https://cnnportugal.iol.pt/augusto-santos-silva/redes-sociais/santos-silva-alerta-que-redes-sociais-estao-a-enfraquecer-instituicoes-e-defende-regulacao/20230126/63d2909f0cf2c84d7fc5082a

28 comments
  1. Vou só deixar isto aqui para quem ainda achar que o PS não é um perigo para a democracia:

    “…Se entendermos que o que se diz e escreve nas redes sociais deve estar sujeito às mesmas regras do que se diz e escreve nos jornais, nas rádios ou nas televisões, então isso significa obrigar aqueles que dominam as redes sociais a intervir, limitando a liberdade de expressão…”

    EDIT: ainda levo downvotes por mostrar o perigo dos socialistas? Então enfio-vos esta: nem o Chega nem o PCP propuseram tal coisa até agora.

  2. Censura da boa. Também não querem limitar o que se diz na rua?

    Uma vergonha quem escolheram como número 3 do Estado Português.

  3. Está enganado.

    O que rebentou com a credibilidade das instituições foram os anos de corrupção e compadrio que tipos como este andaram a fazer.

    Valha-nos a tecnologia, que irá substituir estas gentes bem mais cedo do que imaginam.

  4. Chora

    Coisas que precisam regulacao tipo educacao, casas, e servicos publicos isso e para o lado

    Liberdade de expressao ja precisa regulacao?

  5. Isto é um assunto que é no fundo uma “double-edged sword”.

    As redes sociais permitem a que qualquer chalupa que antes era irrelevante tenha um palco e um audiência, permitindo a essa chalupa para dizer disparates e espalhar disinformação. Já para nem sequer mencionar bots por exemplo, ou empresas que têm uma agenda a publicitar.

    No entanto, as redes sociais permitem uma transparência e uma distância daqueles que estão na coordenação do poder, e isso permite uma maior transparência e poder de escrutinação, seja aos cidadãos comuns seja a jornalistas por exemplo.

    Em resumo, é um assunto foda de abordar, e não é uma questão que seja preto ou branco. Aqui há muitas nuances que podem levar uma situação facilmente para o torto, seja pela censura, seja pela disinformação e descridibilização da informação.

  6. Li o discurso todo e o tom geral pareceu-me no sentido de ter uma atitude mais proativa na regulação ao nível do que a UE atualmente faz e não propriamente ter uma PIDE a controlar o que é escrito.

  7. Não deixa de ser engraçado e hipócrita quando isto é dito por um ex diretor do “Ação Socialista, e que tinha por hábito atacar tudo e todos, muitas das vezes roçando o insulto e a brejeirice!

  8. “Santos Silva alerta que imoralidade está a enfraquecer instituições e defende censura.”

    Tu, pseudo-herdeiro de Abril:

    Regula-mos!

  9. Isto é uma manobra de distração – vulgo areia para os olhos.

    Em vez de regularmos a qualidade da nossa classe política e as suas políticas vinha-se agora regular a livre expressão que a tanto custo conseguimos com a revolução de Abril.

    Mediação jornalística? Mas os jornalistas em
    Portugal fazem alguma mediação? São a classe que consegue ser menos competente que os políticos profissionais.

  10. Acredito convictamente que daqui várias décadas, quando se fizer a história do início do século XXI, vamos perceber que as redes sociais, desreguladas e manipuladas, foram o início, o meio ou o fim, de uma parte substancial dos problemas que vão marcar o resto do século.

    Já agora, 2 décadas depois, as podemos ligar à difusão em massa de pseudociência, teorias da conspiração, manipulação de eleições (Brexit, trump, Bolsonaro), ascenção de populismos de extrema direita, polarização social e política, depressões em jovens, alienação social, etc etc etc etc.

  11. Não se pode negar a influência maioritariamente negativa que as redes sociais têm na nossa sociedade.

    Desde extremar discussões, polarizar lados, criar bolhas de pessoal alucinado, propaganda, discurso de odeio, racismo e xenofobia, etc.

    Parece-me que haja algum controlo da parte das próprias redes para se diminuir certos comportamentos e discursos. Afinal são entidades privadas.

    Bem, bastar pensar na influência nas redes sociais que a Rússia teve em eleições

    https://en.m.wikipedia.org/wiki/Russian_interference_in_the_2016_United_States_elections

    Já quer que uma rede social cumpra requisitos de jornais… algo exagerado.

Leave a Reply