Boas,

Alguém sabe se existe problema em viver a 50 metros de distancia de um poste de alta tensão?

[Este é o bicho em questão](https://www.google.pt/maps/@40.1261211,-8.7765714,3a,35.9y,0.59h,99.12t/data=!3m7!1e1!3m5!1sTVfe3qk4UdQL_SVSJW-gjw!2e0!6shttps:%2F%2Fstreetviewpixels-pa.googleapis.com%2Fv1%2Fthumbnail%3Fpanoid%3DTVfe3qk4UdQL_SVSJW-gjw%26cb_client%3Dmaps_sv.tactile.gps%26w%3D203%26h%3D100%26yaw%3D68.3025%26pitch%3D0%26thumbfov%3D100!7i16384!8i8192)

Pelo que vejo online, a maioria não tem problemas a esta distancia, mas segundo [esta lista](https://www.brightsandz.co/wp-content/uploads/2019/04/Right-of-Way-1.jpg), depende de cada poste.

​

(Como colocar a tag “Sério”?)

15 comments
  1. Isso não sei.

    Mas com a foto que mostras, garantidamente, que o D. Quixote, mais cedo ou mais tarde, por ali vai aparecer para combater esses novos moinhos de vento tecnológicos.

  2. [Most scientists believe that exposure to the low-level EMFs near power lines is safe, but some scientists continue research to look for possible health risks associated with these fields. If there are any risks such as cancer associated with living near power lines, then it is clear that those risks are small.](https://hps.org/hpspublications/articles/powerlines.html#:~:text=Most%20scientists%20believe%20that%20exposure,that%20those%20risks%20are%20small.)

    Edit: Tens vários outros atrigos sobre o assunto, faz a tua pesquisa e chega tu à tua própria conclusão. Eu pessoalmente, não viveria perto de linhas de alta tensão a menos que não tivesse alternativa, mas cada um sabe de si.

  3. >(Como colocar a tag “Sério”?)

    Neste post já não dá, futuramente, é no título (títulos não podem ser editados)

  4. Poste de alta tensão, central elétrica, linha de comboio, casas degradadas…de certeza que te queres meter nisso?

  5. Essa é uma linha de Muito Alta Tensão, mais concretamente 400kV. Liga a central termoeléctrica de Lares à Subestação de Lavos.

  6. Esses postes são fontes de radiação electromagnética.
    A radiação electromagnética pode provocar leucemia nas crianças e cancro nos adultos.
    Não existem estudos que comprovem ligação entre as duas situações anteriores.
    Assim, existe um risco.
    Mas o risco também existe na radiação dos dispositivos eléctricos e electrónicos.

  7. Viva!

    Existe sim risco. Não se fala nisso por diversos lobbys – da REN, das construtoras e das imobiliárias.

    Como foi aqui dito, em geral temos radiação electromagnética próximo de antenas de rádio, TV, de telemóveis, e claro de postes de transporte de alta tensão.

    Sendo a radiação não-ionizante, não há uma relação directa ao cancro por essa via.

    Pondo de lado os transmissores e a radiofrequencia, o maior problema dos postes de energia electrica é na verdade o potente campo magnético que os rodeia.

    O risco é nulo para quem passe pela zona ou vá tomar café. Agora quem lá vive e dorme e passa horas e horas exposto? Há risco sim. No mínimo leucemia. Vê aqui:

    https://www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/radiation-electromagnetic-fields

    A verdade é que casas próximos de postes de alta tensão valem muito menos / são mais dificeis de vender.

  8. O único problema que podes ter é se te cair um cabo em cima.

    Actualmente não há qualquer estudo sério que aponte algum tipo de risco para a saúde derivados dos campos electromagnéticos gerados por esse tipo de estruturas.

    Se procurares por essa Internet fora vais ficar assustado, principalmente se leres vários artigos publicados principalmente nos states. Mas depois vais pesquisar mais um pouco e percebes que aquilo é tudo sensacionalismo e pouco mais.

    É um bocado como a história dos anti-vacinas.

  9. Está tudo focado na radiação electromagnética, mas as linhas de alta tensão também emitem ruído. Emitem um zumbido constante.

    Se fores sensível ao ruído, tem de se ter isso em conta.

Leave a Reply