Passeios portugueses

34 comments
  1. Mas vocês não percebem malta, temos **absolutamente** de ter 4 faixas de alcatrão para os carros no meio da cidade! As pessoas levam com um passeio esburacado e com sinais de trânsito espetados, e para atravessar a rua, umas riscas no chão e uma Avé Maria.

  2. Isso acabaria a partir do momento em que as autarquias, e os cidadãos, entendessem que a calçada portuguesa (não artística), é péssima em acessibilidade, conforto e manutenção.

  3. Mas não te esqueças de culpar a trotinete. Porque nessa rua parece-me que 90% do espaço está dedicado ao carro. 50% do qual está a ser usado como garagem privada em plena via pública. Se esse buraco no passeio estivesse na estrada era uma choradeira enorme, assim como está no passeio é lidar.

  4. Para uma vez que não vejo um carro a pisar o passeio vêm logo criticar os carros, deve ser tudo maltinha de teletrabalho.

  5. OP, isso deve ter sido obras nessa caixa de esgoto/ramal. Envia essa foto à secção de agua e saneamento do teu município com a morada e numero desse edificio.

    Infelizmente ha muito trabalho pequeno que fica para trás esquecido porque geralmente não ha mãos a medir para tudo, daí dar jeito a população avisar e relembrar o municipio ou smas da zona.

    Lembrem-se, não sejam como o OP que só reclama e não faz uma informação rápida 😉

  6. Como já foi dito aqui pelo OP, o problema está mesmo em ter tanto espaço para o carro: em 10 metros de largura de rua, temos passeios de 60 cm com todo o tipo de obstáculos (as trotinetes talvez não sejam o pior deles todos, se os municípios quisessem podiam organizar isto mto bem). Em contraste, os carros tem 2 vias, estacionamentos dos dois lados e tudo mais.

    Enfim, é a carrocracia

  7. Não sei se é o caso mas alguns municípios têm sistemas que permitem reportar locais que precisam de intervenção. Pode ter sido resultado de uma intervenção da câmara ou dos serviços de água/telecomunicações e muitas vezes os trabalhos ficam pelo caminho….

    Se fores de Lisboa, aqui fica o link
    [https://naminharualx.cm-lisboa.pt/](https://naminharualx.cm-lisboa.pt/)

    Caso não exista a plataforma, é tirar foto e enviar para a tua autarquia.

    A situação da trotinete, enfim, quantas vezes já não tive de “arrumar” trotinetes porque impediam a passagem. Inclusive a passagem de pessoas com mobilidade reduzida….

  8. Bom, ha uns piores pelos meus lados. Nem calçada tem, como tem aí. Tudo terra batida e com umas pedras de vez em quando🫠

  9. A grande maioria das ruas portuguesas tem uma merda de passeios. Estreitos, com calçada fodida e esburacada, parquímetros, sinais de trânsito, caixotes de lixo, caixas elétricas, tudo metido lá no meio. Deixa-se meio metro para as pessoas passarem e o resto tudo aos carros. Imagino alguém com dificuldades ou deficiência o inferno que deve ser andar por estas bandas.

    Felizmente em alguns sítios já começa a haver alguma noção de planeamento urbano para pessoas.

  10. [Local](https://www.google.pt/maps/@40.2013668,-8.4166879,3a,75y,67.35h,87.17t/data=!3m6!1e1!3m4!1skivrJEFP77D_yLDZ5Dp2kA!2e0!7i16384!8i8192)
    O passeio desse lado é estreito e cheio de obstáculos, mas do lado oposto não é nada mau.

    Bem que podiam transformar a rua numa só via com um só sentido (Estádio->Portagem) e aproveitar a [nova estrada do metrobus](https://i.imgur.com/FPhKaKm.jpg) para meterem lá uma via que ficasse com o trânsito no sentido Portagem->Estádio.

    Assim transformavam uma das artérias da cidade num espaço mais confortável para peões, bicicletas e automóveis. Ligavam a ciclovia da R. do Brasil à ciclovia que já vai na Ponte da Europa.
    Na zona dos colégios S. Teotónio e R.ª Santa, até podiam trabalhar com o s. teotónio e o paço episcopal para criar ali um espaço social muito melhor dado que ambos tem uma área vazia à sua frente de tamanho considerável.

  11. Os passeios da minha zona (não feitos em calçada mas cimento ou algo similar) estão impecáveis, mas também poderá ser pelo pouco uso que cada vez que vejo gente a caminhar preferem ir no pavimento da estrada em vez do passeio vá-se lá saber porquê.

    Já as estradas é gigantes e mini crateras de profundidade que dá para afogar o pé todo.

  12. Quando a rua é tão estreita e está a chover.. mas tem postes no passeio então não consegues passar com o guarda chuva?

  13. Tem dinheiro para arrebentar na TAP, mas para consertar um passeio não há

    Enfim mais uma vez o meu Portugal a falhar

  14. What a shithole. These little stones are the dumbest form of pavement. And a bucket of paint is $30. People have really low standards in Portugal

  15. Aveiro até nas ruas com obras acabas de fazer tem disto… Mas tendo em conta que o presidente foi reeleito a maior parte do pessoal não se deve de importar

  16. Calçada portuguesa está no meu top 3 de piores invenções portuguesas de sempre. Muito bonito e tal, mas só serve para escorregar, cair e andar a meter pedrinha a pedrinha.

  17. Lembrem-se que estas ruas originalmente não foram feitas para carros, muito menos estacionados. Ou há passeio ou há estrada, não há intermédio em ruas apertadas assim tipo em Lisboa.

Leave a Reply