Um verdadeiro negócio da China: novos donos da EDP já recuperaram os 2,7 mil milhões (e o Estado português perdeu uma empresa lucrativa)

21 comments
  1. A EDP foi a primeira privatização do Doutorissimo Pedro Passos Coelho… e sem necessidade alguma, primeiro porque é uma infraestrutura crítica, não se passa o controle de uma infraestrutura destas para estrangeiros quanto mais para os chineses.
    Segundo… porque sempre deu lucro nunca foi um peso, mas mesmo que não desse lucro nunca se vende infraestruturas críticas ou de servidão pública… que é o caso dos CTT outra privatização sem qualquer nexo.. sempre deu lucro nunca teve um ano de prejuízo e o objetivo era servir a população…. agora fecharam quase todas as lojas e o que importa é o bancoCTT.

  2. Bem… para quem não era vivo ou crescido:

    A EDP sempre deu lucro, mesmo intervindo como meio de apoio à actividade económica e social, até porque durante grande parte do tempo nem tinha concorrência. Também não estava fraccionada e posteriormente permitiu-se a entrada de privados.

    O maior erro foi a privatização dos restantes 25%, que em vez de ir para os chinocas, deveriam ter ido para o fundo de estabilização financeira da Segurança Social. O que muito país lá dos nortes fez…

  3. Opinião pouco controversa: se a EDP ainda fosse do estado, a EDP seria uma empresa pequena e não teria tido a expansão que teve. Mais depressa seria outra TAP

  4. EDP, ctt e mais algumas outras. Quem as privatizou é que devia estar com os costados em tribunal por danos ao país.

    Foi realmente criminoso o que se fez, com pressão da “Europa” para beneficiar interesses privados ou neste caso interesses chineses.

    Absolutamente vergonhoso. A sua venda não serviu para nada no contexto geral da crise (que só se resolveu quando finalmente o BCE quis ajudar), mais uma empresa estratégica nas mãos da China e presumo que muitas mãos besuntadas aí pela Europa fora.

    Convém lembrar os políticos que permitiram isto. Porque as vezes as coisas passam e só daqui a uma década se percebe realmente o erro.

  5. Dá lucro e pagam os impostos sobre esse lucro.
    Agora a TAP e a CP dão prejuízos gigantescos e estamos nós, contribuintes, a pagar.
    Para mim dar lucro não é mau. Dar prejuízo, sim.

  6. Aqui aos literados financeiros, quando um novo dono chega a uma empresa, não é normal investir dinheiro na sua reestruturação, ou mesmo não sendo novo, de vez em quando fazer o mesmo?

    (Se for o estado já não pode)

Leave a Reply