Qual a chance?

25 comments
  1. A chance é, no longo prazo, inevitável. Acontecer a uma pessoa específica num dia específico numa rua em específico, raríssimo. Acontecer em geral e alguém postar a fotografia, iria acontecer eventualmente sem dúvida.

    É como ganhar o Euromilhões. Acontecer a uma pessoa específica é raro, mas há tantos sorteios e tantos apostadores que no longo prazo acontece “sempre”. Ou qual é a chance de a minha conta do supermercado ser “certinha” e acabar em zero cêntimos. Parece extraordinário, mas estatisticamente acontecerá uma vez em cada cem (em termos teóricos). Portanto se eu controlar recibos suficientes vai acabar por acontecer.

    ​

    Parte matemática chata:

    Imaginemos que todos os carros em Portugal estão dispostos em fila. Seja o número de carros *x*.

    A probabilidade de um carro ter ao seu lado uma matrícula com um desvio de +/- 1 é de *2/x* (do total de *x* carros, apenas 2 têm esta característica). A probabilidade de isto não acontecer é *1 – 2/x.*

    Tendo *x* carros, a probabilidade de todos eles falharem esta coincidência é *(1 – 2/x)^x.*

    Quando *x* tende para infinito esta probabilidade é de *1 / e^2.* Se em vez de infinito usarmos os milhões de combinações possíveis não ficamos muito longe desta resposta.

    A probabilidade de não falharem todos (portanto de este cenário acontecer pelo menos uma vez) é *1 – 1/e^2* ou aproximadamente 86.5%

    Agora imaginemos que os carros podem mudar de posição e estacionar perto de outro (semialeatoriamente) todos os dias… Todos os dias há esta probabilidade de 86.5% de acontecer a coincidência.

  2. Eu encontrei aleatoriamente o carro com matricula a seguir à minha, sendo que o carro nessa altura já tinha mais de 15 anos.

  3. Pode-se sempre contar com o r/portugal para ser um chatarrão da piça e deitar abaixo qualquer vislumbre de encanto infantil/inocente.

    Sim a lei dos grandes numeros existe, sim sao carros comerciais. Mas epá…

    E já agora esqueceram-se de mandar vir porque “bom bom era se o carro com a matrícula 13 estivesse à esquerda e o 14 à direita, assim nem tem piada”

  4. Aconteceu exatamente isso com o meu pai quando estávamos numas férias em família no Algarve.
    Um homem ia a conduzir atrás de nós e começou a apitar várias vezes. Nos não percebíamos o porquê mas decidimos parar o carro (isto numa rua residencial). O homem saiu do carro e dirigiu se à porta do condutor (onde estava o meu pai) e disse “já reparou no meu carro?”.

    Literalmente eu estava no banco de trás e olhei pelo vidro. Um carro exatamente igual com a matrícula tal como na foto do OP (mas ambos com as matrículas “antigas”).

    Qual a probabilidade de ir de férias para o Algarve, estar numa rua ao calhas e isto acontecer ahah

    Edit: Esqueci-me de mencionar. Sou de Lisboa

  5. Os meus pais conheciam o dono do carro com a matrícula anterior.

    Factos inúteis à parte, pode ser o teu dia de sorte OP!

  6. Lembro-me quando era puto na rua do Monte dos Burgos no Porto, onde é hoje a Domus Social ver sempre Smarts estacionados lá todos eles com matrículas seguidas. Sempre que passava lá via uns 10 seguidos com as matrículas iguais.

  7. Carros comerciais comprados e matriculados ao mesmo tempo pelo mesmo negócio/empresa, que estacionam perto desse mesmo negócio/empresa.

    Mindblowing.

  8. Lembro de uma notícia há uns anos, não me lembro se foi com a Opel ou Renault ou outra marca, em que uma pessoa deixou o carro no parque de estacionamento. Quando voltou, entrou e conduziu uns quilómetros até aperceber-se que não era o seu carro. Voltou ao parque e viu o seu carro era o que estacionado ao lado. Veio a descobrir que havia um problema e que a chaves dava para abrir alguns dos carros do mesmo modelo.

     

    Não sei se mais alguém se recorda da notícia.

  9. Ja me aconteceu. Estacionei o carro da minha irmã e a 2 metros estava estacionado um carro (toyota auris) igual, modelo, cor etc e so mudava a última letra da matrícula

    E pelo menos o da minha irmã estava a 350km de onde foi comprado

  10. Uma vez cruzei-me na estrada com um carro que tinha a matrícula igualzinha à minha (do esquema 00-AA-00) mas o número da direita era -1 em relação ao meu. Mesmo modelo de carro.

  11. Carro comercial branco da mesma marca e modelo. Aposto que foi uma firma que comprou dois ao mesmo tempo e foram registados ao mesmo tempo ficaram com as matrículas seguidas.

    Não é assim tão incomum em carros de firmas/empresas. No meu trabalho temos 4 carros comerciais com as matrículas seguidas.

  12. “[…] ainda há quem não acredite em coincidências, quando coincidências é o que mais se encontra e prepara no mundo, se não são as coincidências a própria lógica do mundo.” Saramago no Jangada de Pedra

  13. Já me aconteceu com o meu carro e o da minha mulher. O da minha mulher encontrei o “irmão” num centro comercial. O meu encontrei o “irmão” estacionado à porta de minha casa.

  14. Já me aconteceu exactamente a mesma coisa com a minha pcx. Estacionei ao lado de uma igual e com a matricula com o número acima.

Leave a Reply