Boas malta,

Não é a primeira vez que penso nisto e questiono-me sempre por que razão é que há a necessidade de criar várias apps ao invés de juntar tudo numa única app…

Não sou formado em IT, pelo que malta da área se puder esclarecer-me, agradecia.

Os transportes públicos em Lisboa têm pelo menos 4 apps (que eu me lembre se souberem de mais, por favor digam):

– Moovit

– Pick Hub

– Carris

– Lisboa Viagem

Existe um caso que a meu ver é no minimo ridículo e até vergonhoso, que no fundo mostra a mentalidade do nosso país (que em vez de contactar o rapaz e até convidar para integrar no projeto):

Um rapaz criou uma app (mais uma.. porque seguramente as outras têm falhas) mas após a noticia da app, “cortaram-lhe” o acesso:

https://lisboaparapessoas.pt/2022/12/19/geobus-app-carris-autocarros-electricos/

https://lisboaparapessoas.pt/2023/01/05/geobus-aplicacao-carris-api-dados-abertos/

A minha questão é, não ganhavamos todos se isto fosse tudo integrado na mesma app? Se pudessemos consultar tudo, saldo, passe (com NFC), pagar o cartão (para quem não tem passe), horários… inclusive a possibilidade de criar um perfil com os trajetos favoritos….

Por exemplo, o próprio ato de ter passe… não pode ter a simplicidade de uma subscrição tipo Netflix? Porquê ? (Naturalmente com alterações a nível da identificação da pessoa).

Pessoas da área se souberem, por favor expliquem qual é a dificuldade, desafios, se é possível ou não.

Existe a app do ID.GOV que é muito porreira… a app SNS 24 é porreira também… pode ser obviamente melhorado, como tudo…

EDIT: até agora 1.400 pessoas viram isto, é porque estão se cagando. Obrigado compatriotas, é sempre bom ver que há interesse🫡

7 comments
  1. porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2F10nkfq4%2Ftransportes_p%C3%BAblicos_apps_e_digitaliza%C3%A7%C3%A3o_malta%2Fj697hwo%3Fcontext%3D3 “Clica aqui se achares que esta correção está errada!”) [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml “Experimenta o meu corrector ortográfico automático!”)

  2. Something something contratos públicos, something something lei do mais barato, something something as pessoas não querem pagar por mais subscrições.

  3. Tanto quanto sei cortaram-lhe o acesso porque os pedidos à API estavam a rebentar com a app da Carris, a qual custou dinheiro. Aparentemente, tudo certo aqui.

    Já agora, não quero ser essa pessoas mas sendo: é “passe”.

  4. Primeira vez no Reddit que vejo alguém a reclamar sobre a relação entre o número de visualizações e comentários lol.

    Pareces aqueles dos posts das manifestações.

  5. Não sou IT mas meramente no sentido de utilizador: há cidades/países onde numa app, consegues ver carreiras/trajectos, paragens, preços e comprar bilhetes/passes e também validá-los. Bastante user-friendly e engloba todos os tipos de transportes públicos da cidade. Considero uma experiência muito mais fácil, eficiente e prática do que em Portugal.

  6. Outras perguntas para questões sem sentido:

    Porque é que quando se falam em transportes públicos, só se fala em Lisboa?

    Porque é que se queixam das rendas altas, quando há tantas casas vazias?

    Como é que estamos em crise se o governo tem sido tão fantástico que até lhes deram maioria absoluta?

  7. Não leves a mal mas não percebi bem o objetivo do post. Dizes que não és de IT e pedes ajuda mas depois ao mesmo tempo o corpo do post é um rant sobre a “mentalidade do país” que fica completo com a queixa que 1400 pessoas viram e está-se tudo a cagar.

    Passando à fase da ajuda da malta de IT porque sobre o João já há uma thread onde dizem tudo.

    | A minha questão é, não ganhavamos todos se isto fosse tudo integrado na mesma app? Se pudessemos consultar tudo, saldo, passe (com NFC), pagar o cartão (para quem não tem passe), horários… inclusive a possibilidade de criar um perfil com os trajetos favoritos….

    O que descreves aqui é projeto para custar uns 100k, bem feito, e talvez até mais. Tens várias funcionalidades complexas que deviam ser bem testadas antes de postas no mercado e a partir do ponto que falas em mexer com dinheiro e pagamentos tens que ter muita atenção à segurança da aplicação.

    A juntar aos 100k só para desenvolvimento da aplicação ias ter custos fixos na ordem de milhares de euros de infraestrutura e manutenção da aplicação. Mantenção no sentido que convém teres pessoas a resolver possíveis bugs e fazer suporte técnico.

    Tendo em conta que falas em pagar passe e ter passe com NFC na app este projeto teria que ser feito em parceria com a Carris Metropolitano, ou até mesmo ser um projeto que ficasse a ser gerido por eles para melhorar a app. Fazendo agora a pergunta, vias esta app trazer tantas pessoas novas aos transportes que compensasse um investimento destes valores?

    | Existe a app do ID.GOV que é muito porreira… a app SNS 24 é porreira também… pode ser obviamente melhorado, como tudo…

    Só para deixar a nota, essas apps foram feitas certamente seguindo este processo. O estado fez um concurso público, empresas concorreram, o estado agora paga a infraestrutura e manutenção das apps. Se procurares bem deves encontrar algures quanto custou cada uma.

    ​

    Resumindo:

    – **É possível fazer uma app como a que sugeres sem parceria com a Carris?** Não.

    – **O João e o amigo do Discord poderiam fazer a app em parceria com a Carris?** Não. É preciso uma equipa maior e mais especializada. Confiarias dados do teu cartão de crédito à app feita pelo João?

    – **Quanto tempo demoraria a fazer esta app?** Tendo tudo bem testado e bem feito diria que dificilmente se faria em menos de 6 meses.

    – **Qual o maior desafio nesta app?** Arranjar quem esteja disposto a pagar pelo projeto, aceitando que o retorno financeiro só se vai ver a longo prazo. Convencer a Carris a assumir o projeto ou participar.

Leave a Reply