Meter baixa sem ir ao médico poderá ser possível em breve. Médicos criticam medida

12 comments
  1. >As baixas médicas até três dias vão poder ser emitidas através do portal SNS24, sem necessidade de consultar um médico. A proposta do PS, que será apresentada no parlamento na quinta-feira, estabelece um limite de até seis dias de baixa de curta duração por ano. Mas os médicos defendem que a baixa só deve ser passada por clínicos e propõem declaração do utente sob compromisso de honra.

  2. Se os médicos tivessem calados e ficarem 2 horas à espera da urgência, completamente doente, não diziam isso!

  3. De que te serve teres uma baixa medica se vais acabar por ter que ir ao medico para uma consulta?

    Parece-me que estao a resolver o problema pelo lado errado.

  4. O problema aqui é que é completamente impossível no hospital (pelo menos na minha experiência) serem passadas baixas. É ridículo que eu esteja 4 ou 5 horas à espera para ser atendido, sou examinado na triagem, sou examinado pelo médico, o médico diz-me qual é o meu problema, diz que tenho de ficar em casa e depois não pode passar diretamente uma baixa. Ainda tenho de ir tentar ter uma segunda consulta com o médico no Centro de Saúde para que seja passada essa baixa.

    Em novembro fui ao hospital porque parti parte de um dedo do pé esquerdo, um arrancamento de parte da falange, o ortopedista disse-me que tinha de estar 3 semanas em repouso, fez o relatório médico com RX e depois ainda tive que estar arranjar uma consulta no médico de clínica geral para validar aquilo que o especialista me comunicou.

  5. Boa medida, mas também percebo o lado da OM que basicamente não quer ver os profissionais que defende desvirtuados. Mesmo em termos de processo, penso que a declaração sob compromisso de honra sugerida seria realmente mais apropriada, em vez de obrigar as pessoas a entupirem o SNS24 a fingir tosse para um técnico que não é pago o suficiente para se importar. O indivíduo sabe melhor que ninguém quando se sente sem condições de trabalhar, e mesmo que não esteja doente, pode simplesmente estar num daqueles dias em que a cabeça coloca o suicídio como uma alternativa viável a trabalhar, e ninguém devia ter nada a ver com isso.

  6. O compromisso de honra tem toda a lógica. Tal como o médico na consulta presencial não vai confirmar se eu estou ou não com dor de cabeça, o enfermeiro do SNS24 também não vai fazer nada de diferente. Carregar em meia dúzia de botões para emitir a declaração e pronto.

    Escusam de estar a entupir 15 minutos do dia de um telefonista do SNS24 para isto.

    Com 2 milhões de [baixas médicas por ano](http://www.gep.mtsss.gov.pt/documents/10182/37639/siess202212.pdf/8b2b5e2c-5a10-4392-8aff-883dc77e6ac0), estamos a falar de ~5.500 chamadas por dia.

    A 15 minutos por chamada, são 1375 horas de trabalho, ou seja, 172 pessoas por dia só para esse papel burocrático de confiar no que diz alguém que nunca viram, carregar em duas dúzias de botões para o sistema passar a baixa e explicar como podem aceder à mesma/apresentá-la ao empregador.

    Do ponto de vista financeiro, estamos a pagar 4 milhões por ano porque não se pode pedir aos empregadores que confiem que o empregado está de facto com dor de cabeça.

  7. Penso que poderia ser uma boa solução, como defendem os médicos, para desentupir os hospitais e centros de saúde. As baixas são de 3 dias e poderia-se dar até 6 dias de baixa acumulados por ano.

    Essas baixas não são pagas, logo em principio quem meter baixa de 3 dias é por necessidade de algo mais forte do que o ordenado desses dias, seja doença ou algum imprevisto familiar, etc.

    Pode-se é dar o caso de isso potencializar o agravamento de algo, alguém tem alguma situação clínica e pensa em meter baixa esses dias a ver se melhora ou se passa em vez de procurar acompanhamento médico e acabar por agravar alguma situação que poderia ser detectada ou normalizada mais cedo.

  8. Finalmente uma boa medida, principalmente para pessoas que não tem médico de família (quantos milhares de tugas agora?).
    A OM tem razão, mas qual é o problema de ser assim?

  9. Tens uma gripe, estás de cama cheio de febre. É para este tipo de situações que isto serve.

    Se estás assim não vais para o médico e nem te passa baixa, mesmo que tenhas de estar 3 ou 4 dias a recuperar em condições.

  10. Hummm, mas para os médicos passarem atestados para as escolas de condução não é preciso ir ao médico?

Leave a Reply