra por estrangeiros que encarece as casas.

    Tudo o que seja procura, quer seja para arrendamento, alojamento local, etc, vai fazer subir o preço das casas, mesmo que estas sejam compradas por portugueses.

    Por exemplo, o alojamento local faz com que haja alocação de mais dinheiro para a compra de casas com o intuito de meter no alojamento local.

    A pessoa que faz o investimento e compra a casa para alojamento local até pode ser portuguesa, mas o dinheiro vem dos turistas.

    O mesmo se aplica aos hostels e arrendamentos. Temos imensas pessoas a chegar a Portugal com o intuito de viver, que vão precisar de casa, o que aumenta a procura.

    Um português pode lucrar com isto e comprar casas para arrendar a imigrantes. Mete 6 num quarto e tem um bom lucro. Novamente, o português comprou a casa, mas o dinheiro vem de estrangeiros.

    ***

    Querem tornar as casas mais acessíveis?

    Facilitem a construção de mais.

    Melhorem os transportes públicos para não querer viver toda a gente no mesmo sítio.

    Parem de querer fazer de Portugal um enorme destino turístico e migratório.

    Quantas mais pessoas quiserem vir ou viver em Portugal mais o problema das casas se agrava.

  8. Ui, o pessoal que se diz de centro ou direita do sub, mas que na realidade é apenas anti-esquerda está a adorar esta, basta ver os comentários dos meninos chorões.

    Hipócritas do piorio.

  9. “Ficariam igualmente de fora as “transações de imóveis em territórios de baixa densidade”, assim como os “cidadãos estrangeiros que adquiram um imóvel, em compropriedade, com seu cônjuge ou com pessoa unida de facto”.”

    Assim sendo, só poderiam comprar imóveis no interior do país mesmo não sendo para residência permanente certo? Concordo

  10. É a coisa racional a fazer. Há pessoal a viver no país sem acesso a imobiliário por isso que sentido faz ter gente a viver fora do país a ser dona desse imobiliário?

  11. Estão malucos, burros do crl. Não se pode discriminar cidadãos da UE na venda de imóveis. E em relação a americanos seria de esperar represálias. Por isso, nunca irá acontecer.

  12. Parece-me claramente ilegal, para o bem e para o mal não se pode discriminar cidadãos da UE. Além de que me parece que isto iria ser contornado de forma mais ou menos simples com intermediários portugueses a comprarem casas que depois “alugam” a estrangeiros

  13. Não é a solução que se precisa. O que é preciso é agilizar e incentivar novas construções de custo acessível. O que o BE propõem é secundário infelizmente… Era mais relevante motivar construtores a apostarem em algo mais que apenas habitações de luxo. Ou o Estado apostar em habitação pública que parece ter desaparecido por completo.

  14. Ricaço estrangeiro: * tenta comprar casa em Portugal *

    Governo Português: “O senhor não pode comprar aqui casa se não for residente”

    Ricaço estrangeiro: * Arranja um residente testa de ferro que compra a casa e deixa aquilo em nome dele, para o ricaço ter usufruto e arranja um esquema legal qualquer de forma a que na prática todos os direitos do testa de ferro sejam dele *

    Governo Português: “Okay, tranquilo”

  15. Bloco e as suas propostas cheias de demagogias. Não existe dupla melhor. A xenofobia do bem. Existem uns imigrantes que entram sem regras, outros é para banir.

    Entretanto, otimizar as burocracias, licenças, para levar a uma maior rapidez em novas construções, etc está de chuva. Uma politica fiscal de ajudar jovens portugueses na compra de primeira casa por exemplo. Isso não dá tantos votos.

  16. Algumas perguntas:
    Por que não temos novos prédios construídos com mais frequência?
    Por que a maioria dos imóveis novos são construídos em freguesias mais caras?
    Por que ainda há muitos imóveis abandonados?

    E a mais importante: Por que as pessoas preferem viver na zona metropolitana de Lisboa, mesmo com os altos custos?

    Quando entendermos os motivos destes problemas é que iremos encontrar uma solução que de fato resolverá a especulação imobiliária sem trazer outros tipos de problemas para o país.

  17. Tenho um amigo meu natural de uma aldeia(/vila, não me lembro) no Alentejo que me disse que grande parte da zona foi adquirida aos poucos nos últimos 15 anos por Alemães, Franceses, Holandes e Ingleses. Tudo quintas, fazendas, umas em ruínas, outras em bom estado, vendidas aos desbarato. No Verão, é vê-los a chegar só e exclusivamente para se esturricarem ao Sol.
    Nada contra, mas acho triste.

  18. Apoio a medida incondicionalmente.

    Li em qualquer lado que os estrangeiros na Dinamarca precisam de morar lá X anos para conseguir autorização para comprar casa.

    A minha única preocupação é se é legal de acordo com o direito comunitário da UE.

  19. Estrangeiro de bem vs estrangeiros de mal.

    No fundo um chega ao contrário.

    Obviamente que não irá passar.

    Não resolvia problema nenhum.

  20. Acho que se implementarmos o salário mínimo municipal isso irá fazer com que os municípios do interior atraiam muitas indústrias devido ao salário baixo e com isso muitos trabalhadores.

    Assim retira-se a pressão imobiliária nas áreas metropolitanas aumentando a oferta no interior, é fácil basta baixar o salário.

  21. Tudo o que fizer baixar os preços da habitação é bem vindo.

    É ridículo uma pessoa com 1500€ de salário líquidos não conseguir uma casa em Lisboa

  22. Vi à pouco a peça da RTP, foram entrevistar o sector (imobiliárias) e não concordam (claro) mas deu para perceber um certo pânico…

    Aposto que se o Costa fosse pressionado como deve de ser ele cedia. Mas com o lobby do imobiliário em cima é para esquecer, gostava de conhecer as contas da nova ministra….

  23. A ideia é boa mas não mudaria nada.

    O problema não são investidores estrangeiros, mas sim o facto de o mercado imobiliário ser visto como um investimento, e não uma necessidade básica do ser humano.

  24. Acho que a proposta como descrita tem demasiadas lacunas. É muito fácil um estrangeiro abrir empresa em Portugal e continuar a negociar casas, ou arrendá-las a estrangeiros na mesma.

    O que eu preferia em vez era uma taxação progressiva no valor patrimonial – sem taxa para primeira habitação, e progressivamente agravada ao ponto do Costa não querer ter 6 casas. Sem abébias para estrangeiros nem empresas exceto se de construção e por tempo limitado.

    Edit: E claro, muito mais construção, que é a real solução a longo prazo.

  25. Vi esta noticia na Sic ontem, apenas 6% das compras de imoveis são por parte de estrangeiros. Areia populista para os olhos portanto.

  26. Vão propor uma solução inconstitucional, então? Qualquer cidadão europeu tem os mesmos direitos. Eu se quiser compro casa no estrangeiro. (E estou a pensar em fazê-lo, tenho esse direito, querem uma Europa dividia afinal?) Sou emigrante em Berlim e as casas aqui são ainda mais caras. O problema não está no valor das casas. Nem a culpa é da emigração “turistica”, nem dos alojamentos locais, nem dos imigrantes, nem em qualquer estratificação que possam imaginar… Todos sabemos muito bem qual é o problema e o BE tem ao longo destes anos sido parte do problema e não da solução. Querem que todos ganhem o mínimo, igualmente pobres, ao invés de promoverem o salário medio, o desenvolvimento, a competitividade do empresarial, etc. O verdadeiro problema de Portugal é uma classe média moribunda, que se afunda na maior carga fiscal em proporção aos rendimentos e que alimenta uma casta nepotista que finge servir o público. Nunca esquecerei que o BE se aliou à tirania económica, fiscal e de corrupção do PS que até certo ponto me obrigou a emigrar. Prefira cortar as mãos a votar nestes hipócritas. Não o faria porque ao contrário de quem pensa está barbaridade tenho de trabalhar para ter o que é meu.

Leave a Reply