PCP considera condecoração de Zelensky uma “afronta aos democratas”

43 comments
  1. PCP being PCP. Fdx nem com o velho maníaco fora de lá aquilo muda.
    Quanto é que os russos lhes pagam?

  2. Se este tipo de acusações não fornece causa provável para coadunação e espionagem política, não sei o que o fará.

  3. o PCP considera muito antidemocrático quando pessoas com ideologias diferentes da deles são eleitas :p

    diria que isso… é talvez… antidemocrático da parte do PCP

  4. Chama-se geopolítica. A veneração a Zelensky é uma forma de afrontar Putin e a Rússia. O que supostamente era fraco e inferior, e um simples comediante, é agora idolatrado e visto como duro, enquanto o outro que tanto se contorce para ser visto como machão, lá com os seus Judos e quê, e calendários em tronco nu, a andar de cavalo, é visto como fraco e falhado. Quem conhece o Putin sabe que nada mais o deixa louco do que o Zelensky ser visto como herói, e ele como cobarde. Apaparicar Zelensky também faz parte da estratégia do ocidente de roubar a Ucrânia à Rússia. Ucrânia como aliada dos States/EU contra a Rússia. É uma jogada de mestre. É algo que vá salvar vidas? Questionável. Possivelmente não. Mas vai enfraquecer a Rússia, que é o que os EUA querem.

    Agora, é Zelensky mesmo essa coisa maravilhosa que querem pintar? Bom, nem Zelensky é, nem os Ucranianos são. Na realidade, a Ucrânia é muito mais semelhante à Rússia a nível cultural e ideológico do que ao ocidente. Muitos dos problemas que a Rússia tem, a Ucrânia também tem. Alcoolismo, por exemplo. Corrupção. Racismo. Homofobia. Costumavam ser parte da mesma união, essencialmente. Quase todos os russos têm familiares na Ucrânia. Quase todos os ucranianos falam Russo. Ah, e não esquecer: Até ao ano anterior, a Ucrânia oriental era muito pro-Russia. Havia mesmo muitos ucranianos que apoiavam a Russia e queriam fazer parte da mesma.

    A Ucrânia está longe de ser aquilo que a comunicação social nos quer enfiar pela goela adentro. Aliás, aí 1 ano antes disto acontecer Zelensky e o seu país aparecia em páginas de jornais americanos onde se falava do quão corrupto a Ucrânia e o seu regime eram. Este homem está longe de ser um santo, e a Ucrânia está longe de ser um país exemplar.

    O que estamos a assistir actualmente é a ocidentalização forçada da Ucrânia em troca de ajuda militar. O movimento LGBTQ, por exemplo. O Zelensky a prometer introduzir novas leis de igualdade, etc. Ou seja, políticas à moda do ocidente. Porquê agora? Levaram com umas bombas em cima e mudaram radicalmente de mentalidade? Foram de ser um país brutalmente intolerante a serem só paz e amor? Não. Mas quando estás na merda aceitas curvar-te perante quem te oferece ajuda. É isso ou morrer. Se para sobreviveres precisares de adoptar uma identidade brutalmente diferente da tua, é possível que o faças. Eu para sobreviver votava no BE, sem pensar duas vezes. É isso que está a acontecer na Ucrânia. Estão a marchar em prol de ideologias nas quais absolutamente nada se reveem, sob o desejo desesperado de serem adoptados pelo ocidente. É puro instinto de sobrevivência. “Sim, dá-me comida e munições que eu chamo-te os pronomes que tu quiseres”.

    O mesmo aconteceu com o Japão. O Japão é um país asiático meio ocidentalizado, mas foi uma ocidentalização forçada. Tiveram de mudar a constituição para se alinharem aos princípios do mundo livre. Não há nada na génese Japonesa que seja minimamente semelhante ao ocidente. Se não tivessem sido forçados, seria pouco provável que agora fossem uma democracia. Simplesmente, não faz parte deles. Isto é um povo que até há umas poucas centenas de anos dava zero valor à vida. A vida valia muito pouco no japão. Matavam-te com muita facilidade e ninguém sofria muito por isso.

    Não obstante, o Zelensky mostrou qualidades de um lider digno de respeito, e o povo Ucraniano mostrou-se resiliente e corajoso. Merecem respeito e admiração por isso. Fizeram mais do que qualquer outro país teria feito? Não sei. Possivelmente não. Mas não interessa. Estão a passar por um terror agoniante, que eu não desejaria ao meu maior inimigo, por isso merecem um certo grau de respeito.

    Mas também é preciso evitar fanatismos e tribalismos. É isso que me parece que pouca gente consegue fazer. Parece que ou odeias o homem de morte ou achas que é deus e quem o criticar é um bot russo. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Quase nada, ou nada mesmo, é apenas ou bom ou mau. O Zelensky tem muitas qualidades, mas também tem defeitos. Até do Putin se pode dizer o mesmo. Tem imensos defeitos, mas também tem qualidades como lider.

    Por último, por mais horrendo que este evento pareça, é das coisas mais normais e recorrentes na história da humanidade. Dois países têm um beef e um resolve atacar o outro porque acha que tem algo que pode ganhar com isso. É a história de quase todas as civilizações. O ocidente é que agora que já invadiu tudo o que tinha para invadir e já tem tudo o que queria, resolveu decidir por todo o mundo que a cultura de invasão tinha de acabar. Mas não nos esqueçamos da nossa história.

  5. “PCP considera condecoração de Zelensky uma “afronta aos democratas””

    eu também considero o PCP uma afronta aos democratas… e esta ?

  6. > acusando o Presidente ucraniano de personificar “um poder xenófobo, belicista e antidemocrático, rodeado e sustentado por forças de cariz fascista e nazi”.

    Mas depois dizem que o PCP não promove a propaganda russa.

  7. Se o PCP tivesses tomado o poder pós 25 de abril, não tenham duvidas que haveria muita gente “desaparecida”, e a ilha do corvo já teria sido transformado num gulag há muito tempo

    Esses merdas adormecem todos os dias a sonhar com as balas que iriam distribuir por todos os contra revolucionários.

  8. > Os comunistas criticam esta condecoração “em vésperas das comemorações dos 50 anos da Revolução libertadora de Abril”, acusando o Presidente ucraniano de personificar “um poder xenófobo, belicista e antidemocrático, rodeado e sustentado por forças de cariz fascista e nazi”.

    Esses malditos Judeus Nazis fascistas!!!

  9. O que é uma afronta aos portugueses é um partido incapaz de condenar a bárbara agressão russa ainda ter assento no parlamento.

  10. Estes comentarios só me dizem que nao gostam muito de eleger deputados, devem querer seguir o caminho do CDS…

  11. Vou começar por deixar algo muito claro aqui: a invasão da Ucrânia pela Rússia é detestável. O governo russo deve imediatamente retirar todas as tropas da Ucrânia e propulsionar a sua reconstrução.

    Dito isto, não percebo a falta de pragmatismo deste site em relação à Ucrânia. Lá por ser a Rússia a dizer algo e usar como pretexto para guerra, por muito que exagerem a afirmação, não significa que não tenha bases de verdade. O governo ucraniano, liderado por Zelensky, tem um problema enorme com [nazis](https://www.fairobserver.com/region/europe/medea-benjamin-nicolas-js-davies-ukraine-war-russia-ukranian-neo-nazi-fascists-azov-battalion-89292/). O governo ucraniano tem um problema enorme com [corrupção](https://www.transparency.org/en/cpi/2021). O governo ucraniano tem um problema enorme com democracia, [tendo banido 11 partidos políticos, incluindo a sua maior oposição](https://www.wsws.org/en/articles/2022/06/23/hxae-j23.html). Podem tentar justificar isto como quiserem, mas os partidos foram legitimamente eleitos pela população para os representar. Ainda, o Zelensky usou a guerra como pretexto para [enfraquecer os direitos dos trabalhadores](https://www.opendemocracy.net/en/odr/ukraine-labour-law-wrecks-workers-rights/), algo que imagino seja excecionalmente grave para o PCP.

    Estou a dizer com isto que os ucranianos mereceram a invasão? Não, e apenas por má fé alguém argumentaria isso, não podem silenciar o escrutínio dos últimos 14 anos com acusações infundadas. Continuo a querer que a Rússia saia da Ucrânia e que continuem a enviar apoio humanitário.

    No entanto, é indubitável que os EUA e a OTAN têm utilizado esta guerra como pretexto para enriquecer o setor militar. Em especial, os EUA têm [feito de tudo](https://seymourhersh.substack.com/p/how-america-took-out-the-nord-stream) para esmagar o seu rival ideológico e ao mesmo tempo aumentar a dependência da Europa de si. Os próprios países europeus têm enviado uma quantidade ridícula de armamento, [sem grande escrutínio](https://moderndiplomacy.eu/2022/12/06/weapons-from-ukraines-war-now-coming-to-africa/).

    Engane-se quem pense que o apoio externo vem de um sentido de apoiar democracias. Os últimos 150 anos desmentem isso. Eu apoio os ucranianos na expulsão dos invasores para que possam restaurar a sua auto-determinação. Mas a trajetória belicista que estamos a fomentar só vai criar mais mortos, e são sempre os mesmos: os pobertanas miseráveis russos e ucranianos que não têm dinheiro para fugir e que se vêm, sobre ameaça de morte, obrigados a lutar uns contra os outros, quando muitos são irmãos, primos, amigos. Ainda os milhões da classe mais pobre de todos os países europeus, que foram absolutamente devastados pela crise económica subsequente.

    É possível providenciar apoio humanitário sem fustigar a guerra. As opiniões extremas que leio aqui vêm de pessoas que ou nunca conheceram ou se esqueceram da miséria que a guerra traz. Vem de um sentido alucinado de heroísmo desprovido de qualquer base material. Vem de quem se sente isolado economicamente da destruição que isto causa aos mais vulneráveis. É possível gostar de animais sem ser nazi. É possível observar os danos da emigração descontrolada sem ser ultraconservador. É possível advogar pelo fim da guerra e questionar a visão que nos transmitem sem ser um ativo russo.

  12. Condecorações valem muito pouco. Há muitos políticos que não merecem as condecorações que receberam ***herm*** Prémio Nobel da Paz.

    O Putin também recebeu a Legião de Honra Francesa lol.

    Quanto aos comentários do PCP, acho que esta secção de comentários já disse o que havia para dizer.

  13. Não sou comunista e também sou contra a condecoração

    Estas coisas só se dão no fim da guerra. Quem nos garante que o gajo não anda a torturar prisioneiros russos ou a matar opositores internos?

  14. Tomara que o povinho entendesse que a “democracia” comunista consiste num partido único em que se vota internamente quem manda em quê, enquanto o povo não tem voto nenhum na matéria. Literalmente não existe sufrágio universal. A “democracia” comunista é literalmente uma ditadura, mas “do bem” porque trabalha pelo “bem comum”, claro, em vez de trabalhar para os porcos capitalistas do imperialismo americano.

  15. Muito bem o PCP a não tomar partido nesta guerra entre a Rússia do Sr. Presidente Putin e a Ucrânia do filha da puta xenófobo nazi fascista ditador zelensky.

  16. Como eleitor do CHEGA nunca pensei concordar com o PCP em nada mas aqui estou eu.

    A minha (e a de muitos outros) interpretação deste conflito é que o mesmo foi instigado unilitarealmente pelos EUA, NATO e EU desde 2014.

    Portanto, Zelensky para mim não passa de uma marioneta que anda às ordens do tio Joe e que tudo fez para que o conflito escalasse até à invasão Russa.

    Tudo o que este gajo faz é pedir mais dinheiro e mais armas para mandar a sua juventude para o matadouro. Isso e reunir-se com a Blackrock e J.P.Morgan para discutir já quem vai ficar com o lucrativo negócio de reconstruir a Ucrânia.

  17. Eu também achei que fazer o Avante em 2020 foi uma afronta à saúde pública e ao senso comum, na altura pouco interessaram as afrontas ao PCP.

    Eu cá acho que a maior afronta aos democratas é a existência do PCP.

  18. E PCP uma afronta a todos os portugueses. Conseguiram até meter gente de esquerda contra eles, nesta guerra Rússia – Ucrânia

Leave a Reply