Setores conservadores da Igreja criticaram divulgação de detalhes dos abusos, mas vítimas agradecem ter sido “ouvidas e validadas”

7 comments
  1. >Os testemunhos de vítimas de abuso sexual, lidos na apresentação do relatório da Comissão Independente que analisou os casos na Igreja Católica portuguesa, “inquietaram todos”, surpreenderam a Igreja e mereceram críticas dos seus setores mais conservadores. O psiquiatra Daniel Sampaio, que integrou o grupo de trabalho, garante que as vítimas se sentiram “validadas”. As organizações de apoio reconhecem a importância de se falar sobre o assunto, mas assumem que isso pode intensificar o trauma. A recomendação, diz a Ordem dos Psicólogos, é partilhar os detalhes dos casos em fórum próprio, mas a exceção pode ter vantagens. Agora, é preciso apoiar as vítimas.

  2. Um clássico na sociedade portuguesa: que alguém tenha feito merda, e neste caso a pior merda possível e imaginária, bom, enfim. Agora, que alguém *fale* disso e aponte o dedo, bom, **isso** é que é inadmissível!

  3. A impunidade com que, pessoal da igreja católica fala é chocante.

    O que insinuam e afirmam, de forma clara, é terem uma superioridade moral e social acima da própria lei e constituição.

  4. Tadinhos dos conservadores da igreja. Imagina terem que lidar com factos por uma vez na vida e não se safarem sem qualquer escrutínio. Tenho uma pena…

Leave a Reply