Energia solar e aquecimento a lenha na escola

31 comments
  1. Boa noite meus caros! Hoje trago-vos algumas imagens da instalação dos painéis solares bem como de uma salamandra que eu comprei usada para aquecer a escola.

    Os painéis solares foram comprados no OLX, a um rapaz das caldas da rainha que vende soube o nome NH energias. Assegurou a entrega e auxiliam imenso em todo o processo de escolha, inclusivamente arranjou forma de passar fatura com IVA a 6% porque em conjunto comprei outros equipamentos. Têm uma capacidade de 550 watts cada um. São 6 painéis ao todo que vão estar ligados em série totalizando uma potência superior a 3 kilowatts. A instalação foi assegurada pelo empreiteiro e pela sua equipa, mas confesso que não foi feito da forma mais segura. Os painéis são pesados e o telhado é extremamente inclinado, o que lhe confere uma orientação solar a sul praticamente perfeita (estas escolas eram construídas já com esta orientação em mente para garantir garantir boa luminosidade durante as aulas). No entanto está inclinação também representa uma elevada dificuldade para a montagem destes painéis. A tensão a que funciona é perto dos 300 volts e passa uma corrente na ordem dos 14 amperes. Estes painéis terão a capacidade de encher a minha bateria em um dia, mas num post futuro partilharei toda a informação sobre a instalação elétrica, incluindo inversores e baterias. No total gastei uns 1500 euros entre painéis, transporte e acessórios de montagem. Os cabos, conectores e enfiamentos foi feito por mim com a ajuda de um senhor da equipa do empreiteiro.

    Podem encontrar também fotografias da salamandra que comprei para aquecer a sala grande da escola. Foi uma salamandra usada, também oriunda do OLX, que me custou 150 € e tive que ir buscar a uma senhora estrangeira em Lagos no Algarve. Está em bom estado mas o seu transporte foi extremamente difícil, tive que recorrer a dois colegas do trabalho que me vieram ajudar. Tive ainda que comprar um conversor de 150 para 125 mm e 4 tubos de 1 metros de 125 para fazer a ligação da salamandra com a chaminé. A chaminé não é nada mais nada menos do que uma telha com buraco no meio e uma peça cerâmica que encaixa em cima e protege da chuva. Foi a solução mais rápida e mais económica que arranjamos, espero que tenha capacidade suficiente para extrair o fumo da salamandra. Ela foi assente num tijolo especial, chamado tijolo refratário, que é resistente ao calor. Também o cimento teve que ser deste tipo.

    Podem ver também que o Pladur da sala já foi aplicado e já existe massa a tapar as juntas e os parafusos que foram utilizados. O senhor que está a ajudar com essa parte vai agora lixar todo o teto para começar a ser aplicado o primário. Depois disto vai-se começar a aplicar o chão que há de ser uma espécie de tijoleira laranja.

    Nestes últimos dias aprendi imenso sobre construção e tubagens, não só na obra mas principalmente com os comentários que foram passados! Não me canso de dizer… O meu sincero obrigado pela participação de todos, com particular foco para os mais críticos que têm sempre contributos extremamente pertinentes!

    Mais 2 posts e estaremos alinhados entre o que existe aqui no Reddit e o que existe na vida real! Estou a contar passar a primeira noite com a família provavelmente já no início de Abril, mas os putos estão com medo dos bichos!

    🙂

  2. Fogo, agora sempre que entro no Reddit, sou obrigado a ver esta reconstrução deste monumento fascista do tempo do estado novo ainda por cima no cu de Judas…

  3. Bem, ou o OP tinha um monte fotos guardadas durante a reconstrução e vai publicando algumas todos os dias ou tem os trabalhadores de construção civil mais eficientes do planeta. Isto mais 2 ou 3 dias e está pronto a habitar. Grande empreendimento. Parabéns.

  4. Eu acho que nunca vi obras tão rápidas na minha vida.

    Estás a tentar bater o record de comprar uma ruínas -> Habitar? 🤣

  5. Fantástico, o meu sonho é conseguir algo assim, que inveja! Espero que corra tudo sem muitos imprevistos e que tenhas umas excelentes férias com a tua família já este ano!

  6. Grandes obras op! Se toda a gente se preocupasse em reabilitar este património antigo que por aí temos em vez de construírem mais mamarrachos em cima da praia…
    Obrigado pelas updates!

  7. OP, seria possível juntamente com o último POST da reforma indicar um valor aproximado de quanto gastou nas obras? Lembro-me de ver um canal no YouTube de um senhor brasileiro que comprou uma moradia em ruínas e está reformando tudo por conta própria. É bem legal ver projetos assim e ter uma ideia do que é a realidade em dinheiro gasto para algo do gênero!

  8. Cada dia que passa mais vejo que isto é o futuro. Vender uma qualquer casa na AML ou AMP, poupar bem durante uma década, e fugir para o campo no meio dos quarentas.

  9. Tenho acompanhado este projeto desde o primeiro post e digo-te que está espetacular!

    Agora a minha “preocupação” é o edificio ser no meio do “nada” e com a garotices que andam por aí so espero que não fiques sem os paineis solares… Pode parecer ridiculo mas sei de casos parecidos, só digo isto para precaução.

  10. Quanto a vós não sei, mas eu tenho um quentinho no peito em saber que, pelo menos, é menos uma antiga escola a cair de velha.

  11. Faltou-te meter lã de rocha por dentro do teto falso para isolamento térmico. Pelo espaço dava para umas duas camadas. Como não tens recuperador de calor podes instalar umas ventoinhas para aproveitar o calor da salamandra melhor.

Leave a Reply