Analisei os nossos gastos desde o início de 2021 (casal jovem a viver no centro norte do país)

31 comments
  1. Este tipo de representação é muito fixe mas realmente sem estar associado ao rendimento não dá para tirar grandes conclusões. Excepto o que já toda a gente sabe, que a habitação é/tende a ser a maior fatia por uma boa margem.

    Mas boa posta!

    Edit: já agora, o que usaram para fazer este tracking?

  2. Já que está bastante gente a dizer que estes dados só têm valor quando comparados com rendimentos (o que eu consigo entender), este ano tivemos rendimentos líquidos de aproximadamente 46k. Também começámos a investir em ETFs, temos lá cerca de 2.5k

  3. Se eu e a esposa tivessemos um rendimento conjunto ligeiramente acima das vossas despesas, digamos 35000 limpos/ano e de forma estável, não tinha pensado em emigrar e poderíamos ter uma vida de luxo, uma vez que mais de metade das vossas despesas para nós seriam ou inexistentes ou metade do valor.

  4. Eu fiz algo semelhante este ano, tenho todos os meus gastos numa folha de excel por categorias, data e estabelecimento.
    Depois fiz um relatório Power BI com gráficos e medidas, basta ir “alimentando” o Excel ao longo do ano.

  5. Não sei se a OP fez isto à mão ou usou alguma aplicação, mas se alguém estiver interessado em tomar nota dos seus gastos, ver gráficos, etc recomendo fortemente a app **Spendee**.

    Uso há 5 anos e gosto bastante! Até dá para definir limites de “orçamentos” mensais e avisa-nos quando estamos perto de atingir o limite, entre outras funções.

  6. Nenhum dos vossos gastos me choca muito…apenas o quão pouco gastaram em roupa! Parabéns! As refeições fora e gaming não me parecem assim tão exageradas tendo em conta que gastaram pouco noutras coisas, é uma questão de prioridades… e cada um gastar naquilo que lhe dá prazer.

  7. Epa, a ler os comentários nesta thread só penso mas que moda é esta de viver a vida como se fosse uma tabela de Excel em que o único objectivo é maximizar o retorno? Porra gastaram 2000 em jogos e livros: “urr durr investimento era muito mais bem empregado”.

    Apanhem sol mas é

  8. O facto de conseguirem guardar (depois de gastos) cerca de 8k cada um, não é mau de todo: um nível vida confortável para o nosso país.

    Espero um dia poder viver sem stresses financeiros em Portugal 🤞

  9. Tomara os vossos rendimentos e gastos fossem representativos de um casal jovem em Portugal. Um casal jovem em Portugal que trabalha há 2/3 anos se conseguir ter um rendimento anual de 36k (menos 10k que vocês) já vai com sorte… temos muito a mudar neste país.

  10. Boas! Usaste alguma ferramenta específica para medires os gastos? E já agora… Só mesmo quando se faz isto é que se tem a noção do quanto se gasta em coisas “desnecessárias”. Realmente um gajo pensa que até está a poupar mas podia poupar mais 5000 ao ano xD

  11. Pelo que li abaixo ganham praticamente 5 salários mínimos.

    Curioso, parece ser uma vida minimamente confortável. Férias, ginásio, entertenimento. 3k em restauração. Com animais. *Que fazem by the way?*

    [Edit:] **OP: Ambos somos Software Engineers.**

    ^(QUASE QUE ADIVINHAVA PELO GRÁFICO)

    [Edit 2] Migos isto está a ser puta dualidade de critérios.

    *Vemos gente na merda*, ahhh que o país é uma merda, ta tudo fodido.

    *Vemos gente bem e confortável* crlh, são uns previlegiados, que desperdício de dinheiro.

  12. Estou a ver a maioria dos comentários a louvar a frugalidade, mas para mim é o oposto. A minha primeira reação foi de choque, porque não consigo imaginar ter tantos gastos (o meu rendimento liquido é 24k, mas sou solteiro)

  13. Bue pessoal aqui a opinar sobre o estilo de vida da OP e a carteira nem é deles. Ah pobres coitados que vivem num quadrado apertado.

  14. Conseguem por sorte gastar muito pouco com habitação. É perfeitamente normal gastar até 30% do rendimento líquido na renda. É bom terem essa margem que vos permite poupar algo, em todo caso.

  15. O mais estranho para mim é o preço com os animais, são muitos ou há algum doente? Eu tenho dois gatos e devo gastar no máximo uns 600-700€

  16. 10% do budget anual em restaurantes é alto, principalmente tendo em conta o confinamento. Ou são take away e delivery? Em qualquer um dos casos gastaram o equivalente a 50% do valor de todas as compras de bens essenciais em supermercado, o que indica que nenhum dois dois cozinha bem. 😂

Leave a Reply