Sou só eu que estou a ficar farto de tanta poluição luminosa? Já não chegava a moda dos leds brancos de iluminação por todo o lado como agora parece que virou moda a instalação de mega painéis luminosos para publicidade cujo botão de diminuir a luminosidade parece vir invariavelmente avariado.

Para quem é da zona do Porto deve ter reparado que na parte final da A1 (salvo erro ali perto da saída para Coimbrões) há uns meses instalaram um desses painéis junto à Auto Estrada e era preciso óculos de sol para passar ali de noite.

Agora estão a instalar um mega painel no topo de uma das torres junto à ponte da Arrábida e penso que não será má ideia arranjar uns daqueles óculos próprios para ver eclipses para passar por lá.

Perto de minha casa uma farmácia fez obras e achou boa ideia cobrir as paredes exteriores com painéis desses. Suponho que os apartamentos em frente vivessem mais ou menos [assim](https://youtu.be/VZjK3mInIeA) . Umas semanas depois de instalar lá diminuiriam a luminosidade mas devia ser demasiado confortável para quem lá passa por isso voltar a carregar na luz.

Estimo que paga para aparecer em painéis nesses seja condenado a ter um foco apontado à cara todas as noites quando quiser dormir enquanto lá meter dinheiro.

18 comments
  1. Comparado com outras cidades mundiais onde até os arranha céus têm espectáculos de luzes, em Portugal até não há tantos assim.

    Cimavoto pela referência a Seinfeld, melhor sitcom de sempre.

  2. > Perto de minha casa uma farmácia fez obras e achou boa ideia cobrir as paredes exteriores com painéis desses.

    Moras perto do Intermarché de Oliveira do Douro?

  3. Sinto o mesmo quando passo por um stand automóvel ali no Rato, em Lisboa. Julgo que interferem na vida de quem passa por eles, tanto de automóvel, como transeunte.

  4. A minha casa em Portugal era a uns poucos quilómetros do MarShopping. Aqueles ecrãs na torre de acesso são tão fortes que se vêem na névoa quando mudam de cor enquanto se olha naquela direção. Nunca percebi porque é que não se regula a iluminação daquelas coisas.

  5. Tenho uma farmácia perto, à volta de noite só se vê verde espelhado nas casas todas… Coitados dos moradores…

  6. Quando instalaram um desses nas Amoreiras em Lisboa, o painel mostrava um anúncio que usava um vermelho particularmente vivo (devia de ser mesmo #FF0000 lol). Aquilo era tão brilhante que literalmente conseguias sentir a magoar os olhos quando o painel entrava no teu campo de visão. Essa treta talvez devesse de ser regulada (se já não o for). Se calhar teres publicidade que literalmente causa dores não é boa ideia, digo eu.

  7. Esse episodio de Seinfeld dos melhores!!!!

    Relativamente às luzes, it’s the future….. aggressive capitalism wins!!!!! We are just programable consumers…..

  8. Esse ai mata uma pessoa com a claridade e é bastante perigoso. Também odeio profundamente os da avenida da Boavista e da Rua Pedro Hispano.

    Ate mesmo de dia a claridade desses painéis estão completamente fora de controlo. Juro que não percebo e tenho muita pena de quem mora perto de um desses caralhos.

  9. El Corte Ingles em Lisboa, quando passo lá de noite espanta-me a quantidade de luz que aquilo manda para os prédios em frente. Não pode ser saudável dormir num daqueles quartos.

    (eu durmo de persiana subida para acordar com o nascer do sol, para quem fecha a persiana talvez seja tranquilo)

  10. Provavelmente nem regulamentação há para isso, e mesmo que houvesse não havia fiscalização. A lei portuguesa ainda não reconhece a existência de leds, seja painéis publicitarios, luzes de natal ou faróis de carros

  11. Meu deus o quão me relaciono com isto.

    Vivi a minha vida toda na aldeia, ouvir os pássaros, acordar e só ver floresta etc..
    A pouco tempo, mudei-me para uma cidade e aquilo não é para mim
    Desde a esses painéis que tenho um mesmo à frente do meu quarto (nas primeiras noites não dormia nada porque os estores não fechavam completamente e também não percebo porque não desligam aquela porcaria à noite) até os barulhos dos carros a toda à hora.

Leave a Reply