**Nota: TL;DR no final do post.**

“Ano Novo, Vida Nova”, é com este pensamento que muita gente depois da passagem de ano diz que vai mudar.

​

Queria dirigir este post aqueles que têm este pensamento e que decidem emagrecer no novo ano, mas vamos começar pelo mais simples e cada um pode ler o topico que lhe interessar.

# Quem somos

Venho-vos dar a conhecer a uma pequena comunidade de fitness PT, temos um subreddit (r/fitnessportugal) mas estamos mais concentranos em um servior de discord em que podem aderir [aqui](https://discord.gg/3q5R92NaWN).Na nossa pequena comunidade somos pessoas entre todos os niveis de experiencia sobre fitness, desde novatos até pessoas com mais de 10 anos disto e o nosso objetivo é partilhar as nossas experiencias e conhecimentos para podermos ajudar as pessoas a atingir os seus objectivos, sejam eles perder peso ou ganhar massa muscular.

Aproveito também para deixar aqui algumas estatisticas e resultados do progresso de algumas pessoas da nossa comunidade.

# Os Resultados

Entre 9 resultados de perda de peso recolhidos foram perdidos 155.65 kg, a maior perda foi de 55.6 kg em um ano.

Apesar de ter havido uns deslizes em dezembro visto haver muitos amantes de bolo rei, quando olhado a longo termo, mesmo com os deslises o peso atual nem se compara ao que tinham anteriormente, fazendo assim uma grande melhoria no seu bem estar e qualidade de vida, quotando um dos nossos membros:

“Com 105 fazia a caminhada do centro até minha casa que são ~25 mins e ficava todo soado e com os joelhos a morrerHa poucos dias tive que fazer outra vez e nem foi grande stress. Senti-me cançado claro mas não era uma completa exaustão e não tive dores nos joelhos.”

Também temos quem queira ganhar massa, porem muito menos gente, no entanto obtiveram optimos resultados, com uma media de ganho de peso de 1.5kg por mes, o que é excelente!

Deixo-vos também um grafico dos resultados de um dos nossos membros, que poderam ver [aqui](https://cdn.discordapp.com/attachments/917524335588175873/919952504064737290/firefox_IOSsJFRpLG.png), como podem ver, apesar dos deslises de Dezembro quando olhamos para o progresso global existe na mesma um grande progresso.

​

# A mensagem que queremos transmitir

Esta parte pode deixar alguns de vocês mais chateados, mas eu não estou aqui para vos dizer o que querem ouvir mas o que **têm** de ouvir.

Quem quer realmente perder peso tem que se deixar de desculpas, em um post deste genero que criei a um tempo vieram a dizer que têm “POCS”, ou têm X ou Y, pois, não estão sozinhas nem sozinhos, muita gente tem os mesmos problemas do que vocês inclusive temos pessoas com esses mesmos problemas na comunidade que vos podem ajudar, façam o que fizerem as leis da fisica iram permanecer iguais, com isto digo, é tudo uma questão de **CICO** (Calories In, Calories Out), para emagrecer simplesmente têm de comer menos calorias do que as que gastam diariamente, nada mais nada menos.

Não precisam de fazer a dieta da Instagramer Isabelina nem a da Youtuber Alberta, 99% dessas dietas que vêm online vai-vos fazer o mesmo, enquanto estão motivados aguentam a fome e comem em um defice calorico excessivo e perdem peso, apesar de muitas vezes o que perdem mais é agua, como o peso da balança desce, ficam contentes.

No entanto, passado uma ou duas semanas têm um deslize e lá volta tudo, ficam desmotivados e desistem mais uma vez.

Na nossa comunidade pretendemos ajudar a compreender que uma alimentação moderada e controlada é o ideal e arranjar maneira com que cada um consiga fazer disso o seu habito alimentar, partilhamos receitas baixas em calorias e altas em proteinas para haver sempre algo de novo a experimentar e a manter a consistencia.

​

# Não planear é planear para falhar

Voltar ao inicio, “Ano Novo, Vida Nova”, muita gente que quer emagrecer em Janeiro vai para o ginasio, fica lá um mês e desiste, pois muitas das vezes não obtém resultados nenhuns.

O ginasio é uma percentagem muito baixa de todo o processo, o importante não é o que fazem na vossa horinha no ginasio mas sim nas restantes 23 horas do dia.

Assim sendo, se fores uma dessas pessoas que já esta a pensar na “Vida Nova” ou se fores alguém já na sua jornada de fitness ou emagrecimento, pode partilhar a tua experiencia ou esclarecer as tuas duvidas conosco, desde a sua existencia (cerca de 3 meses) temos uma comunidade que tem-se ajudado e motivado entre si e esperamos poder fazer o mesmo contigo.

​

**TL;DR**: Somos uma comunidade de fitness que ajudamos quem quer perder peso ou ganhar massa, podem passar no r/fitnessportugal ou entrar no nosso [discord](https://discord.gg/3q5R92NaWN)

5 comments
  1. Quando me juntei a esta comunidade não sabia que ia ser a minha âncora . Nunca estive tão focado no meu treino e na minha dieta. Mil obrigados ao fitness Portugal por toda a ajuda .

  2. vou dar um olhinho nesse sub e no discord… voltei ao ginasio este ano mas saí em outubro por falta de tempo e desmotivação ao fim de 6 meses (deixando uma grande fidelização a meio)

    gostava de voltar a treinar em janeiro mas tbm nao sei como vou conseguir conciliar isso com os meus projetos que tendem a estragar todo o progresso que fim no ginásio (a cada um chego a perder ~4Kg num mês e já foram dois este ano… o meu objetivo é ganhar massa muscular)

    não planeio voltar ao ginásio, vendo como andam as coisas, não estou a ver sequer deixarem-me entrar num, tou a ver se crio um treino como deve ser para fazer em casa

  3. >Esta parte pode deixar alguns de vocês mais chateados, mas eu não estou aqui para vos dizer o que querem ouvir mas o que têm de ouvir

    Vou fazer o mesmo contigo, então.

    >Quem quer realmente perder peso tem que se deixar de desculpas, em um post deste genero que criei a um tempo vieram a dizer que têm “POCS”, ou têm X ou Y, pois, não estão sozinhas nem sozinhos, muita gente tem os mesmos problemas do que vocês inclusive temos pessoas com esses mesmos problemas na comunidade que vos podem ajudar

    Primeiro, suponho que estejas a falar de PCOS (ou síndrome do ovário poliquístico, em português), mas também não interessa muito, o que interessa é a mensagem geral que está a ser transmitida aqui. O “tough love” que tanto gostam no fitness não tende a resultar a longo termo para quem está a passar por um mau bocado. Quem tem excesso de peso, principalmente quando chega a obesidade, tem problemas psicológicos e/ou físicos que vão muito além de “desculpas” e que requerem muito mais do que um “Acorda para a vida!” para se resolverem. E o argumento de que a chamada de atenção pelo menos serve para que comecem a mudar, também não cola. Ser “fit” não dá o direito de se sentir superior a ninguém e/ou pensar saber o que é melhor para os outros. O peso tem que ser perdido pelas razões certas, não porque alguém diz que és um falhado(a) que não sai do sofá e só inventa desculpas.

    E o argumento de “não estão sozinhas nem sozinhos” é o mesmo que ires dizer a um gajo que está com depressão e que não se consegue tratar que “Há tanta gente com depressão, alguns em situações piores que a tua e tratam-se. Estás cheio de desculpas.”. Cada pessoa vive uma situação completamente diferente da outra, não podemos comparar. Pegando no exemplo do PCOS, há pessoas que engordam bastante com a doença e não conseguem perder, há pessoas que conseguiram perder e há pessoas que nunca sequer engordaram. Não dá para por tudo no mesmo saco. E sim, eu tenho essa doença combinada com um tumor pituitário. E sim, eu engordei 50kgs em 5 anos porque quando ambas as doenças começaram a fazer o meu corpo segregar quantidades enormes de insulina e cortisol, a alimentação que me tinha servido tão bem até então, deixou de servir. E sim, eu já perdi uma quantidade significativa desse peso (12kgs) **a partir do momento em que fui seguida por um endocrinologista, um ginecologista e um nutricionista** ***ao mesmo tempo***. Até então, só recebia opiniões conflituosas e gurus do fitness com teorias que faziam zero sentido para a minha situação.

    >Não precisam de fazer a dieta da Instagramer Isabelina nem a da Youtuber Alberta, 99% dessas dietas que vêm online vai-vos fazer o mesmo, enquanto estão motivados aguentam a fome e comem em um defice calorico excessivo e perdem peso, apesar de muitas vezes o que perdem mais é agua, como o peso da balança desce, ficam contentes.

    Pois não, não precisamos. Mas CICO não passa de ser mais uma “dieta” da moda que finge que não o é porque está assente “num princípio básico de física”. Lá porque faz perder peso, não quer dizer que seja saudável. Uma generalização de que “consome menos calorias do que gastas, perdes peso de forma saudável”. E que mais uma vez, não funciona em todos os casos. Se eu fizesse CICO na forma em que apenas tinha atenção ao número de calorias, estava tramada. A minha resistência à insulina está-se a cagar para o facto de eu ter comido menos calorias do que gastei, se essas calorias foram todas pão ou bolo rei.

    ​

    Dou os meus parabéns a todos aqueles que perdem peso **de forma saudável.** Dou os meus parabéns àqueles que tentam viver uma vida mais saudável e continuam a fazê-lo mesmo quando a vida traz mais advertências. Dou os meus parabéns, até, aos ditos “viciados no ginásio”. Esse tipo de dedicação é de louvar, conheço algumas dessas pessoas e são impecáveis, ao contrário do estereótipo de que toda a gente que passa muitas horas no ginásio é bronco, do qual também sou contra. Mas não consigo mais ignorar a cultura de que a culpa é sempre do gordo e ele deve ser castigado por isso até finalmente ficar magro e se não fica magro são só desculpas.

    ​

    Espero que este comentário te faça refletir e pensar melhor da próxima vez que falares com alguém que quer perder peso, porque no final de contas fiquei com a impressão de que não tens, de todo, más intenções com este post, pelo contrário. Se de nada servir, nem para ti nem para ninguém que o leia, que se lixe. Fico na minha esperança de que um dia a mentalidade mude.

Leave a Reply