Preços da habitação em Portugal subiram 19% em 2022, o maior aumento anual em 30 anos

16 comments
  1. Reddit no r/Portugal: a bolha do imobiliário está prestes a estourar

    Realidade: preços sobem mais depressa desde 1992

  2. Reddit roulette racista para culpar o preço das casas:

    – Nómadas digitais

    – Brasileiros/Nepaleses/etc aos 15 e 20 em cada apartamento

    – Vistos gold

    To be continued…

  3. Malta, estive à procura de casa no verão, encontrei, mas no entando inscrevi-me em muitas agencias como comprador. Nunca me disseram nada. Desde há 2 semanas, não paro de receber telefonemas 🙂 diria que o preço vai cair… nunca me aconteceu isto. Já não deve haver tanta procura como antigamente. Esta euribor está a mexer no mercado.

  4. “Na primeira metade do ano, mais concretamente até julho, os preços mantiveram uma trajetória de aceleração, com sucessivas subidas mensais médias de quase 2%. A segunda metade de 2022 foi de perda de intensidade, com um arrefecimento das variações mensais, que por duas vezes foram inferiores a 1%, entrando inclusive em terreno negativo (variação mensal de -0,5% em setembro). Daqui resulta que, apesar de ter atingido um valor robusto de 18,7%, a variação homóloga registada em dezembro apresenta uma contração face aos registos da segunda metade do ano, quando este indicador atingiu o pico inédito de 21,1% (em agosto), e é mesmo a mais baixa desde julho”.

    Let’s gooooooo!

  5. Dados poucos relevantes quando o numero de casas vendidas foi o mais baixo desde 2016. Se só o mercado mais caro/luxo continua a ter vendas é normal haver uma subida grande dos preços médios, mas não necessariamente se reflete na realidade.

    Por exemplo, se normalmente se vendem 10 casas por um total de 3 milhões,
    este ano as 5 mais baratas não foram vendidas, e foram vendidas as outras 5 por um total de 2 milhões.
    Recorde de preços! Subida de 25%! Mesmo que o preço das casas individuais não tenha mudado.

    Em 2022 o preço medio por transação individual subiu quase 29%, quando nos últimos anos sempre andou +- nos 6%.

  6. Não sei, mas tenho um amigo no stand de automóveis que não tem vendido praticamente nada. As credoras telefonam-lhe constantemente a perguntar por contratos. Por isso digo que os 200 ou 300 euros que sobrava ao pessoal com CH e davam manobra para créditos pessoais neste momento desapareceram. Vai ficar tudo bem 🌈🌈

Leave a Reply