IL quer acabar com ″obrigação inútil″ de colocar selo do seguro no vidro dos carros

35 comments
  1. A questão aqui é:

    Actualmente, um carro estacionado pode levar uma multa por não ter o selo do seguro?

  2. > Para os liberais, isto “faz pouco sentido porque o importante é que a pessoa tenha o seguro no carro” e, podendo comprovar que o tem, “não faz sentido pagar uma multa só porque a vinheta não está no para-brisas”.

    Não podia concordar mais, da mesma forma que posso comprovar digitalmente via APP a minha identidade com o cartão de cidadao nao devia ser necessário preocupar-me com estar tudo afixado no carro.

  3. Ando em falha com a lei, os gajos agora mandam aquilo para o mail e eu nunca imprimo para colocar no vidro.

  4. Enquanto eu entendo a intenção da proposta tenho quase a certeza que o selo do seguro serve para diminuir o tempo da operação stop, porque de pedir os documentos, a pegar os documentos a verificar os documentos demora algum tempo.
    Mas concordo que levar multa só por não ter o selo mesmo tendo os documentos necessários não faz sentido.

  5. Acho muito bem. Estamos no século 21. Já chega de andar com o vidro da frente cheio de autocolantes a impedir a visibilidade.

  6. Eu posso estar enganado, mas creio que parte do objetivo de o selo estar no pára-brisa do carro seria pra agilizar o processo de preenchimento de uma DAAA.

  7. Uma operação stop numa zona sem rede não confere coisa nenhuma. Antes q alguém diga que há rede em toda a parte, já aconteceu comigo. Sem selo e sem acesso a internet.

  8. Obrigação inútil até teres um acidente em Espanha e as autoridades lá não serem obrigadas a saber confirmar a validade da tua apólice, ou não teres impresso a carta verde e não saberes o número de assistência (nacional e internacional) em viagem que vem sempre atrás do selo, nem teres internet no ermo onde o carro empanou.

    O estado de direito baseia-se em mais leis. A IL quer menos estado e com isso dar demasiada liberdade para fazer asneiras.

  9. Concordo com isto, as seguradoras têm acesso ás apólices dos seguros através da matrícula, a obrigatoriedade do selo é nada mais nada menos que uma forma de passar umas multas por se esquecerem de mudar aquilo.

    Concordo que se deva tirar sim, obrigando a que haja um portal de consulta da apólice disponível a todos

  10. Não acho que seja inútil mas o selo do seguro ser obrigatório e o da inspeção não. Isso sim, não faz muito sentido. Acho mais importante numa operação stop por exemplo, o agente saber se o veículo está em condições de circular do que se tem seguro

  11. Estou na faixa etária em que a minha literacia informática é razoável, mas tanto a IL como muita malta aqui no sub, vive numa bolha priveligiada que acha que tudo pode e deve ser 100% digital no mundo real.

    Está aqui a aparecer uma mania que tem de ser aplicações e aplicaçõezinhas para isto e para aquilo, inclusive para coisas que são tão simples e funcionam no mundo real.

    Isto leva a mais contratos e contratozinhos com consultoras e amigalhaços para construir sistemas que não são precisos e que são muito mais caros que o problema que resolvem. E mesmo para quem trabalha, ter que estar sujeito a mais e mais aplicações e formações, deve chegar a um ponto que é contra-produtivo. E isto viu-se na tal situação das eleições internas da IL com as complicações das apps e appzinhas e de ter que ir por 3 ou 4 serviços para algo que não devia ser complicado.

    É um par de quadrados de 4×4 cm, pelo amor da santa. Há problemas relativa e fisicamente maiores na estrada. Um pacote de batatas vazio a voar na rua ocupa mais espaço físico visual que os quadrados dos seguros.

    Tenho perdido esperança e credibilidade na IL. Levantam coisas boas, mas volta e meia, parecem miúdos lisboetas filhos de papás bem da vida e que não devem ter interagido com ninguém pobre na vida, e que acham que tudo se simplifica à maneira deles e a privatizar tudo à base de contratos com SaaS.

  12. O selo é inútil. Ter a carta do seguro é que importa, seja numa operação stop ou em qualquer outra circunstância. Se a medida tem muito ou pouco impacto não interessa.

    Por ser uma coisa mínima não merece atenção? Eu nem quero saber de que partido vem. Simplifica a vida das pessoas, então siga.

  13. De acordo, é algo completamente anacrónico. Mas também não é exactamente a minha preocupação principal.

  14. Como condutor, é menos uma treta que tenho que ter no carro.

    Como cidadão, acho que há coisas mais importantes a tratar.

  15. Ha uns tempos andava com a vinheta queimada do sol, fui mandado parar numa operação stop, só não levei multa porque o guarda teve bom senso, senao era mais uns trocos para o estado… Concordo a 100% com a IL aqui.

  16. Depois dos bidés e dos solários, a IL volta a trazer um assunto de peso na vida dos portugueses.

    Não obstante, concordo com a medida.

  17. Simplificação da nossa burocracia é muito importante. Remover leis estúpidas (sim, como o bidé) faz parte desse esforço, que a nivel nacional se transforma em melhoria da qualidade de vida do português.

    Não é a única coisa ou a mais importante mas acho bem que a IL continue a trazer estes pontos que já ninguém se lembra.

    Sei que ao PS deve custar ver isto, porque parecem incapazes de pensar em medidas concretas com efeito positivo, mesmo de coisas minimas.

Leave a Reply