Conheça aqui as novas propostas do Governo para a habitação

15 comments
  1. Depois de ler as medidas de apoio á habitação, tendo a concluir que a montanha vai parir um rato.
    Pois têm a ideia que vão governar para sempre, eu pessoalmente não lhes dou mais de dois anos e já estou a ser bonzinho.
    Só espero que quem vier a seguir, faça realmente o que seja necessário para resolver.

    Mais uma coisinha, o alojamento local é o culpado, e esquecem-se que sem ele os centros das cidades nunca seriam renovados, e esquecem-se dos milhões de Euros que tem entrado em Portugal com o Turismo. Porto e Lisboa representa 55% das dormidas em AL, e antes que digam que tenho interesses no AL, informo que não.

  2. Essa das rendas pagas pelo Estado vai abrir a caixa de Pandora. Isto vai ser corrupção atrás de corrupção e vai transformar partes de cidades em bairros sociais gigantes.

  3. Mas o último plano nunca chegou a ser implementado, já há outro plano?

    Vão construir 35 mil casas por ano até 2030? Não há metas ou datas o que leva a crer que muitas das ideias vão cair por terra.
    Vão criar mais focos de habitação para arrendamento social? Pelos vistos sim mas não explicam como.
    Vão simplificar e controlar rendas para começar a por jovens na escada da habitação? Pelos vistos querem fim de vistos gold e ajuda ao arrendamento. Aleluia.
    Vão impor as regras do isolamento térmico? Vago

    Pequeno edit.

    Fico a espera sentado senhor PS. Que falta de detalhe… De visão de ambição. Isto admiti-se de um partido de oposição, manter coisas em aberto porque não sabem como vai ser o futuro quando for a vez deles. Mas de um governo de maioria absoluta? Enfim, onde está a visão do PS para a habitação nos próximos 5 anos, 10,20? Uma meia dúzia de palavras vazias e generalizadas e tá feito.

    Não, o PS tem que estar debaixo de fogo até apresentar um plano sólido e concreto!

  4. Arrendamento obrigatório de casas devolutas? Mas isto é sequer constitucional?

    Já pagam o triplo do IMI, o que é legítimo, mas não dar qualquer outra opção é um ridículo atendado aos direitos dos proprietários. Digo isto como proprietário de 0 casas.

  5. O governo tem dificuldade ou então não quer mesmo perceber que o problema da habitação é grande nas famílias pobres mas ainda maior na classe média (para a qual há zero medidas).

    É um fosse inacreditável entre que já é proprietário (portanto privilegiado) e quem está simplesmente à renda e será apoiado. No meio, há o vácuo, o vazio, o nada.

  6. Spoiler!

    Receita simples de bolo de chocolate:

    Ingredientes:

    2 xícaras de açúcar

    1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo

    3/4 xícara de cacau em pó

    1 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

    1 colher de chá de sal

    2 ovos

    1 xícara de leite

    1/2 xícara de óleo vegetal

    2 colheres de chá de essência de baunilha

    1 xícara de água quente

    Instruções:

    Preaqueça o forno a 180 graus C e unte uma forma redonda de cerca de 23 cm de diâmetro.

    Em uma tigela grande, misture o açúcar, a farinha, o cacau, o bicarbonato de sódio e o sal.

    Em outra tigela, bata os ovos, o leite, o óleo vegetal e a essência de baunilha.

    Adicione os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e misture bem.

    Adicione a água quente e misture novamente.

    Despeje a massa na forma untada e asse por cerca de 35-40 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.

    Retire do forno e deixe esfriar antes de servir. Você pode decorar o bolo com cobertura de chocolate, chantilly, frutas ou o que preferir.

  7. Proibir novas licenças de AL em todas as cidades do país é espezinhar o poder local e centralizar ainda mais o país. Um vergonha, governa-se o país como se se estivesse a gerir a câmara de Lisboa.

  8. Muito sinceramente estas propostas parecem positivas. Podem não ser as melhores para uma pessoa que trabalhe no meio ou seja conhecedora de todos os actores nestes processos.
    Mas msm sinceramente as propostas parecem responder a muitos problemas anunciados por muitas pessoas.
    Alojamento local, burocracia mais simplificada para a construção ou reconversão de imóveis, cedência de terrenos, benefícios fiscais para disponibilizar imóveis no mercado.
    As coisas na prática podem não funcionar pelas mais variadas razões mas factualmente o proposto responde ao que se tem dito, portanto qual é a critica a fazer?

  9. Há medidas que, carecendo de detalhe, até parecem bastante “corajosas” mas no geral continuo com a ideia que pouco vai alterar.

    E há outras onde o justo vai pagar pelo pecador que me irritam profundamente. Quem comprou casa a pronto ou adiou a compra vai pagar impostos a quem foi pouco precavido, enfim.

    Não malta, não são os vistos gold que vão mudar muito isto…

    E queria perceber melhor essa do estado arrendar para subarrendar… o estado já não dá conta do recado e vai-se meter a fazer exactamente o que?

  10. Tenho dúvidas sobre a questão do arrendamento coercivo, todas as outras parecem um plano na direção certa, embora muito insuficiente.

  11. O problema é estado a mais. Lá vão eles aumentar o papel do estado ainda mais. E se algumas dessas medidas são constitucionais, ainda é para ver…

    O problema é o mercado. O mercado está alto porque não ha oferta. Vocês acham realmente que se eu tiver uma casa para arrendar, eu não a vou arrendar se as condições me beneficiarem? O problema é a inabilidade de aumento de renda, que está fixa em 2%. Mas os custos de construção, também estão fixados em 2%?… Como vou eu renovar a casa se não poder ter margem de lucro? Para quê por uma casa à renda, se ela automaticamente fica menos atraente para compradores, já que muito poucos querem comprar uma casa arrendada em Portugal (devido aos regulamentos)?

    Aposto que muito pessoal aqui que adora a medida de pagar o aumento do crédito, tem taxas variáveis (como tem 92% do país). Eu já ha 2 anos dizia a todo o pessoal com quem falava do crédito, para fixarem a taxa. Agora, estão todos a queixarem-se que aumentou uns 200, 300, 400. Claro, querem beneficiar das taxas baixas, mas quando é para pagar pelo risco que tomaram, ninguém quer saber e querem que os “ricos” e a “banca” paguem pela irresponsabilidade financeira deles.

    E para quem se queixa que o banco deles não quer oferecer uma taxa razoável, tentem falar com o Bankinter que está disposto a negociar, pelo que ouvi de familiares.

    O maior problema é sem dúvida a falta de oferta. E isso é muito por culpa do PS, que tem estado no poder pela maioridade desde o 25 de abril. Vai para um lugar com muita oferta como a Itália e vê lá se eles precisam de estar a falar sobre estas medidas…

    A medida dos licenciamentos, é a única boa coisa ali. Conheço muito pessoal estrangeiro que não compra terreno em Portugal pelo facto de saberem que o processo da licença requer muitas prendinhas e cunhas nas câmaras.

    Uma coisa que acho interessante como um Português que já esteve no estrangeiro… para que teve o governo ir que pagar a alguém para fazer as tribunas todas customizadas e branded. É um exemplo perfeito de desperdício de dinheiro. Então uma tribuna normal, branca, não chega? Tem que se ir gastar dinheiro numa empresa de branding e marketing para fazer 3 tribunas todas lindinhas com o texto “MAIS Habitação?” smh.

    TLDR: O governo foi ao Chat GPT e meteu lá “Sugere 16 medidas para “melhorar” a habitação em Portugal, mas que realmente só pioram a maioria das coisas”

  12. Já vêm tarde, mas pode ser que ajudem. Que raio, este governo só faz merda e agira finalmente parece estar a mexer-se sobre um assunto importantíssimo e a malta é só refilar

Leave a Reply