758 mil imigrantes: número de brasileiros e indianos é o que mais cresce

44 comments
  1. Acho que é um pouco irónico termos um primeiro ministro de ascendência goesa e a migração da península do Indostão para Portugal completamente subir

  2. Então apenas 128.000 imigrantes são menores e/ou não trabalham, é isso que nos estão a dizer? Deixa-me rir…

    Apenas 1 em 6 imigrantes são imigrantes ou não descontam para a SS… loooooool

    Deixa comer esta pasta, se assim for, como é que fica a pasta dos imigrantes estarem a contribuir para a natalidade? Não encaixa…

    Mostrem mas é quantas pessoas de Naturalidade não portuguesa temos, e depois falamos…

  3. Não se esqueçam: isto não influencia os preços das casas nem os salários! Sugerir o contrário é retórica perigosa!

  4. Faltam os números daqueles que se naturalizaram entretanto.

    Portugal facilmente tem neste momento 1 milhão de estrangeiros a viver no pais, cerca de 1a em cada 10 pessoas é estrangeira.

    Isto foi conseguido em menos de 10 anos, sem nunca ter sido objecto de voto ou referendo, num país com mais de 900 anos de história.

  5. Se fosse todos integrados não havia problemas. Por exemplo aqueles brasileiros que se espalham pelas aldeias do interior adaptam-se bem. O problema é o que estamos a ver nas cidades com pessoal que não fala língua, vive em condições de merda e aceita ser tratado abaixo de cão. Se é para isso mais vale ficarem no pais deles.

    O pais tem limites de integração, os recursos são limitados e não é facil integrar tanta gente. Uma forma de controlar os numeros era só permitir a entrada de quem tem contracto de trabalho. Hoje em dia é facil fazer entrevista online. Se há emprego para essas pessoas com contractos válidos então será mais facil saber se as mesmas se integram no pais.

  6. Qualquer país rico da Europa tem emigrantes, os EUA e o Canadá são o que são muito por causa de emigrantes

    Agora é importante Portugal desenvolver a sua economia para atrair emigrantes qualificados, não vale de nada atrair brasileiros se nenhum deles estudou numa USP por exemplo, ou então nem sequer terem qualificações

    Também é importante trabalhar a retenção de toda a gente, portugueses e imigrantes, assim como trabalhar com outros países para ensinarem português na escola e universidades

    “Ah mas não falam português correto” que se lixe, o meu espanhol está longe de ser perfeito e nunca me foram fechadas portas. Temos é que universalizar o português, torná-lo tão normal como inglês.

    Na Holanda não precisas de saber falar Holandês para trabalhar.

    Infelizmente já sabemos que nenhum governo português terá capacidade de gerir esta oportunidade e o mercado de trabalho português vai ser ganancioso e não vai pensar em desenvolvimento de negócios de alto valor acrescentado de longo prazo.

    EDIT: downvotes por falar em atrair emigração qualificada e evitar tornar Portugal num hub de turismo, restauração e outsourcing de IT para pagarem menos aos funcionários

  7. Uma questão, quando imigrante obtém cidadania portuguesa continua a ser contado nestas estatísticas ou deixar de contar como imigrante ?

  8. Ainda bem para o pessoal das cidades. Deve ser tão enriquecedor estas novas culturas. Como os invejo.

  9. Só leio números, estatísticas, definições, mas haverá alguém interessado em falar, por muito m|rdosos que lhe possam parecer, sobre cultura, identidade e “modos de vida” portugueses a preservar, se os portugueses, independentemente do rótulo de rac|stas, xenófobos e sei lá mais o quê, querem esta situação para o país??
    As nossas fronteiras não existem? A nossa nacionalidade não existe? A nossa nacionalidade tem, presentemente, identidade e valores a ela associados? Ou se, simplesmente, esta imigração “sem rei nem roque” é fundamentalmente errada, a vários níveis, para o nosso país? Se Portugal é actualmente um “país”? Pois qualquer um pode ser seu cidadão.

  10. Nesta thread: “Imigração aumenta o preço das casas e reduz os salários! Por isso temos de atrair imigrantes mais qualificados!”

    Na thread ao lado: “os licenciados em Portugal ganham mal! Nómadas digitais (imigrantes qualificados) pagam demais pelas casas”

  11. Eu juro que não percebo os comentários nestas threads
    Mas agora a culpa e das vítimas? A grande maioria veio ao engano por alguma empresa ou traficante de meia tigela
    E não é óbvio que o pais precisa de um boost de imigrantes para ver se daqui a 50 anos não somos 5 milhões ou assim

  12. Faltam aí os [20 mil ilegais em Arroios](https://www.jn.pt/local/noticias/lisboa/lisboa/em-arroios-ha-20-mil-imigrantes-ilegais-e-alguns-vivem-em-condicoes-desumanas-15823249.html#error=login_required&state=9e66c17b-39b6-4718-8496-bb78c539ee1d) e mais outros tantos não contabilizados. Devemos ter, à vontade, 1 milhão imigrantes, uma boa parte deles ilegais e outros que ainda estão à espera de residência (que os torna ilegais também).

    Esses 758 mil são os com autorização de residência.

  13. Quase 1/10 da população portuguesa ja não são portugueses, e isso é sem contar os ilegais e os que ja compraram a nacionalidade, sem contar que 1/3 dos bebés nascidos cá são de imigrantes. Pelo outro lado o tuga farta-se de emigrar, num século ou dois Portugal será uma mistura de America latina/africa, e o português será o novo Romani espalhado pelo mundo todo sem uma verdadeira casa.

  14. Basta ver uma thread com a palavra “imigrantes” no título para se saber qual vai ser o conteúdo dos comentários. Incrível. Não mudem, pessoal.

  15. Vendo isto positivamente,

    O serviço de arranjo de telemóvel ficará mais barato face à oferta.

    E a probabilidade de abrirem restaurantes com picanha aumenta.

    Win-win

  16. E se não aceitares és racista.

    Ainda esta semana uma colega minha levou com uma reclamação no Livro de Reclamações de uns indianos por não saber falar inglês.

    Ao ridículo que isto chega.

    E os brasileiros que falam rápido ficam ofendidos quando peço para repetirem.

  17. quero ver o que será do país daqui a umas décadas a este ritmo, se precisamos de imigrantes ? sim. Mas não desta forma sem controlo e critério nenhum .

  18. E agora do outro lado: Para os que estão nos 20s/30s, quantos dos vossos amigos de infância portugueses fugiram de Portugal para ter uma vida?

    Tenho mais amigos de infância entre holanda-belgica-inglaterra que na minha cidade.

    Num sentido de continuidade da sociedade, seriam eles os activos em Portugal, mas já não. Parece-me que estas décadas são meio de reorganização de população mundial, está tudo a ser trocado muito rápido ou talvez um sinal de um futuro onde as pessoas não tem raízes

  19. Portugueses nada vão fazer para melhorar a condição de vida, o trabalho precário vai aumentar, assim como assistiremos ao fenómeno de segregação/discriminação: estrangeiro em vez de tuga, pois o estrangeiro trabalha e cala, o português quer muitos direitos. Mas na discriminação só ocorre contra as “minorias”, o branco tem é que pagar por explorar outros povos!

  20. Eu fico puto pq o imigrante legal em PT sofre tanto ou próximo ao ilegal. Passei por todos processos e até hoje minha esposa e filho não tem autorização de residência e não posso visitar meus pais.

Leave a Reply