O que me irrita mesmo profundamente é a completa iliteracia orçamental da população portuguesa e da malta deste sub, esquecendo-se que **o estado somos todos nós**, e que não há dinheiro do estado nem do governo, **há dinheiro dos contribuintes (o vosso dinheiro resultado do vosso suor e trabalho)**.

Nunca se esqueçam que **o governo apenas administra o nosso dinheiro**. Quando uma classe profissional pede mais ao governo, não está a pedir ao governo, **está na realidade a pedir-vos mais dinheiro do vosso bolso**. O mesmo quando o governo decide nacionalizar uma companhia aérea ou resgatar um banco. É do vosso dinheiro.

Isto não é um rant de esquerda ou direita, socialista ou liberal, é **um rant contra a iliteracia orçamental**. Se os contribuintes acham que certas classes profissionais merecem parte do resultado do seu trabalho, como certamente muitos merecem, ora muito bem, que assim seja. Não façam é do governo saco de pancada, como se o dinheiro viesse dos membros do governo. Não, **quando o governo cede a determinadas reivindicações, o dinheiro vem do vosso bolso, não do bolso dos ministros, dos deputados ou dos secretários de estado**. **O governo apenas administra o nosso dinheiro**.

Vede o mais recente caso da recuperação de tempo da carreira dos professores (não serve o presente rant para debater a justeza destas reivindicações). De acordo com a [sondagem](https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/apesar-de-afetada-pelas-greves-maioria-defende-recuperacao-do-tempo-da-carreira-dos-professores-15898695.html) da Aximage 92% dos portugueses concorda, mas [quando](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/1117g3q/estarias_dispon%C3%ADvel_para_pagar_mais_56_por_ano_em) perguntamos se estão disponíveis para pagar a respectiva factura, a maioria diz que não. É como dizeres ao teu único filho de 10 anos, sendo tu o único que o sustenta: “eu concordo que tens direito à Playstation desde que não seja eu a pagá-la”!

Isto só se resolvia com mais literacia financeira e com democracia direta, tipo assembleia de condóminos: cada despesa pública a partir de determinado valor seria quantificada o quanto custaria a cada contribuinte e teria que ser aprovada em referendo online.

Epílogo:

Outra coisa que também me irrita profundamente, nesta lógica, são eufemismos para dinheiro. Porra, digam logo o que querem que não tem mal nenhum, deixem-se de eufemismos (“o governo precisa de apresentar “respostas”, “soluções””). Quando vocês vão pedir aumento ao patrão também pedem mais “soluções”? Ou mais “respostas”?

37 comments
  1. Se o dinheiro dos contribuintes não fosse mal gerido pelo Governo, em negócios ruinosos e calmbalachos duvidosos, não haveria os problemas que há – agora- em pagar às classes profissionais exploradas e sub-remuneradas pelos organismos do Estado.

    Não é aos contribuintes que se deve pedir mais, é ao Governo mesmo. Quem tem a responsabilidade pela alocação do dinheiro dos contribuintes é o Governo. Pede-se ao Governo que pare de desbaratar o dinheiro dos contribuintes.

    Esta mentalidade de continuar a encarar a corrupção e má governação como factos consumados só serve para acobertar os abusos das classes governantes.

    O Governo tem poderes previstos na constituição para mudar supervenientemente negócios e reverter situações, quando o superior interesse da nação assim o exija. Só não os usa/tem usado, porque não é do proveito dos grupos de interesses estabelecidos no poder.

  2. ” Quando vocês vão pedir aumento ao patrão também pedem mais “soluções”? Ou mais “respostas”? ”

    Geralmente peço a dignificação do meu trabalho.

    Ele geralmente dá uma gargalhada e depois convida-me para ir às meninas.

  3. Só os beneficios fiscais para estrangeiros em portugal do governo custam mais de 1000 milhões por ano.

    Há muito por onde ir buscar sem aumentar o gasto geral.

  4. “O governo administra o nosso dinheiro”

    Pois aqui é que está o problema. Não há dinheiro? Claro que há, já enterraram uma boa parte na TAP e agora enterram noutro lado qq

  5. É verdade, o governo administra o “nosso” dinheiro. Mas o que me irrita é a má administração.

    Ter que pagar 500 mil de indemnização à Alexandra Reis…
    Dar milhões em prémios a administradores da TAP

    Pagar 300 mil euros por um pavilhão multiusos que nunca sequer começou a ser construído

    Construir um palco por milhões (tirando o facto de, por ex Fátima, já tinha espaço para tal)

    Gastar 600 mil euros num obelisco em Oeiras

    Derrapagem do custo das obras no Hospital Militar de 750 mil para 1.7 milhões

    Subvenções vitalícias milionárias

    Salário de 17 mil euros ao governador do banco de Portugal

    E a lista continua…

    E depois vês muitas situações onde o dinheiro seria melhor aplicado como:
    Uma escola com ratos e WC em péssimas condições
    Isto do arrendamento coercivo mas o estádio tem mais de 700 imóveis vazios à espera de sei lá o que

    Professores do norte terem de ir para o Algarve darem aulas (onde está a lógica disto?)

    E a lista continua… Tanta coisa mal administrada

    E a corrupção toda que anda para aí e só aplicam 3 das 15 recomendações do conselho europeu

    E corrupção em cada esquina… Enfim…

    E a tua última parte, sem dúvida alguma. Apresentem soluções em vez de apenas dizer que é está mal. Vejo o PSD e outros a dizer que o PS tem de implementar melhor medidas, mas não ouço as melhores medidas muitas das vezes.

  6. Um dos problemas do pais, é que temos de fazer mais para os outros compram. inovar, inventar produtos. e parar de dizer, que se compra tudo feito.

  7. >O que me irrita mesmo profundamente é a completa iliteracia orçamental da população portuguesa e da malta deste sub

    Obrigado por mostrares a tua!

  8. O problema de pagar isso aos professores é a caixa de Pandora que vai abrir… Vem todos os outros que trabalham para o Estado pedir o mesmo.

  9. De eufemismos para dinheiro está o governo cheio, inclusivé acho que há uma falta de transparência enorme em relação a coisas relativas ao orçamento de estado. Onde pode alguém leigo como eu ver onde o estado anda a gastar o dinheiro? Porque é que não existe (que eu saiba) uma plataforma acessível a todos, e simplificada, com os dados de onde entra e sai o dinheiro? Acho que algumas visualizações interativas ajudariam muito.

    Posto isto, as pessoas revoltam-se porque o dinheiro é claramente mal gasto. Em vez de ir para a população ou para resolver problemas essenciais, como os professores/educação, saúde, transportes.. vai para instituições e problemas secundários que defendem os interesses de poucos.

    Outra coisa, se não há dinheiro, porque é que raramente vejo o governo a discutir como fazer mais dinheiro? Porque é que raramente discutem investimentos de longo-prazo na nossa indústria? Parece que só estão interessados em gerir o pouco dinheiro que temos, mas nunca em criar mais riqueza de forma sustentável.

  10. Continuam a ordenhar o meme da “literacia”. Não há um dia em que alguem não acuse desconhecidos de iliteracia e depois larga umas bojardas que, enfim… As greves e os protestos fazem parte do processo democrático. Inúmeros benefícios e avanços sociais sairam da disrupção do protesto e da concertação social.

  11. Gostava tanto que este user estivesse certo e fosses deputado do PS, caso não o sejas, só digo que é surpreendente na realidade que nos encontramos o problema orçamental ser este tema.
    Vamos fazer palcos e andar de avião que isso sim,

  12. Portanto estás a dizer que o povo tem pouca literacia financeira…

    Mas que isto só vai lá com democracia directa?

  13. sim, o NOSSO dinheiro, injetado no que lhe convém, para eles andarem para aí armados em putos da primária a mandar boquinhas uns aos outros no parlamento, basearem a economia num turismo que é SAZONAL, priorizarem os estrangeiros e aprovarem uma lei que lhes permite não terem que dar justificações à cerca da utilidade que deram ao dinheiro dos contribuintes

  14. Sabes que é possível pedir coisas ao estado sem ter que pedir mais aos contribuintes, se não gastares em coisas supérfluas, certo?

  15. Há dinheiro para mais e melhor, está mais do que a vista, o problema é a corrupção, se Portugal não tivesse qualquer corrupção tinhamos com certeza o básico garantido, como a saude, educação e a segurança, é só ver nas noticias os milhões perdidos e/ou mal gastos, e pensar que essa é apenas uma pequena parte, há muita merda que está para ser descoberta e outras que nunca serão descobertas..

  16. Isto só pode ser a máquina de propaganda do PS a funcionar.

    A quantidade de lixo que dizes é impressionante. Mas acreditas mesmo no que eacreveste?

  17. Acho isso uma questão de semântica… o problema é mesmo que a maior parte de Portugal não contribui muito para essa bolsa de dinheiro.

  18. Excelente post.

    Esta fantochada dos professores resolvia-se facilmente, era propor uma lei para criar um imposto especial que permitisse pagar aos professores, tipo taxa RTP, e colocar à aprovação dos portugueses.

  19. Que texto tão deficiente. O dinheiro pars governar vem não só de nós como de fundos europeus(regra geral esse já tem onde ser gasto).
    Mas ninguém pede dinheiro ao governo, só pede que ele seja BEM APLICADO.

    Um post tão grande, palavras todas xpto e não disseste nada

  20. Bora melhorar a qualidade de vida tugas say

    Malta no Reddit, mas que tão disponíveis para pagar 55€ a mais de impostos? What não compreendo VCS são mesmo iliterados.

    Oh Zé, eu não quero mais impostos, eu quero é que o estado se apodere da puta do imobiliário (ao mm tempo não) para que os preços estabilizem e fiquem fixos como em muitos outros países que e que me permitam viver sem pagar 90% do meu ordenado, pelo menos ficar com 5€ para uma bubaloo.

    Se eu dou mais exijo mais. Eu não quis o congelamento das carreiras dos professores em primeiro lugar.

    Portugal é dos únicos da Europa a pagar taxas e taxinhas umas por cima das outras. E tu dizes me que daí não sai guita suficiente? Mostra me dados concretos como o governo não consegue pagar os 55€ sozinho..

    Queres um exemplo ? Taxas de envio de merdas que tu já pagaste mas que vem fora da Europa. Então compras um dildo por 30€ já com IVA no país de origem, depois é enviado para ti e recebes uma carta da at olha tá aqui tens 50€ para pagar, ok esses 50€ são iva baseado em custo do custo do produto, iva, envio, custo de shipping (guess what tb tem Iva)
    Resumindo vais pagar 50€ em Iva calculado com base no custo e iva dos outros

    Que sentido é que isto faz ? Nenhum eu sei. Daí eu te dizer como é que queres melhorar a vida de alguém dizem do lhe nesta altura olha paga aí mais 55€ prós professores coitaditos.

    O estado é o intermediário por alguma coisa, o estado tem o dever de assegurar uma vida digna para todos nós.

    O que eu quero é o Sns em bom estado, quero ligar para as urgências e quero ouvir que a fila de espera para a pulseira verde é 10 min, quero ir às urgências e confirmar isso.
    Não ficar 8h ao frio no meio de pessoas doentes, a espera que me chamem e nem tenho o direito de ver um médico.
    Quero ir ao meu centro de saúde e ter médico não é andar doente e só ter vaga 3 dias depois de já estar bom.
    Quero ir ao centro de saúde e puder ser atendido mesmo que não tenha trazido a minha máscara, porquê? Parece que os centros de saúde e hospitais estão a ficar sem recursos não pude entrar no centro de saúde porque não tenho máscara, mas tbm não a poderia ir buscar ao supermercado porque tinha 2 cêntimos na conta, porque ? Novamente a renda é 90% do ordenado.

    Sim eu quero uma melhor vida em Portugal
    Mas não amigo não quero pagar mais 55€ de carga fiscal..
    Principalmente se o meu ordenado é o mínimo 😉

  21. As pessoas diziam que não descontavam mais para a reforma na educação porque já descontamos que chegue para a educação e saúde serem bem melhores.

    O problema é a corrupção, as PPP, as injeções nos bancos e na TAP, entre outras. Até o poder local é corrupto.

    Por isso, sim, acho que tanto quem prepara o futuro do país como quem salva vidas todos os dias merece receber um salário digno e se isso é possível simplesmente administrando os fundos de uma forma competente e não criminosa porque é que haveria de querer descontar ainda mais porque apenas porque é dado garantido que dinheiro vai ser desviado

Leave a Reply