King of Pastry!

29 comments
  1. Sem conhecer quase nenhum dos doces da lista aposto que facilmente cabia aí metade da nossa doçaria tradicional / pastelaria.
    Podemos ter muitos defeitos, mas comida boa, doces neste caso, temos para dar e vender.

  2. Não concordo que distingam o pastel de nata do pastel de Belém. O pastel de Belém é “só” um pastel de nata muito bom. Assim qualquer bolo com uma receita ligeiramente diferente tinha de mudar de nome. Não faz sentido.

    Posto isto, o pastel de nata devia somar 9,7 pontos.

    Ps: é mesmo o melhor bolo do mundo!!!!!

  3. Finalmente alguma justiça para a bola de berlim!

    (Continua a ser a minha teoria da conspiração que a Bola de Berlim – superior à Nata – só não foi escolhida como pastel representante do nosso país porque tem nome de capital alemã e isso iria causar confusão nos estrangeiros.)

  4. Estou confuso com a bola de berlim. Isso é português desde quando? Fui confirmar na net, e nos sites que vi todos dizem que é um doce tradicional alemão e que chegou a portugal durante a segunda guerra mundial. Alguém sabe mais detalhes e consegue explicar o porquê de ter a bandeira tuga?

  5. As someone who just ate a bola de berlim today, I’ll confirm that it’s deserving to be on this list.

    Mes o pastel de nata e um clasico. Eu sabe fazer em casa, posso dizer que nao e facil. Dexia cozinhando por mais de 10 min @ 500c eles queimarao eu todo essa trabalho ficar para nada. Algumas pessoas não gostam de pagar um euro por isso, mas dá muito trabalho.

  6. Três breves considerações:

    1 – O pastel de Belém é só um pastel de nata com taxa premium para vender ao turista.

    2- O croissant não é francês, é austríaco.

    3 – Falta nessa lista o pastel de Tentúgal.

  7. Os nossos doces são muito bons modéstia à parte. Falta também queijadas de Sintra nessa lista.

  8. Apenas por curiosidade: vivo numa cidade pequena no sul da Suécia e há uns meses o supermercado Lidl aqui da terra fez uma semana Ibérica com promoção de produtos de Portugal e Espanha. Entre eles haviam pastéis de nata, feitos (ou aquecidos na secção de padaria do supermercado) e o que aconteceu foi que o sucesso de vendas foi tão grande que passaram a vender sempre. Penso que na Inglaterra encontram-se facilmente mas aqui é muito raro. No entanto esta é apenas mais uma prova como os pastéis de nata são mesmo um tesouro da nossa culinária que não é tão promovida e conhecida como a de outros países.

  9. Não tínhamos ganho tambem o primeiro lugar para o pior com o Bolo Rei?

    Pior pastelaria do mundo? Temos!
    Melhor pastelaria do mundo? Também temos!

  10. o pastel de Belém tem claramente que ser distinguido do comum pastel de nata tal a diferença de qualidade… mas para efeitos desta lista bem que podia ter sido considerado a mesma coisa… mas pronto assim ficamos com os 2 melhores

  11. Misturar gemas e açúcar é uma das maiores invenções de todos os tempos. E tudo porque as freiras não tinham o que fazer com as gemas. Não sou católico, mas se me perguntassem qual é a maior evidência de intervenção divina, este seria o meu exemplo.

  12. Nao querendo ser mau, mas tanta gente a dizer que a pastelaria portuguesa é a melhor, acho que temos aqui um grande bias nacional. De certeza que no subreddit suíço/austríaco/búlgaro/gabonês for all I care estarão a dizer o mesmo. Também com pessoas que viveram no estrangeiro a jurar que é verdade. Apreciem mais as diferenças!

Leave a Reply