
A [empresa](https://www.oceanscan-mst.com) desenvolve e fabrica este [menino](https://www.navalnews.com/wp-content/uploads/2021/12/New-LAUVs-for-Danish-Navys-Mine-Countermeasures-Vessels.jpg). O sistema é _opensource_ e é um exemplo do que se consegue fazer neste país que tanto maltrata e despreza quem trabalha.
Infelizmente não se fala nada nas notícias.
6 comments
Quem são esses “que trabalham” que mencionas …?
Os que não querem pagar mais que o SMN ou os que recebem o SMN ?
Devia-se falar mais, sim. Por exemplo da UAVision que recebeu 4.5milhoes num concurso feito à medida; deviam entregar 12 drones ha dois anos atras, estao 2 ou 3 a funcionar.
Com a nossa história maritima e a quantidade de mar territorial, deviamos ser pioneiros nestes tipos de tecnologias.
Lamentavelmente, a cultura de inovação tecnológica está muito abafada em Portugal. Construção de navios, armamento militar, software, aeronáutica, maquinas de produção, etc, etc. Tudo o que tem a ver com tecnologia marítima, Portugal deveria ser um competidor em alguns destes mercados, apesar de ser difícil porque o que não faltam é boas empresas no norte da Europa, mas mesmo assim, deve haver espaço para mais um.
Se este país tivesse um bom governo, o que não se poderia fazer. É que é preciso haver alguém para coordenar o esforço.
Excelente, é disto que precisamos neste país. Não só melhorar a investigação, mas ter empresas que produzam e exportem os resultados dessas investigação.
É exportar produtos criados, desenhados, produzidos e comercializados por empresas portuguesas, competir no mercado global não só no turismo (onde a maior parte do valor já cá estava antes de chegarmos), mas também noutras áreas onde somos nós a produzir o valor.
Lembro-me de ver anúncios para vagas para esta empresa há uns anos na Bolsa de Emprego da FEUP. Achei interessante o projecto, uma empresa de mini-submarinos. Na altura perguntei-me que viabilidade teria uma empresa dessas no longo prazo mas quando vi a notícia lembrei-me logo deles. Bom saber que passado estes anos todos ainda aí andam e com boas notícias.