
“Pensei que era mais um partido fascista e racista”, mas afinal “também se pode ver em Salazar coisas boas”. O que pensam os jovens do Chega (que têm medo de o assumir nas redes sociais)

“Pensei que era mais um partido fascista e racista”, mas afinal “também se pode ver em Salazar coisas boas”. O que pensam os jovens do Chega (que têm medo de o assumir nas redes sociais)
19 comments
O que tem Salazar a ver com racismo e fascismo?
Salazar foi o maior “obreiro” que Portugal alguma vez ja teve, o homem pôs as contas do pais em ordem durante a crise que o país andava a passar nos anos 30 e construiu muito da infraestrutura que usamos até hoje, tirando detalhes pequenos (/s) de ser ditador torturador e etc, sim o gajo teve coisas boas, até um relógio quebrado dá a hora certa 2 vezes ao dia.
Retirado do artigo:
‘Posso fazer ligações com a extrema-direita até com o PAN, inclusivamente. Eu lembro-me de ler sobre o III Reich e eles prezavam quase mais os direitos dos animais do que provavelmente os direitos das pessoas. “Eu lembro-me que o Hitler adorava os animais”.”
Morri! Fechem o reddit por hoje!
Tudo é mais simples quando nos deixamos levar pelo discurso populista do partido unipessoal.
> “A política é como no futebol: as pessoas não respeitam as opiniões. É muito difícil darmos as nossas opiniões e serem respeitadas e não serem criticadas pelos outros. Tanto que nas redes sociais não faço publicações”, afirma a jovem.
Contestável ou não a notícia, esta frase resume bem o estado atual da sociedade
O Bolsonaro e o Trump também tinham coisas boas. O Hitler também, o Pinochet e o Franco também. No fundo eram tudo bons meninos e vai-se a ver uns incompreendidos pela história.
As pessoas é que tem a mania de querer tudo e mais alguma coisa, se não quisessem nada estes ditadores eram deuses na terra, vai-se lá ver agora alguém a ter direito a pensar diferente ou querer coisas diferentes, olha agora… Só que não, não é assim que funciona.
A opressão só se percebe melhor na ausência de liberdade e é o que estes meninos não entendem, porque hoje tem a liberdade para pensar e fazer o que lhes apetece mas porque estão descontentes (e com razão!) acham que a solução está nos vendilhões do templo, valha-me o cristo! Se a extrema direita fosse solução hoje não tínhamos direitos individuais, porque o estado é que decidiria o que seria bom para ti, o estado é que seria o paizinho que te diria o que tinhas que fazer, o estado é que era o teu amigo que te mandava para a guerra colonial porque era assim que tinha que ser, e democraticamente não teríamos poder nenhum de mudar as coisas, percebem?
Se não tivessemos liberdade para pensar que era errado estar a mandar os nossos filhos para a guerra em nome de sabe se lá o quê, ainda hoje teríamos um qualquer salazar junior a proibir-nos de vir para aqui para o reddit discutir as coisas menos boas que o salazar tinha.
Lembrem-se, a opressão só sente em pleno na ausência de liberdade.
Por esta lógica qualquer ditador ou regime tem sempre coisas boas por mais brutal que seja, a falta que a história faz nestes dias.
Eu sou tendencialmente de esquerda, mas não desta esquerda obcecada pelo racismo e do sexismo e da transfobia e dos lgbtqs que quer destruir a história de Portugal, tanto ideológica como materialmente. O meu grande problema é também a corrupção.
Se até eu sinto que só o Chega é que se importa com coisas destas, acham que é surpreendente o Chega estar a crescer? “Habituam-se” é o que tenho a dizer. Enquanto continuarem a chamar fascismo ao chega, eles continuam a crescer e os partidos do centro, obcecados por novas religiões como a transexualidade vai continuar a ganhar votos.
Não deixando este preciosismo histórico de lado. Salazar não era fascista era um ditador corporativista e que desconfiava da democracia. Ou seja anti democrático
Tenho visto muito este falso rótulo de pessoas que não sabem o que é o fascismo e que já e propagado desde o tempo do 25 de abril pela propaganda do PCP.
O fachismo resulta… durante muito pouco tempo. Não me interpretem mal, não sou a favor. Mas baseado no que sei de história, tende a aparecer quando um país está instável, dividido. Durante um curto espaço de tempo, sim pode ter resultados positivos.
-hitler conseguiu fazer a economia da Alemanha mexer, apesar de terem ficado em fanicos depois da 1a guerra mundial
-salazar antes de virar ditador à séria conseguiu endireitar montes de coisas
-entre mais exemplos
O *problema* é que esta ‘pôr ordem nas tropas’ vem à custa de direitos fundamentais de um povo e de uma sociedade. Assim que certos problemas são remediados o fachismo deixa de ter qualquer impacto positivo. *e muitas vezes isto acontece logo de início bem antes de qualquer mudança positiva.*
A partir de certo ponto, um estado fascista existe apenas para manter a sua existência. Apontar dedos a minorias como culpados de problemas. Desumanizar a oposição. Fazerem-se divinos através dos media. Nada disto (entre montes de coisas piores que nem vou elaborar, comoo perseguições, PIDE/Gestappo/Camisas Negras / etc etc etc etc, prisões políticas…) beneficia um país. Há um motivo para o 25 de Abril ainda hoje ser celebrado.
Acho que o Chega faz um bom trabalho em termos de oposição. São excelentes a apontar o dedo à porcaria dos outros. E há muita porcaria a apontar.
Mas não os imagino a fazer melhor se colocados no poder. Francamente, no estado da nossa nação, parece impossível poder confiar em qualquer partido.
Fascista e racista, tal como comunista, socialista etc são apenas rótulos, é bom que se tenha um espírito crítico e se avalie tudo quanto há a avaliar.
Chamar o Chega de fascista e racista é desonesto. Quem aponta o dedo ao Chega, tem que apontar o dedo à extrema esquerda.
Agora se nao se identificam com o partido, é outra coisa.
Olhando para os outros artigos da Rafaela Laja parece ser ela militante também.
Todos os partidos têm coisas boas e coisas más assim como algumas ditaduras que existiram ou ainda existem.
Vou deixar aqui a minha opinião, opinião esta que não está ligada a nenhum partido ou sequer ideologia.
Sou da opinião que para diferentes problemas devemos ter diferentes respostas, que é como quem diz, ah alturas para desenvolver e fazer crescer portugal, com uma economia mais forte e robusta, e ah outras alturas para se ir olhando mais para a sociedade e as suas necessidades.
Se olharmos para o potente USA, eles tiveram economia bastante regulada, desenvolveram muita a sua industria, fortalecendo assim a sua economia e só depois de muitos anos é que comecaram a ter uma economia mais aberta.
Isso de dizer que o mercado livre é o melhor para todos os paises é uma mentira.
Portanto a minha opinião é de que devemos ir votando em varios partidos durante a nossa vida, pois as respostas que vão sendo preciso vão sendo diferentes a cada altura.
E o chega como qualquer outro partido, pode fazer parte da solução quando assim for necessário.
[https://www.youtube.com/watch?v=thLgkQBFTPw](https://www.youtube.com/watch?v=thLgkQBFTPw)
Para quem realmente quiser aprofundar esta questão este documentário mostra o exemplo da Líbia que ao perder um ditador não evoluiu para uma democracia e se tornou anarquia.
Quando descobrirem que o CHEGA é um número de cabaret cujo artista principal só contrata figuras secundárias que não possam ofuscar-lhe o brilho … E tem rendido muitos euros e tem publicidade gratuita na CS e até apoio do partido que mais tem a ganhar com a subida do CHEGA.
A quem for do CHEGA:
Eu, pessoalmente, e acredito que muitos outros não vos *censuram* pelas vossas opiniões. Mas também não vou deixar de as *criticar*. E, muito resumidamente, nem sempre a máxima de “se estão todos contra ti, então estás a fazer algo certo” está correcta. Também é preciso noção e juízo crítico.
O que vocês sentem, também outras pessoas do outro lado do espectro político o sentem. E se calhar ainda sentem mais na pele. Portanto ter pessoas a dizer “ah, eu sinto-me posto de parte, sinto que estou na minoria, tenho medo” pouco me diz. Vai haver sempre gente que se sente posta de parte. O que me interessa é a razão de serem ignorados ou ostracizados.
Mas estes motivos que vocês usam para se defender… pelo menos neste artigo… epah desculpem, mas é genuína falta de noção. E acredito também que existam pessoas dentro do CHEGA que estão a olhar para este artigo e a torcer o nariz, ou a rirem desalmados da falta de noção. Mas pergunto genuínamente: é este tipo de pessoas que querem ver a apoiar o vosso partido? É este o tipo de lógica que querem seguir?
Para os que têm menos noção: claro que, se quisermos, podemos ver coisas positivas no Salazar. Mal seria foda-se: ele era um ser humano. Acredito que também seria empático com muita outra coisa Claro que uma pessoa como o Hitler também gostava de animais. Mas a cena é que… **isso não tem nada a ver. Até relógios avariados estão certo 2 vezes ao dia.** E não é por serem pessoas com o básico dos básicos de respeito que devem ser escutados. Estamos a falar de um ditador **que enviou presos políticos para prisões como o Tarrafal. Estamos a falar de um regime que criou uma entidade (PIDE) para perseguir opositores ao regime, e torturá-los.** Tem de se fazer um balanço das coisas, e neste caso o mal claramente ultrapassa o bem. Obviamente que ostracizar e pôr de parte não é bom de maneira nenhuma, mas foda-se… é claramente melhor poderem expressar a vossa opinião livremente sem terem de ser perseguidos e temer pela vossa vida! Não é difícil de entender isto!
É que depois isto chega a um ponto em que nem sequer sabem daquilo que estão a falar. O que é que um teólogo sabe sobre raças e propensão de trabalho? E ainda por cima mencionam os alentejanos: vocês acreditam genuinamente numa piada que foi feita com base em estereótipos? Têm noção do conceito de trabalhar mais cedo e aproveitar a hora de mais calor para descansar, e voltar a trabalhar quando não estiver tanto calor? E mesmo que assim o fosse, acham genuinamente que os TODOS os alentejanos (ou qualquer outra parte de Portugal) é toda igual? Estas generalizações tiram-vos a credibilidade toda. Acham que todos os portugueses são iguais?
Pah… é que não faz sentido nenhum. Usem a cabecinha por amor de Deus. Como é que querem que vos levemos a sério? Espalham informação errada. Mandam calinadas de lógica do mais alto nível. Como é que querem que o pessoal vos leve a sério? É que é preciso um esforço imenso para não começar a gozar também. Façam o trabalho de casa.
Não, o CHEGA não é um partido de extrema-direita/nazi, e o Ventura não é o Hitler, obviamente! Mas para lá caminha com os métodos e ideologia que tem, e recorre a populismos para ganhar poder. E o efeito “bola de neve” é algo a ter em conta.
O CHEGA não traz nada de positivo, a não ser uma voz diferente. De resto, é um partido que tem menos noção da realidade e não tem medo de ser politicamente incorrecto. Não faz disso um partido bom.
Mas estes idiotas saltaram todas as aulas de história na escola?
Aqui vai a verdade os avanços antigos durante os períodos fascistas na Europa não se comparam com os avanços atingidos nas democracias da Europa e do mundo no mesmo período.
Ah e tal mas não entramos na segunda guerra e ficamos cheios de ouro, claro que sim, mas sofremos de uma pobreza abjecta.
Ah mas era tudo bom.. não, havia guerra no ultramar, pobreza, iliteratos, enorme emigração, falta de ascensão social e mobilidade social.
Mas para que fiquem com a barriga vazia aqui vai uma coisa para vocês, a cagada arquitectónica que fizerem na torre de Belém e noutros sítios até está gira. Embora completamente errada.
Se tem direito a ter opiniões é porque estão em democracia e porque partidos como
o chega não estão no poder.
Não assumem nas redes sociais mas assumem na mesa de voto.
A perseguição, seja á esquerda ou direita, resulta nisto, pessoas super cautelosas quanto ás suas escolhas.