Governo não vai cumprir promessa de entregar um milhão de computadores a alunos – SIC Notícias

27 comments
  1. Então o governo devia obrigar as famílias que não se querem responsabilizar a receberem o pc contra vontade? Ou devia comprar mais quando não dá vazão a todos os que comprou?

  2. O título é um bocado clickbait.

    Mas entendo os dois lados..

    Por um lado os pais não querem aceitar um termo de responsabilidade para os entregar em bom estado

    O estado não os quer dar e receber todos lixados.

    Se os pais não estão a aceitar as condições, é natural que a meta não seja cumprida.

  3. Foda-se, que estupidez! O que é que o meu puto de 10 anos ia fazer com um milhão de computadores?! Ele custa a ter espaço no quarto para guardar legos!!

  4. Governo não vai cumprir promessa ~~de entregar um milhão de computadores a alunos~~ – SIC Notícias

    Devia ser assim. Mas qual é os efeitos práticos disto mesmo? Nenhum.

    Fazer ou não fazer as consequências para os responsáveis são as mesmas.

  5. Eu como técnico superior de Informática numa escola secundaria posso dar as principais razões que os pais dos alunos não autorizam a entrega dos portateis (emprestados pelo estado):
    – Portateis de muito má qualidade, com alguns que até os parafusos saem sozinhos com o uso normal/aquecimento do mesmo
    – Falta de existencia de um seguro/caução em caso de danos… visto que os danos comuns (ecrã e teclado) pode vir a custar entre 100 a 300€
    – E devido a causa acima um encarregado de educação está a pagar arranjos por algo que no final vai ter de devolver, então prefer comprar um portátil barato velho nos usados. A minha unica critica sobre esta opção é que dado a falta de literacia informatica dos pais… pode até ser uma otima escolha (comprando um thinkpad de 200€) ou acabando por comprar um portatil completamente obsoleto e velho (já vi malta a comprar portateis do tempo do velho “E-escolas”, no tempo em que 3gb de ram era normal, e ainda com o HDD original)

  6. Os computadores do primeiro ciclo são extremamente frágeis.
    Acredito que mesmo com muito cuidado, nas mãos de uma criança entre os 6 e os 10 anos facilmente se estraga.

    Além de serem frágeis, são fracos. Ninguém estava à espera de portáteis topo de gama, mas chega a ser desesperante a performance daquilo.

    Para acabar em beleza, os PCs trazem instalado Office 365, não licenciado porque o agrupamento de escolas não tem licenciamento para os alunos. O que faz com que seja necessário:

    A) comprar uma licença;

    B) instalar um Office perna de pau;

    Portanto além de frágil e fraco, ainda vem sem uma das ferramentas mais importantes para os miúdos.

    Outra questão interessante é que os portáteis são acompanhados por um router com internet móvel, que imagino eu tenham sido negociados em igual número aos portáteis.

    Ora se os portáteis não estão a ser entregues, os routers também não estão e muito provavelmente estão encaixotados algures, mas com as mensalidades a serem pagas às operadoras…

    Mais um projeto muitíssimo bem executado portanto.

  7. > Os 600 mil computadores que comprou ainda não foram entregues e a razão prende-se com a declaração de responsabilidade, que as famílias recusam assinar.

    Nunca percebi porque querem meter os computadores nas mãos dos alunos em vez de equiparem as escolas. Equipes salas e dêem salas de estudo e trabalho aos alunos para poderem fazer os trabalhos de casa e estudarem se não tiverem meios em casa.

  8. Normal… O que é que este governo já prometeu e cumpriu?
    A minha filha que estuda no 10° já recebeu o dela mas está sem qualquer uso, está arrumado para nao se estragar.
    E assim vai ficar até acabar o secundário já que tem o dela.
    Nem sequer dá para colocar no seguro da casa dado que tecnicamente nao pertence e nenhum dos residentes, pelo menos foi o que me disse o agente da seguradora, ou seja se há um azar pagas.
    Para isso fica arrumado até ser devolvido e o desgraçado que o vier a receber a seguir vai receber um portátil rigorosamente novo mas completamente obsoleto.

    EDIT: safa-se o cartão sim do router que traz 12gb por mês, já anda no meu tlm.🤫

Leave a Reply