
Uma atualização ao meu post há 5 meses atrás, [Vamos organizar um protesto, por favor](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/vzjd4b/s%C3%A9rio_vamos_organizar_um_protesto_por_favor/)…
Na altura, deu-me a impressão de que a maioria das pessoas ou só se focou na parte em que falei dos jornalistas e ignorou tudo o resto que mencionei, ou não levaram a sério, porque o governo afinal não está assim tão mau.
​
Volto a repetir o que tinha dito:
**O governo está a gozar connosco à cara podre mesmo…**
Aqui vão mais exemplos desde esse meu post há 5 meses atrás:
​
Podemos começar logo pela TAP… a tal [indemnização de 500 mil euros paga à Alexandra Reis que o Pedro Nuno Santos sabia e aprovou](https://www.rtp.pt/noticias/economia/tap-afinal-pedro-nuno-santos-sabia-da-indemnizacao-a-alexandra-reis-e-aprovou-a_v1461759) (mas demorou a admitir). Pelos vistos foi [negociada por sociedade de advogados de irmão de Marcelo Rebelo de Sousa](https://cnnportugal.iol.pt/marcelo-rebelo-de-sousa/irmao/indemnizacao-na-tap-foi-negociada-por-sociedade-de-advogados-de-irmao-de-marcelo-rebelo-de-sousa/20221227/63ab42d10cf2aea78584a88e), mesmo o Marcelo dizendo que [causa “incompreensão”](https://www.jn.pt/nacional/marcelo-diz-que-indemnizacao-de-meio-milhao-da-tap-causa-incompreensao-15547973.html).
Mas pronto… mesmo sendo ilegal, [Alexandra Reis não tem de devolver indemnização](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/mesmo-sendo-ilegal-alexandra-reis-nao-tem-de-devolver-indemnizacao-de-meio-milhao-paga-pela-tap). 🥲
​
Mas está tudo bem! Aliás, o [Governo aprovou injeção de mais 980 milhões na TAP](https://eco.sapo.pt/2022/12/27/governo-aprovou-injecao-de-mais-980-milhoes-na-tap/), e a [TAP encomenda dezenas de BMW enquanto recebe dinheiro do Estado](https://cnnportugal.iol.pt/tap/bmw/tap-encomenda-dezenas-de-bmw-enquanto-recebe-dinheiro-do-estado/20221004/633c7b740cf26256cd38d1ab), que [foram a opção mais barata, garante a gestão](https://eco.sapo.pt/2022/10/05/bmw-na-tap-foram-a-opcao-mais-barata-garante-a-gestao/) 👍🏼
Não deu certo, e portanto os [Diretores da TAP recebem cheque de 450 euros todos os meses para compensar a não renovação da frota](https://sicnoticias.pt/economia/2023-01-09-Diretores-da-TAP-recebem-cheque-de-450-euros-todos-os-meses-para-compensar-a-nao-renovacao-da-frota-3a60ae36). Tudo resolvido! 🧡
Logo a seguir, [Marcelo renova frota automóvel da Presidência e gastará mais de meio milhão nos próximos três anos](https://observador.pt/especiais/marcelo-renova-frota-automovel-da-presidencia-e-gastara-mais-de-meio-milhao-nos-proximos-tres-anos/)
​
Em relação aos fogos… bem.. retiro o que disse no meu post anterior. O [Marcelo diz que a prevenção dos fogos florestais depende dos portugueses](https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/marcelo-diz-que-a-prevencao-dos-fogos-florestais-depende-dos-portugueses).
Pronto! Obrigado pelo esclarecimento, Sr. Presidente! Tem razão. Só se esqueceu que todos os meses os PORTUGUESES pagam impostos de caralho para que haja essa prevenção de incêndios, melhorias na saúde, melhorias nas infraestruturas… Mas infelizmente é a porcaria que se vê…
Se cabe aos portugueses, devíamos deixar de pagar impostos e começar a ser nós a governar-nos e a decidir o que acontece nas nossas comunidades.
​
Ano após ano temos incêndios mais devastadores e a classe política age como se fosse uma surpresa.
**São os Portugueses que perdem as casas, os animais, as vidas**, sem indemnizações comensuráveis, sem resoluções eficazes ao problema, e sem responsabilização por parte das entidades responsáveis.
Bem dito ao [senhor que confrontou o Marcelo na rua: “O senhor e o Costa não fizeram nada. O senhor engana os portugueses. Há 40 anos que não temos saúde, não temos educação, não temos segurança, não temos justiça…”](https://sicnoticias.pt/pais/2022-12-27-Marcelo-confrontado-na-rua-O-senhor-fala-muito-bem-mas-nao-faz-nada-d622dc2b) 🚀
​
Depois, temos tido umas quantas demissões de pessoal do governo! yay!!
[Em nove meses, contam-se 11 saídas](https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/demissoes-no-governo-em-nove-meses-contam-se-10-saidas), mas entretanto já houve mais algumas – por exemplo: [Pedro Magalhães Ribeiro, assessor do primeiro-ministro, pede a demissão](https://www.noticiasaominuto.com/pais/2151065/pedro-magalhaes-ribeiro-assessor-do-primeiro-ministro-pede-a-demissao), [Secretária de Estado da Agricultura demite-se](https://sicnoticias.pt/pais/2023-01-05-Secretaria-de-Estado-da-Agricultura-demite-se-903594a0), etc.
Essa da Carla Alves foi engraçada. Obrigado ao [Correio da Manhã por noticiar o caso da Carla Alves](https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/nova-secretaria-de-estado-da-agricultura-com-contas-arrestadas). Agora há um [questionário de 36 perguntas para novos membros do governo](https://sicnoticias.pt/especiais/governo/2023-01-12-Mecanismo-de-escrutinio-Governo-aprova-questionario-de-34-perguntas-para-novos-membros-d1086244), mas eu acho que era mais eficiente e infalível se o governo pedisse ao Correio da Manhã para fazer os “background checks”. Até porque [nada vai acontecer se as perguntas forem mal respondidas](https://sicnoticias.pt/especiais/governo/2023-01-16-Para-que-serve-afinal-o-questionario-do-Governo–Para-quase-nada-504c1961)…
​
Temos algumas condenações, por exemplo – [Líder distrital do PS/Coimbra condenado](https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/lider-distrital-do-pscoimbra-condenado)
Mas condenações valem pouco. Aliás, [Crimes de Sócrates estão mais perto de prescrever. Julgamento do ex-primeiro-ministro ainda não tem data para começar.](https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/crimes-de-socrates-estao-mais-perto-de-prescrever)
​
Não podia faltar falar sobre as cheias em Lisboa, que [fizeram 293 milhões de euros de prejuízos](https://rr.sapo.pt/noticia/economia/2023/01/12/cheias-fizeram-293-milhoes-de-euros-de-prejuizos-governo-anuncia-185-milhoes-em-apoios/315654/). As [Seguradoras têm de pagar mais de 47 milhões de euros](https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/seguradoras-tem-de-pagar-mais-de-47-milhoes-de-euros-na-area-metropolitana-de-lisboa-devido-as-cheias) e o [Governo anuncia 185 milhões em apoios](https://rr.sapo.pt/noticia/economia/2023/01/12/cheias-fizeram-293-milhoes-de-euros-de-prejuizos-governo-anuncia-185-milhoes-em-apoios/315654/).
É melhor deixar acontecer e depois dar apoios, não é? Em vez de corrigir logo o problema. [Não foi por falta de capacidade financeira que o Plano de Drenagem não foi concretizado mais cedo. Foi por falta de vontade política e opção por outras prioridades…](https://sol.sapo.pt/artigo/788048/as-cheias-em-lisboa-e-a-verdade-sobre-o-plano-de-drenagem).
Mas parece que agora em Março é que vai ser!! Ou se calhar não… visto que [já andam a prometer isto há muitos anos](https://sic.pt/programas/istoegozarcomquemtrabalha/ricardo-araujo-pereira-explica-fenomeno-das-cheias-e-agua-mas-parece-vinho-no-ano-seguinte-ja-ninguem-se-lembra/)…
Enfim… o mais importante é que [vão 4,2 milhões para o Altar-palco onde o Papa Francisco vai celebrar missa final da Jornada da Juventude](https://observador.pt/2023/01/23/altar-palco-onde-o-papa-francisco-vai-celebrar-missa-final-da-jornada-da-juventude-vai-custar-42-milhoes-de-euros/), mas só 3,5 milhões para os estragos das cheias. O Estado é laico!
​
Em relação aos professores… isto é um assunto que já vem de há muuuito tempo atrás, mas queria deixar aqui um vídeo muito bom em que [Professor explica de forma Clara e Coerente os motivos da greve dos Profissionais da Educação](https://www.youtube.com/watch?v=Mf-Fz8MuhWI).
​
\–
Por último, [aqui está um resumo de como o Marcelo não está a fazer muito para resolver as coisas](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/10479m0/comment/j33nc5x/?context=3):
* Não obrigar a um acordo na geringonça;
* Pedrógão foi lá para fotos e beijinhos pediu 0 responsabilidades ao governo;
* Caso Cabrita;
* Pedofilia na igreja (“não parece um valor particularmente elevado”);
* Declarações sobre o ex-presidente do Banco de Portugal;
* Mundial de futebol e as declarações pré-jogo e mal acabava o jogo;
* Declarações sobre o Qatar;
* A não posição nesta instabilidade política que estamos a viver;
* Eutanásia
E agora… [Marcelo afasta demissão do Governo](https://www.noticiasaominuto.com/pais/2165760/marcelo-afasta-demissao-do-governo-saida-de-costa-levaria-a-dissolucao), porque “implica o conflito imediato entre o Presidente e o Governo”, e neste momento “o caminho que há é Governo melhorar a sua governação, corrigir o que não está a correr bem para correr melhor”.
Ou seja… o homem bate na mulher, mas em vez do divórcio (porque implica o “conflito”), vamos esperar que o homem melhore a relação.
Sim, sim… Mas nem me admira, visto que, recentemente, [Juíza suspende processo de violência doméstica e ordena a agressor que leve vítima a jantar fora e ao teatro de revista](https://observador.pt/2023/01/20/juiza-suspende-processo-de-violencia-domestica-e-ordena-a-agressor-que-leve-vitima-a-jantar-fora-e-ao-teatro-de-revista/).
\–
​
Isto afeta-nos a todos, e **afeta a nossa vida**.
Temos o poder de fazer alguma coisa, para melhorar a nossa qualidade de vida.
**Só vivemos uma vez.**
Não continuem a deixá-los roubar-vos… vamos organizar alguma coisa?
22 comments
Por que nao comecas a organizar uma manifestacao com os pontos que inumeraste e depois falas com as pessoas para participarem?
Admiro o trabalho que te deu compilar este texto com links e coisas a negrito e tal. Mas há 0 objectividade… tão depressa falas das polémicas governativas como depois te atiras ao Marcelo por ele não dissolver a AR (quando, na minha opinião, não o deve fazer) na mesma leva em que críticas as declarações dele no Mundial. E acabas o post com uma notícia sobre violência doméstica, desconexa de tudo o que foi dito atrás.
Perdoem-me se considero que estes posts não são de facto uma chamada à consciência coletiva.
OP, cria um grupo no Telegram e Whatsapp e faz se a manifestação.
Pessoalmente, não participo em manifestações violentas. Podemos ser civilizados e pacificamente demontrar o desagrado.
Situações como do Brasil e EUA não são solução, pelo que esse tipo de movimentos não terão o meu contributo.
Há dias houve uma à porta do PS, não vi ninguém a ser violento, pelo contrário. Se for nesses moldes, vamos embora.
Este tem 2 dias:
[https://www.reddit.com/r/portugal/comments/10jpx1u/para_quando_uma_manifesta%C3%A7%C3%A3o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/10jpx1u/para_quando_uma_manifesta%C3%A7%C3%A3o/)
Podes contactar o autor desse e os autores dos seguintes posts:
[https://www.reddit.com/r/portugal/comments/10dkor6/alinhavam_numa_grande_manifesta%C3%A7%C3%A3o_para_tentar/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/10dkor6/alinhavam_numa_grande_manifesta%C3%A7%C3%A3o_para_tentar/)
[https://www.reddit.com/r/portugal/comments/109y3hl/empres%C3%A1rio_apanhado_em_escutas_a_falar_de_luvas/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/109y3hl/empres%C3%A1rio_apanhado_em_escutas_a_falar_de_luvas/)
[https://www.reddit.com/r/portugal/comments/y7gvp2/protestos_custo_de_vida_a_diferen%C3%A7a_entre/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/y7gvp2/protestos_custo_de_vida_a_diferen%C3%A7a_entre/)
Reddit Portugal no seu melhor.
Ha dias atrás alguém vem desabafar a sua insatisfação sobre as condições de vida e gestão do governo o português e os comments eram na sua maioria “então organiza tu em vez de vires aqui ao Reddit mandar pistas de pescada”
Hoje, alguém seu se ao trabalho de tentar e só criticam a pessoa.
Vocês redditeurs que andam aqui a criticar tudo e todos que tentam alguma coisa é que não fazem nada de positivo.
Aposto que quando voltar a haver eleições no verão ou em dia de jogo de bola, a maioria de vós Vai ser abstenção
Boas. Organiza no Facebook ou uma rede social e depois vem aqui postar o link. Eu gostava de ir assumindo que é em Lisboa.
Vou-te dizer uma coisa que não vais gostar de ouvir. O que estás a tentar fazer é uma coisa muito trabalhosa e não é começando pela internet que lá vais.
Causas sociais orgânicas precisam de imenso trabalho voluntário, não reconhecido, e que pode não vir a dar em nada. Com somas avultadas de dinheiro consegues acelerar este processo, mas o cidadão comum não tem esse tipo de dinheiro.
Primeiro precisas de definir exatamente o que estás a protestar. Um protesto generalista, a não ser que acompanhado por uma massa populacional significativa, é inútil. Define bem aquilo que estás a protestar, procura o organismo a quem apresentas o manifesto e pede soluções. Não deixes que ninguém desvie a conversa sobre o que estás a protestar, porque há sempre pessoas que querem adicionar ou modificar causas e isso compromete o movimento.
No início vais precisar de sensibilizar a tua comunidade. Isto implica falares com as pessoas que estão no teu círculo social imediato: amigos, colegas de trabalho, estabelecimentos que frequentes. Vê as atitudes das pessoas, ouve-as, vê se partilham da tua visão ou se, não dispondo da informação toda, as podes sensibilizar. Sem uma comunidade de apoio, não vais a lado nenhum.
Cria uma petição, se for preciso, recolhe o máximo de assinaturas que conseguires. Procura pessoas com capacidades que possam ser úteis ao movimento: comunicação, design, etc. Contacta a comunicação social local e nacional. Fala com os teus autarcas. Fala com as delegações locais dos partidos políticos.
Um movimento internetiano sem um rosto por trás não levanta. Um líder desprovido de carisma não inspira. Não perguntes “vamos organizar alguma coisa”, começa a escrever um documento, por mais simples e pouco profissional que seja. Age de acordo com isso.
tanto paleio, emoção e tempo perdido a falar do governo uma coisa que não vais mudar nunca, e essa vida? já melhoraste a tua vida? e a vida dos teus familiares? talvez isso te traga mais proveito
sou a favor de organizar uma tainada
A maneira de alterar é VOTAR
Eu não sou filiado em nenhum mas vou votar noutro partido fora do arco do poder nos últimos 40anos.
Pelo que já li e observei de outros países mais desenvolvidos, o liberalismo é um dos pilares para esse desenvolvimento.
Está mais do que provado que o excesso de socialismo não gera oportunidades para todos e os que querem criar algo, acabam por desistir tal é a carga fiscal e a burocracia!
Outra coisa que impede Portugal de progredir é a nossa Justiça que é manipulada por quem está no poder agora e de sempre. PS e PSD andam de mãos dadas nisto.
Enfim sempre que vejo o recibo de vencimento me revolto, vejo as notícias e quase todos os dias há notícias de corrupção de amiguismos favorecimentos
E os nossos impostos é que pagam isto tudo.
está frio para isso..
Brother conta comigo.
Sim, vamos organizar.
Mas quais os objectivos e as exigências?
Melhorar o sistema político? Acabar com a mentalidade do nepotismo e cunhas e compadrio? Não é com uma manifestação mas é um bom objectivo.
Mandar abaixo o governo para meter outros na essência iguais? O problema em Portugal não é uma TAP, o foco de tal situação é não entender o complexo da situação: que é tomar medidas baseada em votos (se as pessoas tiverem viradas para injector la dinheiro? Siga. Não querem e estao descontentes? Revertemos e vendemos), que são negociatas que facilitem empresas amigas, que são negociatas com interesses partidários, que favorecem a entrada de familiares nos partidos e círculo governamental, que favorecem amigos e interesses que podem alavancar medidas políticas… e não é um PSD que vai mudar isto. Nem nenhum outro partido por muito moralismo que passe. Logo, vamos exigir o que? Que o marido em vez de parar de bater na mulher, deixe de dar socos e passe para dar chapadas?
Vamos apelar a consciência dos mais novos para mostrar que a política tem impacto na sua vida? Que só isso consegue mudar a mentalidade da política actual? Siga.
Se é para gritar por gritar ou porque queremos determinado partido no governo porque é do nosso interesse ou do nosso “clube”? Não vale a pena… uma casa de 1980, não passa nova por uma pintura nas paredes.
O tempo que o post deve ter demorado a escrever está me honestamente a perturbar.
Eu alinho numa manifestação focada na suspensão do processo de privatização e no congelamento imediato das contas da TAP e do pagamento de quaisquer verbas públicas até que uma auditoria extensiva tenha lugar e os políticos e administradores responsáveis por ação criminal sejam julgados e condenados. Não é preciso ir para a guerra noutras frentes. A TAP deverá ser o suficiente para acabar com a dinastia PS/Dois.
O problema é que a não ser que lhe cortem o ordenado ou a pensão, o português típico não mexe uma palha. Lamenta-se, reclama, mas não passa disso.
Ou como é que achas que o PS conseguiu ficar no poder tantos anos desde o pós 25 de abril, sempre a gamar
Agora dá-me um certo gosto, ver a malta a levar com as consequências do seu voto de merda. Ou pior ainda, os que ficaram em casa.
O culminar de muitos anos de chico-espertismo, apatia, conformismo, corrupção em toda a escala.
Os reformados manifestam-se por mais umas coroas, ao invés de se manifestarem pelo futuro das gerações que estão a ajudar a enterrar, montes da pobre classe média a foder o mercado imobiliário aos próprios conterrâneos…
Herdasses
Estudasses
Emigrasses
Estou velho… Já me contentava com 60 euros.
Existe muita gente descontente.
Uma boa organização e tens a esmagadora maioria na rua.
Não esqueçamos que podemos estar mal, mas os nossos filhos e netos estarão pior.
Conta comigo.
Não é só ser sempre arroz todos os dias….. é sempre com o mesmo tempero.
Há muita coisa errada. Mas sinceramente um post de inflamação contra o governo em que metade é sobre a TAP é também não perceberes que é isso que está a ser utilizado para te mover.
Indemnizações: Aparentemente foram maiores e mais na CGD. Paulo Macedo e o interesse político na CGD era menor – muito provavelmente por ter uma administração mais representativa politicamente. A anomisidade de Pedro Nuno Santos com a imprensa também não ajuda, não espero que com Galamba melhore.
Frota: Sim, ficava mais barato trocar a frota do que estender os rentings atuais. Os 450€ de Uber atribuídos aos gestores sem carro é o custo que a TAP ia ter mensalmente com os carros que lhes ia atribuir (450€ em renting por um BMW – qualquer que seja – é um bom negócio). O populismo – ao qual também aderiu Marcelo – e a falta de noção de gestão de frotas e, já agora, de empresas – o que é normal para o geral da população – estão por detrás deste pseudo escândalo. O que se conseguiu foi que uma empresa pública acabasse a gastar mais dinheiro. Parabéns a nós!
Vamos continuar a falar de carros: Presidência da República. Ora bem, vão renovar a frota que expira por estes dias. Vão optar por carros elétricos / híbridos ao mesmo tempo que vão reduzir o tamanho da frota. Como ficou provado no caso da TAP, neste momento há grande pressão por parte das locadoras para a não renovação / extensão de contratos existentes – o mercado de usados está em alta, logo podem maximizar lucros. Portanto fica aqui se quiseres para a tua lista de queixas a hipocrisia de Marcelo.
Por falar em Marcelo, tem uma legitimidade quase única no país – dada por eleições directas. Muitos dos casos e queixas que listas até são anteriores à re-eleição. Queres fazer mesmo o quê? Uma manifestação para ele se demitir? Parece-me ridículo, sinceramente – não o vi fazer nada nos últimos tempos que não fosse a sua atuação normal.
Os casos judiciais, ainda bem! Queres fazer uma manifestação contra políticos corruptos? Com que objetivo? Generalizar? Qual o fim último desta reivindicação?
A câmara de Lisboa tem um plano de drenagem na gaveta, certo. Devo estar enganado, mas não acabaram os lisboetas de “despachar” o antigo executivo camarário? Mas vamos lá fazer uma manifestação contra os ex-executivos, faz todo o sentido.
Mega manifestações contra tudo é o terreno do Chega. Está tudo mal, enfia-se tudo num saco agita-se bem, traz-se uns milhares de pessoas, pelo meio fala-se dos portugueses de bem e já está, o mini Salazar – Deus, Pátria e Familia. Por falar no aspirante a fascista, já disse alguma coisa do altar? Pois… E, atenção, eu não acho o altar e o investimento uma vergonha. O processo e desleixo, sim é uma vergonha. Mas quando o Marcelo anunciou que ganhámos – admito que quando vi o vídeo nem sequer sabia o quê – de uma coisa tinha certeza, vai custar dinheiro.
Tenho participado em manifestações nos últimos anos – talvez mais do que na minha vida toda – mas por questões concretas e com reivindicações específicas. Ainda no fim de semana passado houve uma manifestação muito relevante – a meu ver -, relativamente à lei dos maus tratos aos animais. Fazer pressão para que a sociedade se mova num determinado sentido não é com manifestações gerais – empolados em motivações dúbias como muitas das situações da TAP, com que primeiro tens inflamar a tua “chamada às armas”.
Manifestar-me-ia igualmente à frente do Conselho Superior da Magistratura sobre a vergonhosa sentença que referes. Aliás a discricionariedade a que está deixada a justiça é algo que me tem chocado nos últimos anos, especialmente em casos de violência doméstica. O CSM, juntamente com o parlamento deveriam ser responsabilizados, ou a lei não está a ser cumprida ou é uma merda. Este não é o primeiro nem o segundo caso, está na altura de alguém fazer alguma coisa.
E quais são as reinvindicações da manifestação?