Citalitoralização

3 comments
  1. > Entretanto, metade da força de trabalho de Portugal concentra-se já nas duas grandes Áreas Metropolitanas e parece não haver volta a dar… é um processo global, este da “citalitoralização” das pessoas, por mais apoios e estímulos que possa haver em sentido inverso (do litoral para o interior e das cidades para o campo).

  2. isabel allende escreveu um livro qualquer, cujo título me escapa, sobre um jovem que se muda da selva para nova iorque. também ela refere que após entender que nova iorque pode ser uma aldeia, onde conheces os donos das lojas que frequentas, as pessoas habituais dos espaços que frequentas, o tal jovem começou a deixar de estranhar nova iorque.

    a cidade é um meio fantástico de aglomeração populacional, mas não existe sem problemas específicos à sua condição. na realidade cá do burgo, as nossas cidades pecam por incapacidade de renovação e planeamento alheado do interesse de alguns indivíduos. é mau ter a maioria da população no litoral urbanizado? não, de todo. mau é a inexistência de vontade de dominar o ridículo planeamento, sobejamente presente, e a capacidade de largar as amarras da mediocridade.

Leave a Reply