
Portugal prepara envio de quatro tanques Leopard 2 para a Ucrânia, depois de a Alemanha ter cedido finalmente à pressão dos aliados a dado luz verde ao envio daqueles carros de combate. Refira-se que Portugal tem 37 daqueles blindados, 12 dos quais totalmente operacionais.
Aceitam-se apostas: os 4 para enviar fazem parte dos 12 operacionais, ou vai ser como com helicópteros?
Fonte: [https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/portugal-prepara-envio-de-quatro-tanques-para-a-ucrania](https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/portugal-prepara-envio-de-quatro-tanques-para-a-ucrania)
17 comments
[Os tanques.](https://rochaebrito.com/image/cache/catalog/gescom/ARTIGOS/4422-500×445.jpg)
Se dermos 4 dos 12 tanques operacionais sem previsão de o conseguir compensar através da operacionalização de parte dos 25 tanques inoperacionais, acho francamente irresponsável. O mais certo é nunca mais voltarmos a ver estes tanques, e os 12 atuais não são um número exatamente estonteante.
Nos temos leopards 2?
A questão é: funcionam de verdade?
Estupefacto por termos sequer Leopards mas nada surpreendido por saber que mais de metade estão fodidos xD Aposto que um é porque alguém tentou meter gasolina e afinal era gasóleo e o outro foi a estacionar no Colombo e está todo raspado.
Agora a sério, fixe era enviar essa merda por terra e fazia-se uma paragem para almoço em Olivença. Só para testar o tempo de resposta do exército espanhol ou se nem ligavam.
Pelo menos manda cinco!
A Rússia precisam apenas respirar para acabar com 4 tanques
Cada um dá o que pode.
[deleted]
Já lá deviam estar, todos os que temos.
Agora é que os russos estão tramados.
Até os podem enviar todos, até os não operacionais para peças. Só quem não tem olhos para ver é que não percebe o que se está a passar.
Tanto m1a2 sepv3, como Leopard 2a7+, Leclerc, Challenger, Ariete, têm os dias contados. São tanques com bases desenvolvidas nos anos 70/80, que já começam a mostrar a idade.
No último ano têm vindo a aparecer cada vez mais modelos novos, que aplicam novos conceitos. Sistema motriz híbrido, arma de 140mm, guerra eletrónica e sistemas de proteção ativos. Para implementar isto tudo, o mais provável é surgir uma nova plataforma, ou no mínimo uma nova torre comum a todos (kf51 panther, por exemplo, que é uma plataforma de demonstração de capacidades).
Continuamos a enviar equipamento a conta gotas que vai sendo destruído, quando já não tivermos capacidade de defesa europeia a Rússia invade isto tudo 😅😅😅🤪
O que me deixa perplexo, se estão tantos inoperacionais, gostava mesmo de saber como tal aconteceu e se vamos os reparar, é que se nao são precisos então sucata ou venda se.
Quanto acham que cai custar enviar os quatro tanques para a Ucrania, apostava em ajuste directo 1 milhão de euros…
You mean:
Carros de combate.
Tanques tem o teu avô na horta e a tua avó em casa para lavar a roupa.
Festa ao Papa Francisco e agora isso, estamos no caminho certo!
Mais útil do que palcos para o papa