Donos de casas sobrelotadas obrigados a realojar inquilinos

32 comments
  1. Grande esquema, um tipo mete lá 10 tipos antes da fiscalização e depois o proprietário tem de ser obrigado a encontrar casa para todos!!! Haha!!! Mas quem arrenda assim?!?!

  2. Isto faz todo o sentido, agora, quero saber é onde é que vão arranjar casas para todos os imigras que partilham apartamentos com 20 pessoas. Já nem falo de portugueses, porque estes claramente não interessam, servem simplesmente para pagar este circo.

  3. A notícia não refere se o senhorio se pode defender ou não caso só tenha assinado contrato para duas pessoas e entretanto apareceu a família toda mais amigos.

    Em todo o caso, na melhor das hipóteses, parece-me uma carga de trabalhos para o senhorio. Estou certo que esta é mais uma medida que vai trazer muita motivação para os mesmos meterem as suas casas no mercado de arrendamento ^(/s)

  4. Alguém explica se o dono também terá de realojar caso no contrato esteja, digamos, um t3 para 3 pessoas, mas ao fim de 1 mês está lá a viver a seleção de futebol da India, a seleção de cricket do Bangladesh e a equipa de polo aquático do Paquistão?

  5. Para os casos em que os chicos-espertos espetaram 10 ou 15 indianos num T3 é muito bem feito.

    Para os outros que arrendaram a 2 e depois esses dois trouxeram 20 indianos para esse apartamento quero ver como vai funcionar na justiça…

  6. O maior responsável nisto tudo é o estado que deixa entrar pessoas à toa que claramente não têm forma nenhuma de pagar os custos de vida.

    Estão a espera que as pessoas façam o que? Se deixam entrar alguém que não tem poupanças, não tem qualificações, não fala a língua, e depois o estado fica espantado como acabam amontoados num T1 e em trabalhos não-qualificados ilegais.

    O que está o SEF a imaginar nas fronteiras, que eles vão todos virar soldadores subaquáticos depois de passar a fronteira?

  7. O governo promoveu a imigração em massa e fechou os olhos às ilegalidades e às condições deploráveis em que este mar de gente viveu durante uma década. A AT, SEF e Seg. Social nunca repararam em dezenas (centenas em alguns casos) de residentes nos mesmos imóveis.

    A CML nunca reparou no mar de estrangeiros que vivem na cidade, nem lhes passou pela cabeça questionar onde moram. Foi tudo uma cabala inventada pelos proprietários por pura ganância! PoRcOs cApItAlIsTaS!

    Agora eles que resolvam! O mais triste no meio disto tudo é constatar como é fácil ao governo criar espantalhos e contra eles atirar a indignação popular da semana.

  8. Pelo que temos visto não são os donos das casas que sobrelotam a casa, pelo contrario o senhorio aluga a um casal e depois esse casal subaluga ilegalmente a 10-15 pessoas e o senhorio quando quer tirar as pessoas dali não consegue.

    Aproveito e pergunto se eu alugar a um casal um T1 e esse casal decidir fazer 5 filhos também é o senhorio que tem de pagar os custos de realojamento ? Mais um pouco o senhorio também tem de levar as criancinhas há escola.

    ​

    O estado está cada vez mais a tentar obrigar aos poucos senhorios que ainda existem a fazer de segurança social, depois queixam se que as rendas tenham estes custos extra incluídos.

  9. Cheira cada vez mais a merda este plano. É uma clara tentativa de ajudar os imigrantes colocando o resto do país a pagar pela merda que o Governo faz.

  10. “então o senhorio fica responsável por garantir uma “alternativa habitacional” aos arrendatários.”

    Como assim? O senhorio tem de obrigar o vizinho arrendar, caso não tenha mais nenhuma habitação?

  11. Se o governo confiscasse as casas/apartamentos sobrelotados é que era bem jogado. Já viram quantas mais habitações do estado haveria? As câmaras iriam agradecer bem como a população.

  12. Temos de conhecer a lei primeiro. Se o indivíduo tem uma relação contratual com o senhorio, pagando a renda, então é um inquilino. Se é um hóspede, não pagando qualquer verba ao senhorio, nem tendo qualquer contrato com este último, então nunca poderá ser considerado inquilino.

    Resumindo, se a lei se aplicar apenas a inquilinos, de facto, então é tranquilo. Se se aplicar a ocupantes, então vai ser um imbróglio tal que vai condenar a lei. O pior é que, entretanto, vai afastar algum interesse no mercado de arrendamento.

  13. Por vezes o senhorio nem sabe de nada, pois o contrato está em nome de uma ou duas pessoas, normalmente. Que culpa tem o senhorio que o inquilino meta lá mais 30 pessoas sem o seu consentimento? É preciso o senhorio estar agora a fazer uma vistoria todos os meses à casa?Ademais e em primeiro lugar os senhorios não vão conseguir arranjar alternativa para 20 ou mais pessoas que estejam a viver numa casa. Em segundo lugar, os inquilinos que ficam, como vão pagar a renda? Eles só conseguem pagar porque estão lá 25 a viver, se passarem a ser só 3 ou 4 começa a faltar dinheiro.

    ***As políticas públicas avaliam-se pelos seus resultados e não pelas suas intenções***

    Milton Friedman

  14. O governo, este particularmente, adora passar a responsabilidade de garantir habitação aquela coisa que são “senhorios” e “proprietários”. Manda fazer leis (ou pelo menos escrever notícias sobre eventuais de leis) que provavelmente nunca teriam efeitos práticos (a cena das casas devolutas vai ser lindo), dariam água pelas barbas a tribunais (e o constitucional o que acharia) e que inibem o mercado. Se há falta de casas para arrendar e há muitas casas à venda, estão a ver qual a solução certo? Mas que pequenos investidores sensatos, com estas notícias quererão se meter numa nesta? Bom para baixar ou segurar os preços de venda, mas mau para todos os restos que não podem comprar neste momento.

    E mais, nacionalidades que terão estereótipos de sobrelotarem habitações agora terão dificuldades acrescidas em conseguirem casa!

    Esta gente…

  15. Concordo com multas nos proprietários, mas a garantia de habitação não devia ser da câmara ou do estado? Como é que os proprietários vão “realojar” esses inquilinos. Isto parece ser uma lei vaga que não dá para aplicar… mas se calhar estou a perceber mal a coisa

  16. Questiono-me quais são os limites por tipologia.

    * T1 até 3 pessoas?
    * Uma pessoa por 15m2?

    Pelo menos que se acabem com esses antros de imigrantes.

  17. Tenho uma dúvida. Proprietário arrenda um T0 a uma mulher. O namorado vai para lá viver. Eles tem tripletos, 5 pessoas num T0, claro caso de sobrelotação. O senhorio tem responsabilidade de realojá-los? como?

  18. Mais uma medida cheia de boas intenções mas só vai tornar mais difícil o arrendamento a estrangeiros e alguns portugueses. Pior, a partir de agora os senhorios vão ser mais picuinhas e envolver-se na vida das pessoas. Enfim

  19. como já se sabe quem é que vai pagar a fatura, na prática isto vai levar a que alguns senhorios deixem de arrendar as casas a pessoas de certas nacionalidades

  20. A SS e o SEF se cruzarem dados e provavelmente nem precisam conseguem descobrir uns quantos. Os senhorios tem responsabilidade mas o governo não pode lavar as mãos dos problemas assim, quando são os primeiros a permitir estes casos.

  21. E se arrendar a casa a um tipo que depois traz 10 amigos sem autorização e denuncia o caso?

    Agora vou pagar a renda de 11 casas aos marmelos?

Leave a Reply