Panorama Religioso — Portugal Continental (Censos 2021)

31 comments
  1. Dada a realização das JMJ 2023 em Lisboa e os desenvolvimentos recentes, pareceu-me interessante e relevante consultar e partilhar o panorama religioso em Portugal (Continental).

    Em detalhe/interativo:

    Catolicismo — [NUTSIII](https://datawrapper.dwcdn.net/cLx3v/1/) ; [Municípios](https://datawrapper.dwcdn.net/O6PvN/1/)
    Sem Religião — [NUTSIII](https://datawrapper.dwcdn.net/RM7ct/1/) ; [Municípios](https://datawrapper.dwcdn.net/rMZEL/1/)
    Outras Religiões — [NUTSIII](https://datawrapper.dwcdn.net/L0uPn/1/) ; [Municípios](https://datawrapper.dwcdn.net/LXjng/2/)

    Fonte: [INE](https://tabulador.ine.pt/indicador/?id=0011644)

    Edit: os valores de **Lagoa, Faro** estão incorretos (confusão com Lagoa, São Miguel, Açores). A versão interativa já foi corrigida e os valores corretos deveriam ser: Catolicismo (67.39%), Sem Religião (21.02%) e Outras Religiões (11.59%).

  2. Melhor maneira de ver se são realmente religiosos ou estão a fingir, é criar um imposto, cujas receitas vão para a igreja. E deixar o pagamento dele à critério de cada um (pagamento voluntário). Assim é que é possível obter os dados reais.

    Obter resultados deste género através dos censos, é mesma coisa que obter os dados sobre cumprimento das pilas através do inquérito, em vez de medições.

  3. Em geral entendo as tendências, mas aquele valor de Lagoa comparado com o resto do Algarve está-me a fazer confusão, algum algarvio que conheça melhor a realidade local e me explique o porquê?

  4. Esses censos são uma palhaçada.

    Eu estou batizado – porque os meus progenitores, tal como muitos, decidiram batizar-me com pouco tempo de vida e sem preguntar nada – mas não sou religioso. Ainda assim, para um censo como este, contaria como religioso.

    Enquanto isto acontecer, estes censos nunca farão qualquer sentido

  5. Odemira com aqueles ~17,5% de budistas (suponho, sem ironias) parece um dos meus playthroughs de Crusader Kings III sob o efeito do álcool.

  6. Incrível como em quase 1000 anos de história nada mudou. Condado portucalense foi entregue a D.Henrique de borgonha para expulsar os muçulmanos da Europa, trabalho levado a cabo depois pelo seu filho e restantes dinastias em nome do catolicismo e ainda hoje nessas mesmas regiões o catolicismo e mais forte que no sul do agora Portugal.

  7. Muita gente em Portugal considera-se cristã, mas não pratica e não liga nada à religião. E cada vez menos nas camadas jovens

    Não ficaria surpreendido se daqui a uns anos quando a “velha guarda” morrer, a percentagem de crentes diminuir drasticamente

  8. Nunca pensei que os valores fossem tão altos 🤔 eu nao sou religioso assumido, mas ainda no outro dia senti um certo olhar por não o ser. Um colega de trabalho infelizmente morreu num acidente e decidiram fazer uma homenagem com um minuto de silêncio e no fim rezar um pai nosso, ao qual eu disse que fazia o minuto de silêncio de muito bom grado pois achei uma boa homenagem mas nao ia rezar o pai nosso porque nao era relgioso.. epah tive aqueles olhares tipo como se eu nao tivesse a respeitar 😅

  9. Ah, por isso é que há tanta gente nas igrejas todos os domingos! /s

    ​

    A maioria das pessoas considera-se culturalmente cristã porque “Portugal é um país de cristãos”, mas a única vez que mete os pés na igreja é durante casamentos, batizados e comunhões.

    Aliás, o pessoal só batiza os filhos porque é um costume (e por causa da festa).

Leave a Reply