Transportadores negam que subidas de preços nos alimentos se devam aos transportes

16 comments
  1. >A associação lembra que, na estrutura de custos das empresas de distribuição, o custo de transporte não é um dos principais, “sendo sempre largamente ultrapassado pelo valor das mercadorias”, para afirmar que os transportes não podem justificar mais do que uma subida muito marginal dos bens alimentares, “certamente abaixo de 1%”.

  2. Que grandes mentirosos.

    As transportadoras o ano passado cobravam 350 € para transportar um veiculo de frança para portugal, hoje em dia estao a cobrar 800€. Mentirosos como gananciosos.

  3. É o milagre da geração espontânea de inflação. A culpa não é da ganância dos supermercados que, coitados, nem têm margens de lucro astronomicas. Não é das transportadoras. Também não é dos produtores porque sabemos bem que recebem o mínimo pelo que vendem. Preço de combustível, eletricidade ou gás já deixa de poder ser usado como desculpa. As cadeias de transporte também já tiveram tempo de se reorganizar. Resta-nos pensar que é magia, puro ilusionismo este que faz a inflação galgar continuamente.

  4. A culpa não é dos agricultores, não é das transportadores, também não é dos supermercados, querem ver que a culpa da inflação afinal e dos consumidores!!!!

    ​

    /s

  5. E não são. Isto é aproveitamento completamente imoral por parte das grandes distribuidoras. Culpem os donos do Continente, Pingo Doce e afins. E o estado pela inépcia e inação do costume. Boicotem. Comprem no pequeno comércio local apenas.

  6. Haverá coisa mais tuga?

    Claro que ninguém é responsável!

    Espera, a culpa é de todos nós que comemos demasiado! (PPC, algures montando no seu tacho de professor catedrático sem formação)

  7. Como profissional da área agrícola digo que os fatores de produção continuam a aumentar, se acham que os bem alimentares estão caros esperem até ao final do ano que ainda chegarão a um preço absurdo se continuarmos sem qualquer medida por parte do governo. Neste momento temos água com um aumento de 140% , energia elétrica quase ao dobro do mesmo período do ano passado e o nosso governo vai tirar a bonificação do imposto sobre combustíveis, portanto os combustíveis vão voltar a aumentar. Depois temos as margens absurdas dos supermercados, em que produtos agrícolas são vendidos na prateleira ao dobro e por vezes triplo do preço pago ao produtor.
    Principais causa, na minha ótica, para o aumento dos preços ao consumidor:
    1: ganância da distribuição
    2: inexistência de medidas por parte do governo
    3: aumentos do valor de produção

    E muito importante, não se esqueçam que quem mais ganha com a inflação é o estado português que, sendo o imposto uma %, sem investir nada ganha mais quanto maior for o preço do bem ou serviço.

  8. Não sei de quem é culpa. Mas hoje fui comprar os legumes a frutaria do bairro.

    Logo de seguida fui ao pingo doce, tinha de comprar outras coisas e decidi reparar nos preços dos lugumes e frutas para comparação.

    Resumindo tudo o que comprei na frutaria estava ou igual ou muito mais caro no PD de salientar que os produtos pareciam mais frescos.

    De realçar:
    Cenouras: 0,99kg frutaria – 1,39kg PD 40%+
    Batata: 0,89kg frutaria – 0,96kg a saca 5kg PD
    Courgete: 2,30kg – 2,99kg PD

    Etc etc só as bananas estavam ao mesmo preço.

    Tirem as vossas conclusões

Leave a Reply