Lisboa é a cidade mais cara do sul da Europa para comprar casa | O Jornal Económico

5 comments
  1. Lisboa, 100 km2. Madrid, 600 km2, 6x maior. Milão, 180 km2, 2x maior. Para não falar que em Lisboa ainda existe um parque florestal e aeroporto! Literalmente estão a comprar dimensões completamente diferentes, não faz qualquer sentido. Para ter a mesma dimensão de Milão tinha-se de juntar Oeiras, Amadora, Odivelas, Lisboa e depois comprar e de certeza que já não era mais cara que Milão. Estas comparações têm de ser ajustadas à área que as cidades ocupam, pois quanto maior, maior probabilidade de ser mais barato obviamente.

  2. Certamente será por Lisboa ser uma cidade muito pequena comparada às restantes cidades sonantes do sul da Europa, mas não deixa de ser alarmante face ao poder de compra. Mesmo viver na Grande Lisboa está cada vez mais inacessível.

  3. Claro que é. E porquê? Porque todo e qualquer agente imobiliário quer ganhar dinheiro fácil a vender a estrangeiros. E políticas sucessivas de governos promovem esta estratégia.

    Imaginem que o governo fazia algo do género:
    1. Acabar com os vistos gold (Wow e fez, mas então e quem já ca esta?)
    2. Criar impostos com as famílias em mente. Por exemplo primeira casa da família, poucas taxas, segunda casa, taxas maiores. Mais casas = mais taxas.
    3. Empresas que gerem grandes negócios imobiliários também têm que ser taxadas pelos imóveis de uma forma mais agressiva para tentar passar de um mercado de arrendamento para compra. Obvio que elas são o maior problema, pois criaram esta situação…

Leave a Reply