Estado da Educação 2021. Faltam professores novos: num ano, no país, acabaram o curso 3 de Físico-Química, 8 de Filosofia e 21 de Matemática

10 comments
  1. 3 de Fisico-Quimica dá e resta, é um em Portugal continental outro nos Açores e outro na Madeira. Problema resolvido! NEXXTTTT

  2. Nem um relatório a comunicação social consegue interpretar em condições…

    > Licenciaram-se ainda 8 professores de Filosofia e 21 de Matemática.

    Essa informação é falsa.
    Primeiro, para ser docente, como está explicitado no relatório, é necessário Mestrado. Por isso esses valores são relativos a mestres, não licenciados.

    Depois, há dois cursos diferentes para a docência em Matemática. Matemática de Secundário e 3º CEB e outro de Matemática para o 2º CEB.
    O primeiro teve 21 mestres. O segundo teve 82 mestres. Ambos os valores para 2020/2021.

    Os inscritos em 2020/2021 são superiores. 63 para o primeiro caso e 235 para o segundo caso.

  3. Acho que só esta notícia prova que aquilo pelo que os professores estão a lutar há anos é de uma importância crítica para o país.

    Em vez de se preparar antecipadamente para este problema estrutural catastrófico que ele próprio causou, o que o governo vai fazer é o mesmo que teve de fazer (por razões que na altura lhe eram alheias, contudo) no pós-25 de Abril: qualquer pessoa que saiba um mínimo ridículo da área a leccionar vai poder dar aulas.

    Mas o importante é ter onde despejar os miúdos, até porque se eles aprendem demais vão emigrar. /s

  4. Quem é que vai querer ir para uma profissão onde o maior empregador é o Estado Português e que dificilmente consegues aplicar lá fora emigrando (unica esperança de um bom salario)?

  5. Quando é para discutir os efeitos da greve ou a tabela remuneratória dos professores chega-se aos cento e tal comentários num par de horas, estava à espera de mais interesse.

  6. Em 1990 existiam 142.107 professores para 2.160.180 alunos, um rácio de 15,2 alunos por professor, em 2020 existiam 147.041 professores para 1.997.891 alunos um racio de 13,6 alunos por professor. Mesmo que hoje exista mais burocracia existem mais professores para menos alunos, se faltam em algumas disciplinas é porque existem a mais em outras, serão os professores com horário zero?

    ​

    Dados da Portdata.

  7. Isto é daquelas coisas se quisesse podia fazer.

    Mas depois de ter passado pela escola é algo que não me passa pela cabeça.

    Como eu, sinceramente muitos pensarão assim.

    A profissão de professor encontra-se actualmente desacreditada.

    O primeiro puto a fazer-me peito voava pela janela ou marcávamos porrada no pátio da escola. 😂

Leave a Reply