
[https://eco.sapo.pt/2023/03/06/governo-demite-chairman-e-ceo-da-tap/](https://eco.sapo.pt/2023/03/06/governo-demite-chairman-e-ceo-da-tap/)
​
>**Depois de avaliado o relatório da IGF sobre a saída de Alexandra Reis da TAP, o Governo vai demitir Manuel Beja e Christine Ourmières-Widener.**
​
>Fernando Medina e João Galamba, depois de terem recebido o relatório da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) sobre a saída de Alexandra Reis da TAP, **decidiram demitir a liderança da companhia aérea**. O presidente do conselho de administração, Manuel Beja, e a CEO, a francesa Christine Ourmières-Widener, estão de saída da TAP.
>
>**A atual administração tinha tomado posse em junho de 2021 e o mandato foi marcado por várias polémicas**. Antes da indemnização de 500 mil euros paga a Alexandra Reis, a gestão foi criticada pela tentativa de renovar a frota automóvel de diretores e administradores com viaturas BMW, a atribuição de *vouchers* da Uber no valor de 450 euros e uma relação conflituosa com os sindicatos, que levaram à primeira greve na companhia desde 2017.
>
>**Christine Ourmiéres deixa a TAP numa altura em que a companhia fechará o último exercício com lucros**, o que não acontece há vários anos, com uma capacidade em lugares oferecidos muito próxima da de 2019 e acima das metas estabelecidas no plano de reestruturação.
20 comments
A CEO fez um bom trabalho no plano de reestruturação, mas se sabia e acomodou ilegalidades na indemizaçaõ de Alexandra Reis parece-me o caminho correcto a tirar.
Para ela sair é porque o relatório a implica.
Nem sempre a gestão estrangeira é melhor
Tudo bons rapazes
mais um tema arrumado, vamos lá então pegar no dossier do Medina, para se aplicar a mesma receita e limpar outro poiso…
Uma boa manobra de distração.
Vamos ver, a Alexandra muito provavelmente vai entrar em litígios com o governo.. duvido que ela simplesmente devolva agora o dinheiro porque pode alegar uma falha da parte da TAP e assumir ignorância a nível jurídico.
A CEO e o Chariman saem e entram noutra loja.. jobs for the boys não faltam
No fundo isto é tudo para nos distrair dos inúmeros casos e processos em que o Merdinha está envolvido.
Quanto vão receber de indemnização estes dois? Deve ser bem mais de 500k, tendo em conta que ocupam lugares mais altos com ordenados maiores?
Ah caralho ganda Medina e ganda Galamba!! Mais vale tarde que nunca crl!
Agora em vez de 500.000, arrotam milhões para mandar a velha embora… Pqp…
Boa! Onde andam os cromos q defendiam q era uma boa CEO e q tinha q ser bem paga?
Ainda poupam uns milhões q era suposto ela receber pelo “[bom trabalho](https://www.rtp.pt/noticias/politica/ceo-da-tap-pode-receber-bonus-de-tres-milhoes-de-euros_v1464830)” em 2025
Está o problema da TAP resolvido. Obrigado a todos! Se não fosse este despedimento queria ver como é que a TAP se ia aguentar – acabaram todas as trafolhices que aconteciam lá dentro.
Obrigado mais uma vez à toda a classe política que veio agora cortar o mal pela cabeça, e que desprezou os anos que passaram depois do salvamento público
​
Se calhar é melhor deixar aqui o /s que ainda pensam mesmo que estou a falar a sério
Honestamente, eu até acho que a CEO era das pessoas mais competentes ali dentro e que realmente tinha de navegar no mar de merda de tachos e más escolhas feitas até agora. Ninguém confortável se esforça para apresentar resultados bons.
Isto cheira tanto a controlo de danos e encobrimento dos reais culpados desta merda toda, que são os nossos queridos governantes e ministros que têm os amigos todos nos tachos.
Se vocês fossem bons gestores, com um bom track record na indústria da aviação e com capacidade para integrar qualquer grande companhia aérea Europeia, vinham para a TAP fazer o que? Só se fosse pago a peso de ouro… nenhum bom profissional em qualquer área se vai submeter a este nível de escrutínio público e limitações operacionais
Devolve o guito, alexandra…
E com juros.
vou já a correr buscar pipocas, i dont want to be atrasado para isto!
E malta política? O costa a tentar por culpas nos outros
Pena a diretora jurídica não fazer parte…
E assim se tenta limpar a imagem do medina.
O problema é que a puta da imagem está tao encardida que já nem com lixívia lá vai
a fulana vai ter de devolver 450 mil, encaixando 50 000 paus mais premio de admissao 24 000. o que é isto? eu nao quero pagar impostos para esta merda. como esta gaja devem existir centenas para nao dizer milhares de gajos nesta corrupcao de pais chamado portugal.
Mas o secretário de Estado não deu o aval à indemnização ilegal ? e o Pedro Nuno Santos ? Mais ninguém do governo sabia de nada ? A novela ainda está a começar.
Agora vai gerir uma empresa de alguém a ganhar o dobro.
Assumir responsabilidade? Nah… os outros que se lixem!