
Mais uns artigos a mostrar como imobiliário em Portugal se está a tornar num refúgio de capitais estrangeiros apesar de muitos ainda viverem em negação:
[Imobiliário continua a ser a aposta “mais segura e rentável”](https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2023/02/02/56566-imobiliario-continua-a-ser-a-aposta-mais-segura-e-rentavel)
>O mercado imobiliário de luxo vive tempos de bonança. No ano passado, a procura por casas de luxo em Portugal continuou em alta, estendeu-se a novas nacionalidades, e o volume de negócios cresceu, \[…\] imobiliário deverá continuar a ser a aposta “mais segura e rentável” em 2023. O responsável considera que **“investir em imobiliário é garantir que o dinheiro não desvaloriza”.**
de acordo com a imobiliária do segmento de luxo (a mesma que apareceu nas notícias a considerar hipócrita a ideia de proibir a venda a estrangeiros e que defender que a situação de Portugal não se compara com o Canada) :
>Os investidores nacionais representaram 55% dos negócios realizados \[..\]o lado dos estrangeiros destacaram-se, no ano passado, os compradores brasileiros (17%), **russos (6%)**, angolanos (4%), mas também **os** **norte-americanos** **(2%) – que em 2023 poderão reforçar a sua posição** por via, também, da valorização do dólar.
[Lisboa é a 11ª melhor cidade europeia para investir em imobiliário](https://www.idealista.pt/news/financas/investimentos/2023/02/07/56618-lisboa-e-a-11a-melhor-cidade-europeia-para-investir-em-imobiliario)
[Imobiliária americana que já teve série no Netflix chega a Portugal](https://eco.sapo.pt/2023/02/07/imobiliaria-norte-americana-the-agency-chega-a-portugal/)
>O objetivo é alcançar entre seis milhões a oito milhões de euros no primeiro ano de operação em Portugal e ter uma carteira avaliada em 500 milhões de euros.
>
>… tem havido uma “procura imensa de imóveis em Portugal por parte de californianos”. “Quase 50% ou 60% dos americanos que vêm para cá são da Califórnia.
>
>**“Felizmente, em Portugal, podemos encontrar ofertas para satisfazer todos os tipos de necessidades e exigências”.**
​
Agora imaginem onde vamos estar daqui a um par de anos se os americanos começam a comprar com toda a força em Portugal, o Costa bem pode mandar fazer uma dúzia de prédios mal acabados com os nosso impostos que não vai resolver nada.
​
Disclaimer: não sou do bloco, não gosto do bloco, não me identifico com o bloco, não concordo com a limitação de preços de rendas
TLDR: os jovens ou habituam-se a partilhar casa com os pais ou vão pagar a renda em dólares.
14 comments
Até a esquerda perder eleições nenhuma reforma vai ser feita, nenhum assunto sério vai ser encarado, vai ser só mais do mesmo, com toda a impunidade.
Das piores gerações para ser Português mesmo.
>Disclaimer: não sou do bloco, não gosto do bloco, não me identifico com o bloco, não concordo com a limitação de preços de rendas
O mesmo comigo, mas a verdade é que o Bloco é o único a falar regularmente disto e se isto continuar assim vão ganhar muito merecido apoio com a bandeira da habitação. E a culpa disso é exclusivamente da completa inépcia dos restantes partidos face a isto que, ou não dizem nada, ou quando são confrontados com o problema lá debitam umas ideias genéricas estilo “é preciso mais apoios”.
Por exemplo, Luís Montenegro foi eleito secretário-geral do PSD há pouco menos de 1 ano. As últimas sondagens dão-lhe maioria, portanto há uma possibilidade muito real de vir a ser Primeiro-Ministro. Alguém me encontra uma medida proposta por ele para a habitação?
Ou a IL, que é o partido com o qual mais me identifico. Já propuseram algo mais elaborado do que reduzir burocracia nos licenciamentos (medida excelente, mas vaga e que tem efeitos uns belos anos mais tarde)? Também pretendem reduzir os impostos para senhorios para incentivar o alojamento local a passar para habitação e baixar as rendas, e talvez até funcione, mas a sério que a solução para o problema da habitação passa por baixar os impostos a quem neste momento consegue viver à custa dos 2500€ mensais que cobra por um T2 na Graça sem sequer qualquer garantia que baixe a renda? Mesmo ignorando a qualidade das medidas, a IL falou quantas vezes na habitação desde as legislativas?
Não sou a favor de tectos na habitação, mas porra se não é uma excelente altura para gostar deles. Pelo menos podiam impedir venda de casas nas cidades mais afectadas a estrangeiros que residam há menos de X anos. Também gosto muito do mercado livre, mas dispenso ter gestores de fundos Americanos a comprarem casas no meu país para ficarem vazias como investimento enquanto a idade média de saída de casa dos pais em Portugal é aos 30.
Havia uma altura em que parecia estar na moda dizer que “nem todos podemos viver em Lisboa”, e concordo – mas de longe quem mais precisa são os Portugueses, não os nómadas digitais que leram um artigo a dizer que Lisboa está na moda. Se querem assim tanto viver em Portugal posso sugerir umas aldeias no interior que adorariam ter gente nova lá.
Se nos juntasse-mos e organizasse-mos uma manifestação, esta é a melhor altura…. Não é temos é sindicatos de “jovens que querem ter um teto seu” somos uma geração que não nos sabemos organizar….
É muito fácil cair no hype do eucalipto português e assim cair nas cantigas do bloco.
Sabendo que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem, se ter alguma opinião razoável sobre o assunto tem de conhecer a paisagem (inclusive a dentro de Lisboa), a representação dos inquilinos estrangeiros correta, não é a de um reformado rico, é de um asiático, de um brasileiro ou de um africano pobre. Mas mais porque também nos compradores não está essa burguesia estrangeira, não são eles que andam a comprar as casas em vilas e nas cidades pequenas, e se quisermos um retratos não são eles mas sim portugueses com muito esforço.
Falar num nicho, com argumentos xenófobos, racistas (mais uma semelhança com o chega se levanta) e desrespeitadoras das leis europeias e da constituição como solução para o problema que é tão fácil testemunhar se falarem com alguém que queira construir um imóvel é só mais um dia na burguesia caviar do bloco que bem conhece a área, afinal o que não faltam são ricos empresários do turismo e do imobiliário e que são em primeira mão o diabo que andam a pregar.
tenho pena de ser português…
No Algarve ou recebes casa de Herança ou vais para fora (do país).
Os jovens algarvios estão fodidíssimos e todos os presidentes de câmaras algarvios estão-se a borrifar bem alto pois onque paga IMI é estrangeirada a comprar e vender casas.
Não há interesse político em salvaguardar o futuro da nação, só em extorquir o máximo da situação atual.
Proibir 2as 3as e4as casas ou taxá-las fortemente atenuava o problema.
Dar mais licenças de construção atenuava o problema.
Continuar como está tudo é loucura.
Como empreiteiro, não vendi nenhuma casa a estrangeiros nos ultimos 5 anos, só a Portugueses ou a Portugueses no estrangeiro a trabalhar.
Mas sempre que quero construir alguma coisa é um ano em licenças só para meter a primeira pedra… Continuem a culpar o estrangeiro.
Isto é o que eu tento dizer aos meus amigos que estão a pensar em comprar casa mas vão esperar porque “agora com as taxas de juro a aumentar, os preços vão baixar”.
O que eles se esquecem é que se as taxas de juro aumentarem no mundo inteiro… Isso vai fazer com que Portugal se torne ainda amais apetecível.
Porque os ingleses, americanos e afins que não conseguirem investir no país deles, vão tentar outros campeonatos.
Se só aumentarem em Portugal, (que não é o caso) a facilidade para estrangeiros adquirirem seria ainda mais desequilibrada…
Epa lá tenho que ir votar Bloco. Já estou em idade de comprar casa e não consigo. Ao menos são o único partido a falar disso
> os compradores brasileiros (17%), russos (6%), angolanos (4%), mas também os norte-americanos (2%)
Imagina ter uma cegueira ideológica tão grande que o teu alvo são os 2% de norte americanos a comprar casa em Portugal, enquanto ignoras o facto de quase 1 em cada 5 casas são compradas por Brasileiros.
Este discurso faz parecer que os EUA representa grande parte da avalanche migratória para Portugal, mas isso é simplesmente [mentira](https://old.reddit.com/r/portugal/comments/w58eo6/americans_and_brazilians_living_in_portugal/)
Ou limitam a compra para todos os estrangeiros ou então para nenhum. Ou só é ético proibir a norte americanos?
tuga: vou comprar um t2 em planta para “investir” com dinheiro que nao tenho
banco: toma lá os teus 180k, passa para cá a entrada
tuga: credito pessoal hihihi
costa: e os impostos? Passa para cá!
(1 mes depois)….
tuga: vou vender o t2 porque me ofereceram mais 100k e ele ainda nem esta construido, win!
costa: mais impostos! Passa para cá!
tuga: siga voltar a comprar um t2 em planta para inv….fds, 600k por um t2? *cries in digital nomad*
O comentário final é a negação de todo o conteúdo do texto…
Nesta altura quem quer casa e nao vota BE é porque é burro ou partidário
Tipo os russos e os americanos são uma percentagem minúscula e são esses que pões a negrito? E que tal preocuparem-se com os bolsonaristas endinheirados que acharam porreiro mudaram-se para aqui?