Salários vs Preço m^2 de habitação

42 comments
  1. OP ! Podes super impor este?

    [https://www.pordata.pt/portugal/fogos+concluidos+em+construcoes+novas+para+habitacao+familiar+total+e+por+tipologia+do+fogo-189](https://www.pordata.pt/portugal/fogos+concluidos+em+construcoes+novas+para+habitacao+familiar+total+e+por+tipologia+do+fogo-189)

    ​

    Ja agora, se nao for pedir muito ? :3

    [https://www.pordata.pt/portugal/montantes+de+emprestimos+concedidos+no+ano+a+particulares+total+e+por+tipo+de+finalidade-2844](https://www.pordata.pt/portugal/montantes+de+emprestimos+concedidos+no+ano+a+particulares+total+e+por+tipo+de+finalidade-2844)

  2. Se nada mais mudar , só resta a cada um de nós a redução das horas trabalhadas e a geração de fontes alternativas de rendimento. O modelo das 40h/salário fixo está esgotado e entregar “mais” aos “mesmos” não resulta.

  3. O importante é manter em mente que não há nada de errado com o actual sistema económico, e que na verdade a maneira como as coisas estão organizadas agora é a única possível, e a natural ordem das coisas.

    🤡🤡🤡

  4. Este gráfico demonstra bem o crescimento económico que a imigração trouxe…. ah espera… bom, pelo menos demonstra que os salários cresceram um pouco com o governo de esquerda… ah espera… os dados não estão ajustados à inflação… a culpa é do Passos!… ou do Ventura!… ou de ambos…

    ^(/s)

  5. Se percebi bem:

    * De 2015 para 2022, o salário médio aumentou 21%;
    * De 2015 para 2022, o preço médio nacional de uma habitação por m^2 aumentou 117%;
    * De 2015 para 2022, o preço por m^2 de uma habitação no distrito de Lisboa aumentou 154%.

    É isso?

  6. O que isto está a precisar é de mais estimulação, tipo vistos de residência automáticos para toda a CPLP.

    Vai ficar tudo bem…

  7. Obrigado PS por abrires as pernas do nosso país a todos os que querem vir! Entretanto nem com salário de informático posso comprar uma casa de jeito.

  8. Há gente a fazer muitoooo dinheiro com os salários ridículos que pagam…
    Mas o tuga engole…

  9. Assustador, mas esta representação gráfica pode não evidenciar o problema real.

    Estão representadas 2 variáveis, os salários médios e o preço das habitações, mas agora eu pergunto: em qual delas estamos mais desfazados do resto da Europa? Nos salários ou nos preços das habitações?

    Estou mais inclinado para a primeira.

    Penso que, caminhando para um futuro cada vez mais globalizado, iremos ter os preços (de tudo, não só das casas) tendencialmente mais aproximado.

    Acredito que o trabalho também será mais globalizado, resultante da evolução tecnológica, e que o poder de compra também se normalize eventualmente, mas isso não acontece, nem de perto, ao mesmo ritmo a que pessoas de qualquer parte do mundo utilizam o seu poder de compra em qualquer parte do mundo.

    Esse ritmo é, obviamente, influenciado pelas políticas de cada país.

  10. O resultado das políticas monetárias de easing do BCE e políticas legislativas de esquerda em 7 anos.

  11. Deviam era meter aí o custo por M2 do distrito de Faro e o salário médio do Algarve, aí sim é q vão ver o q é hardcore

  12. Estamos num bom caminho de ficar como a Hong Kong da habitação.

    Aguardo pelas “cage homes” a 300 euros e wc partilhado por 50 pessoas.

  13. Continuo a pensar que a bolha imobiliária em Portugal vai estourar não tarda nada e muitos desses senhorios vão ficar a arder com casas por arrendar.

  14. O preço das matérias primas é a nível internacional os mercados internacionais não querem saber quanto o português ganha por eles até podias ganhar 30€ por mês.

    Compreendam que há dois tipos e cidadãos neste mundo aqueles que vivem em países onde os salários são elevados e sobem acima do custo das matérias primas, e aqueles que vivem abaixo desse limiar e onde apenas a elite pode ter casas. Portugal cada vez mais aproxima o segundo tipo.

  15. Muito bom gráfico. Podiam colocar uma linha só para o salário nominal médio do Distrito de Lisboa. Só em abono da ciencia e a ver se são mesmo mais coitados que os outros.

Leave a Reply