
“Daqui a 20 anos, seremos uma ilha do continente europeu”. Plano Ferroviário é “completamente retrógrado”: a carta aberta dos especialistas

“Daqui a 20 anos, seremos uma ilha do continente europeu”. Plano Ferroviário é “completamente retrógrado”: a carta aberta dos especialistas
15 comments
Gostava de ouvir um votante PS a dizer uma área que tenha melhorado nestes anos de governação.
“Ainda não somos o pior da Europa” não conta.
Daqui a 20 anos?
Passamos para o continente africano.
Sinto que temos condicoes para competir forte com Marrocos e argelia!
Ainda há uns dias andava aí um cultista do pns a dizer o quanto íamos perder com a saída dele por causa dos comboios
Isto é uma repetição de outra reportagem feita pela tvi em 2009 até o jornalista é o mesmo, podem procurar no youtube. A nossa comunicação social gosta muito de criar polémicas onde não existe nada mas depois finge que não vê casos realmente escandalosos, veja-se o caso das jornadas da juventude, o problema é o palco ser 4 milhões e não ser o país a pagar a requalificação de mais um terreno gigante do concelho mais rico do país com 1.3 mil milhões de orçamento.
Em relação à bitola já foi esclarecido pela IP não sei quantas vezes que vão usar [travessas polivalentes](https://live.staticflickr.com/4035/4467181463_4e679d8620_3k.jpg), quando chegar a altura de mudar a bitola mudamos o encaixe do carril.
Pouca terra pouca terra tchu tchu
Ainda tenho de ler o comunicado. Mas do vídeo a bitola é o menor dos problemas. Penso que se possa meter um carril no meio e a mesma linha suportas bitola ibérico e europeia. Mas sem catenária (ligação elétrica para alimentar os comboios), infraestrutura de segurança, e corredores de ultrapassagem. Os comboios não andam nas nossas linhas e se andarem serão ineficientes por estarem limitados à velocidade máxima.
Que parvoíce. Que eu saiba a única ligação por terra que Portugal tem é com Espanha, e lá usa-se bitola ibérica. Se não queremos ser uma “ilha”, temos de usar o que os vizinhos usam.
“Mas Espanha prometeu fazer ligações com frança com bitola europeia”. Ok, então vamos fazer planos com base em promessas de outros países? O plano ferroviário nacional é um plano para várias décadas, e obviamente poderá e **deverá** ser revisto ao longo do tempo. Quando Espanha tiver algo concreto com a França, lá poderemos revisitar o nosso plano.
lol este sub está mesmo a mutar-se para uma gigante bot de propaganda politica
Acho que se houvesse um terramoto e Portugal se desprendesse da Europa a Europa não daria fé!
Os nossos governos (justiça seja feita, tanto PS e PSD) deslumbraram-se com as autoestradas e quiseram alcatifar o país em alcatrão. Chegámos à pagar mais de dois mil milhões ao ano em PPP. O custo para nós, o lucro para eles.
Entretanto, a ferrovia é uma vergonha. Comboios suprimidos, linha que não deixa o Alfa andar à velocidade que devia. Linhas e linhas pura e simplesmente desactivadas. O que devia ser o meio de transporte privilegiado, rápido e eficiente, foi deixado ao abandono em detrimento de suportar coisas como 3 autoestradas paralelas para Lisboa.
Há alguém que prefira 3h30 a conduzir do que 2h15 refastelado a ver uma série no telemóvel ou a tomar um café? Com o mínimo de investimento o comboio seria rentável, no mínimo na faixa litoral, como é em França, Itália, Alemanha, Suíça, e outros.
Espero que isto mude eventualmente.
O plano é acabar de vez com a ferrovia, e transformar os troços em *ciclovias* e *trotinetovias*.
“especialistas”
Mais um legado de Pedro Nuno Santos, que abjecta nulidade, e não obstante, consegue ter boa imprensa, o que só mostra a porcaria de jornalismo que há em Portugal.
Porque querem que construir comboios em Portugal e evitando a concorrência europeia.
Ganhamos num lado, mas somos prejudicados noutro.
Sinceramente, ganhamos mais em termos bitola europeia.