Comprar casa para pôr a arrendar pode dar prejuízo em Portugal

32 comments
  1. Pode a compra de um imóvel para colocar no mercado de arrendamento representar um mau investimento? Em Portugal, pode. Contas da Associação Portuguesa de Proprietários (APROP) relativas aos impostos pagos na compra e posse de uma casa e aplicados ao rendimento das rendas mostram que grande parte, ou mesmo a totalidade do rendimento gerado, reverte para o Estado. E se aos impostos se somarem algumas de despesas inevitáveis, como as de condomínio ou de manutenção, pode mesmo representar um prejuízo.

  2. Quem fizer as contas bem feitas verifica que o arrendamento de imóveis produz um retorno sobre o capital investido de 3 ou 4% no máximo.

    E para isto é preciso assumir que o valor do imóvel não sofre qualquer depreciação.

  3. Fora a hipótese de um devaneio do estado que congela novamente as rendas ou inventa mais 1 ou 2 impostos.

  4. Então mas a razão que justifica o ganhar dinheiro com investimentos em vez de pelo trabalho não é o risco? Querem dinheiro certo venham trabalhar como a plebe, para verem se preferem.

  5. Então comprem e vão morar para lá em vez de porem a arrendar, está resolvido. Sigam-me para mais dicas de literacia financeira!

  6. Os impostos são iguais para todos os proprietários, se deu prejuízo o investidor é fraco/teve azar e devia ir fazer outro negócio ou meter dinheiro no banco.

    Ninguém é obrigado a investir em imobiliário para o meter a arrendar. Podem perfeitamente vender o imóvel. Os preços estão altos

  7. Senhorio here, a única casa que comprei está arrendada. Estou fora do país e tenho lucro anual de 8% num T2 na periferia de Lisboa, com uma renda pouco abaixo da média da zona.

    Daqui a 20 anos está paga e do meu bolso só saiu a entrada.

  8. Dá mesmo prejuizo, já ninguém quer arrendar, nem se encontra nada no mercado.

    Horrivel e até estou cheio de pena de quem tem casas arrendadas. Onde posso enviar algum dinheiro agora para o natal?

  9. Depende da localização, depende da casa, depende do preço. Tanto há bons negócios como há maus negócios.

  10. >Uma casa adquirida por 150 mil euros e arrendada por 450 euros por mês garante no melhor dos cenários, um rendimento baixo, e no pior, um prejuízo considerável.

    Coisa engraçada sobre investir em habitação, no pior dos casos continuas a ter uma casa. Se os preços estão a descer drasticamente para que os teus 150 mil € hoje valem 80 mil € amanhã, então algo grave está a acontecer com a economia e não é com o dinheiro da mão que pára de perder valor, portanto novamente, antes uma casa na mão que dinheiro quando estamos a falar de investimentos.

    >Em Portugal, pode.

    Nota-se.

  11. Pelo que vejo aqui, quando descobrirem os yields que ganham os senhorios nos Estados Unidos vão ao ar e vêm 🤣

    Só um quarto para estudantes pode muito bem custar $800/mês.

Leave a Reply