Não estou a conseguir colocar o link por alguma razão, netherless aqui está ele :

[https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/jovens-terao-de-pagar-ate-145-euros-para-serem-aceites-como-voluntarios-na-jornada-mundial-da-juventude](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/jovens-terao-de-pagar-ate-145-euros-para-serem-aceites-como-voluntarios-na-jornada-mundial-da-juventude)?

27 comments
  1. Isto não é um conceito assim tão estranho. Até há um nome específico para uma coisa parecida, voluntourism, o tipo de voluntariado de gente que vai 2 semanas para o Camboja ajudar num orfanato. Ou aquela malta que no verão vai 1 mês para S Tomé ou Moçambique dar formação ou trabalhar num centro de saúde. Pagam viagens, alimentação, seguros, às vezes até ao local onde vão fazer voluntariado (e pode não ser barato). É uma boa fonte de receitas para as instituições locais, embora tenha efeitos negativos para as comunidades.

    Mesmo em Portugal já me fartei de fazer voluntariado e na grande maioria das vezes as deslocações (e às vezes a alimentação e estadia) estavam por conta dos voluntários. Em eventos como o das JMJ ou os encontros de fim de ano de Taizé os preços que pagam são muito reduzidos vs o que pagam os restantes participantes. E voluntariado quer dizer que durante 1 ou 2h estás ocupado com qq coisa e depois estás livre. Pelo menos é assim nos encontros de Taizé. Ajudas a organizar o coro ou a distribuir comida e depois estás despachado. Até é uma boa forma de conhecer pessoas e fazer amigos, pelo que me contaram.

    Programas de voluntariado que pagam tudo, incluindo aviões e seguros, são normalmente coisas longas, estilo de mais de 1 ano, na maioria dos casos ligados à ICAR ou outras instituições religiosas.

  2. Quem diria … noutro dia estava aí um trambolho a dizer que era opcional , ou seja, ou pagas ou não vais, tu é que optas 😂

  3. 145 paus por duas semanas que incuí alojamento deixa-me a pensar, onde é que esta gente vai dormir? vão meter uns contentores com beliches?

  4. Proximo avanço:
    Queres concluir o curso? Temos a oportunidade para ti
    Estágio curricular o mais barato que encontrarás pagas apenas 500/mês!

  5. Deus é suposto ser todo poderoso. Mas para dar dinheiro à igreja, o poder pertence aos miseráveis dos humanos pecadores.

  6. Para citar o grande George Carlin….

    H loves you, and He needs money! He always needs
    money! He’s all-powerful, all-perfect, all-knowing, and all-wise,
    somehow just can’t handle money!”

  7. Então, para os 99% que não clicam no link do artigo e são voluntariamente comidos pelo título do mesmo.

    **15 dias com alojamento, alimentação, transporte, seguro e kit voluntário = 145€, 10€/dia.**

    Bem bom para quem não é de Lisboa e arredores, queira participar neste evento, conviver e conhecer um pouco a cidade.

  8. Isto é como aquelas conferências em que toda a gente envolvida paga. Pagam os investigadores por submeter papers e perdem direitos de autor, pagam os avaliadores para o privilégio de avaliar, pagam os voluntários para ganhar currículo e paga o público claro para ver.

    Curiosidade: os voluntários da WebSummit também pagam?

  9. Isto é assim tão incomum? Há uns anos fui fazer voluntariado uma semana e tive que pagar parte da comida e da dormida

  10. Imaginem pagar para trabalhar para uma organização que prega a existência de um ser invisível todo-poderoso. Mas cada um com as suas…

  11. Mas ninguém aqui vê que o dinheiro é para o alojamento/alimentação/transporte etc? Este sub às vezes… É só reclamar

Leave a Reply