
Está a decorrer uma recolha de assinaturas para a alteração ao decreto lei que acho muito interessante e que todos deveriam, pelo menos, ter conhecimento.
http://participacao.parlamento.pt/initiatives/3185
Esta iniciativa propõe a seguinte alteração ao regime dos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais estatuído no Decreto-Lei n.º 48/96 de 15 de Maio, alterado pelos diplomas legais Decreto Lei n.º 126/96 de 10 de Agosto, Decreto –Lei n.º 216/96 de 20 de Novembro, Decreto-lei n.º 111/2010 de 15 de Outubro, Decreto-Lei n.º 48/2011 de 1 de Abril e o Decreto –Lei n.º 10/2015 de 16 de Janeiro:
Artigo Único
Artigo 1.º
1 – Os estabelecimentos de venda ao público e de prestação de serviços, incluindo os localizados nos centros comerciais podem estar abertos entre as 6 e as 22 horas, de segunda a sábado, e encerram aos domingos e feriados.
Para além de partilhar o link para votação, gostava de saber qual a vossa opinião.
33 comments
Average tuga perante essa alteração:
ÓS-POIS CUMO BOU FASER AS CuOMPRAS DA PÁZCUA?
Na minha opinião, assinar petições online não vale de nada, é uma perda de tempo e no final, qualquer decisão tomada em relação ao tema da petição é pura casualidade.
Querem fechar as superfícies comerciais aos domingos e feriados? Simples, deixem de ir. Convençam amigos e familiares a deixar de ir. Façam um movimento social contra a ida às superfícies nesses dias.
No dia que a superfície X tiver prejuízo por ter a porta aberta, eles deixam de abrir. Até lá, existem mil e uma maneiras de não mudar a lei, convencer quem manda em não mudar a lei e se fizerem faltas luvas, os lucros dos domingos e feriados paga isso na boa.
Qualquer proposta/iniciativa deve ser apresentada ao povo. O povo decide o que quer e o que vai fazer. Se o povo decidir que vai continuar a ir às superfícies comerciais aos domingos e feriados, vão continuar abertas.
Bónus: O link em HTTP em vez de HTTPS é preocupante.
Sou contra.
Não tenho uma opinião forte sobre o assunto. Acho acima de tudo curioso como esta sempre foi umas das situações que, para mim, mais nos distinguia do resto da Europa.
Acho que tem as suas vantagens e desvantagens. Se a Espanha pode ser um exemplo, não se vê ninguém na rua ao domingo, pelo menos com o comércio local aberto as pessoas vão passear…
Isso também fecha cafés e restaurantes? Se não, porque não?
Dou a minha opinião apenas como cliente e cidadão, não como trabalhador pois nunca trabalhei na área.
Sempre tive empregos com os fim de semana / feriados livres mas houve uma altura (que não durou muito, felizmente) em que a minha esposa trabalhava ao sábado e ao domingo aí umas duas a três vezes por mês.
Ganhava um pouco mais mas a nível de vida familiar era uma chatice; não se podia programar com antecedência (e muitas vezes é necessário) uma ida a lado nenhum, era impossível aproveitar um fim de semana dos compridos para uma passeata, o simples comprar de bilhetes para um espetáculo/ concerto era um risco.
Felizmente isso de trabalhar aos fins de semana durou pouco; temos um pouco menos de dinheiro mas estamos bem mais satisfeitos.
Daí concordo plenamente com o encerramento aos domingos e feriados; essa é a minha opinião sincera e sentida.
Não, não e não.
Bem, vou adotar a perspetiva de quem trabalha/estuda e não tem tempo para ir ao shopping à semana. Podem discordar.
Acho que seria melhor estarem fechados à segunda feira do que ao domingo. Sexta, Sábado e Domingo são os dias da semana que vê mais pessoas no shopping. Por outro lado, acho que só deveriam encerrar às 22h durante a maioria dos dias uteis da semana, aka segunda a quinta.
É preciso ter um equilíbrio entre lucros, trabalhadores das superfícies comerciais e utentes. Para os lucros, o melhor seria estarem sempre abertos, claro. Para os trabalhadores, o melhor seria fechar o mais cedo possível. Para os utentes, o melhor é estarem abertos nas alturas em que estes podem, na sua generalidade, usufruir do espaço.
Portanto, eu recomendaria: abertos- 3a a 5a até às 22h. 6a a Domingo até às 24h. Fechados: 2a feira e feriados. Isto para os Shoppings.
Quanto ao comércio local, não vejo vantagens absolutamente nenhumas em estabelecer um tempo de encerramento. Acho que essa decisão deveria permanecer nas mãos do comerciante desde que os trabalhadores recebam overtime e sejam devidamente recompensados de acordo com o estabelecido no contrato.
Se o comércio tem que estar fechado aos domingo e feriados, então e o resto? hospitais, esquadras, etc….fecha tudo? se não porque? uns tem mais direito aos domingos e feriados do que os outros? Mesmo dentro do comércio….porque raio é que as lojas que funcionam em centro comercial devem ter regras diferentes das outras?
além disso….uma loja que passe a fechar ao domingo vai precisar de menos pessoal certo….o sindicato que propõe isto está a favor de despedimentos que daí vão decorrer??
enfim, um disparate pegado.
Eu percebo que os funcionários das lojas queiram ter folgas nesses dias, mas também se percebe que são os dias que geram mais faturação visto que durante a semana, a maior parte das pessoas estão a trabalhar e portanto não têm tanta disponibilidade. É a mesma coisa que os funcionários de hotelaria quererem todos gozar férias no verão porque é a altura mais fixe para estar de férias.
Se isto se realizar, acho que o resultado vai ser cada vez mais gente a fazer compras pela internet em vez de fazerem presencialmente e o resultado é que deixa de haver necessidade para tantas lojas físicas/funcionários o que pode levar a que muita malta perca o emprego.
^(Mas pelo menos assim atingiam os seus objetivos de pararem de trabalhar ao domingo /s)
Do meu lado, assinava para isto não acontecer. O domingo é quase o único dia que posso ir às compras.
Engraçado como as opiniões estão a divergiar de há poucos dias atrás, quando fizeram o mesmo post. Naquele, fui chamado abaixo de cão por alguns por ser contra a medida.
Por mim vou votar a favor. É ridiculo as familias das pessoas que trabalham nestas superficies não terem direito a um dia de fim de semana em familia.
​
edit: estive a ver o resto dos comentários e é preocupante a forma acérrima e quase doentia como alguns comentários defendem isto. Incrível como não podem viver sem ir a porcaria de um shopping um dia por semana, depois choram que só existem empregos da treta nos shoppings ou em lojas de cadeia.
Incrivel como os portugueses gostam de comer esterco e ainda pedem mais, não tem noção de como na maioria dos outros países o domingo é usado para descansar e estar em familia, mas também quem é que quer aturar os filhos quando lhes pode espetar um tablet à frente enquanto vagueiam feitos zombies pelos corredores do centro comercial mais próximo…
Há quem precise de trabalhar aos domingos e feriados como por exemplo os estudantes e há quem não se importe de trabalhar nesses períodos uma vez que ganham mais…
Empreguem mais gente e façam escalas de maneira a que quem la trabalha possa ter pelo menos 2 fins de semana de folga
Pessoas que n gostam de liberdade.
São livres de n ir. São livres de fechar a lojas.
Façam-no se o desejarem.
N me obriguem a viver da vossa maneira.
Não faz sentido nenhum e é discriminatório para com supermercados e superfícies comerciais. Porque não fechar todos os restaurantes e cafés também?
Seja como for, com o lambão que temos como estado isso nunca na vida passaria pois implica uma certa perda de receita.
Na minha opinião acho que deviam estar abertos e não deviam haver restrições. Mas deveria sim haver uma um tipo de legislação quanto ao pagamento, definia-se uma janela temporal onde era considerado trabalho normal, tipo 07:00 as 19:00 trabalho normal e depois definia-se que outras janelas temporais onde a hora de trabalho tem mais valor, exemplo 05:00 as 07:00 e 19:00 as 21:00 recebia-se 1,25 horas por cada hora trabalhado, 21:00 as 23:00 recebia-se 1,5 horas por cada hora de trabalho, das 23:00 as 05:00 recebia-se 1,75 horas por cada hora trabalhada, nos fins de semana usava-se os mesmos intervalos com outros multiplicadores. Assim só abririam se realmente compensa-se e trabalhar a essas horas compensavam para os trabalhadores.
Outra vez arroz?
Redditors deste sub: “o patronato é o diabo em pessoa, estão sempre a explorar as pessoas!”
Os mesmos redditors, no mesmo sub: “fechar ao domingo e feriados? E como eu faço as minhas compras? Vão masé trabalhar!”
Nunca mudes Reddit.
Um mês após a implementação da lei, quando virem os salários reduzidos por menos horas trabalhadas ou despedimentos por não ser preciso tanta mão de obra sai uma nova petição.
(Isto é um assunto que vai muito mais além de querer ou não fazer compras ao domingo)
o pessoal quer um mundo livre, mas só para o que lhes interessa e dá jeito.
​
está bem…
Aproveitem e acrescentem as fábricas também!
Contra
Era bom não era, tenho saudades da minha infância que estava tudo fechado ao Domingo e só me restava ir passear com os meus pais ou ficar na rua a brincar com os amigos.
Eu sou contra, há pessoas que só podem ir ás ditas superfícies comerciais ao domingo, e nas zonas próximas á fronteira iria estragar demasiado o algum comércio que ainda existe.
No entanto, o trabalho ao domingo e feriados deveria ser pago a dobrar para compensar o trabalhador.
Se os trabalhadores estiverem a favor, porque não.
Quem é contra esta medida vive numa bolha em que nenhum familiar trabalha ao fim de semana. Querem comprar uma futilidade qualquer, ou mandem vir online ou vão noutro dia, outra alternativa é irem-se f***r
Concordo se incluir:
– comércio de centro comercial e tradicional
– restaurantes
– cafés
– pastelarias
– cinemas
– teatro
– bombas de combustível
– jornais, rádio e TV
– Estádios de Futebol e restantes desportos
– Museus
– Hotéis
Nada desta lista é urgente, portanto está tudo em pé de igualdade e merecem todos passar o Domingo e Feriado em família.
Agora se a ideia é fechar as lojas do centro comercial e depois irem em família para o restaurante e esplanada enquanto se vê o jogo da bola na TV é gozar com essa malta que também não faz nenhum trabalho urgente que não possa ser feito noutro dia!….
Eu creio que era importante haver um dia especialmente dedicado para se estar com a família e os amigos, sem ter a pressão do comércio e do trabalho. Creio que isso poderia servir para aprofundar as relações familiares e de amizade e obrigava as pessoas a serem mais criativas.
A questão de não haver tempo para as compras durante a semana é verdadeiramente uma não questão. Os centros comerciais fecham às 22h, se não mais tarde; em todas as cidades há o supermercado aberto até às 21h30 e abrem às vezes às 8h, 8h30.
Ninguém trabalha o dia inteiro seguido desde as 8h30 até às 21h30, 11 horas, pelo que dá sempre para passar pelo comércio na ida para o trabalho ou no regresso para casa, ou ainda à hora de almoço. Depois há sempre o outro dia de folga (seja ao sábado, seja noutro dia qualquer para quem trabalha nesse dia).
É muito bonito falarem de passar feriados e fins de semana com a família mas caso isto ande para a frente qual é a percentagem que realmente o vai fazer? 🤣
Pior, podem ir querer dar um passeio para a natureza ou um parque e a meio têm vontade de ir à casa de banho ou comprar uma água ou comida e se tudo estiver fechado como fazem? Acho engraçado quem trabalha das 07-19h de segunda a sexta e das 08-12h de sábado como faria a sua vida sem essas oportunidades. Porque é bonito dizer que quem trabalha aos domingos e feriados fica em casa, mas se essa mudança não incluir toda uma mudança nas outras profissões para haver horários bons para todos isto nunca vai resultar ( e não vai, porque as indústrias e empresas não vão mudar os seus horários para que os seus funcionários possam ir às compras, o que é normal era o que faltava..)
A mim parece me mais algo que beneficiaria uma minoria e no nosso país as minorias estão sempre atrás do restante. É a realidade crua e dura!
PS: Já trabalhei em supermercado e restauração no passado.
EDIT: não podemos comparar a Alemanha a Portugal.. e se estamos insatisfeitos como o nosso trabalho podemos sempre mudar. O ditado é antigo..
A minha opinião é que a Amazon vai adorar que esta lei seja aprovada. Se alguma vez for.
Para mim é indiferente. Não compro num lado compro no outro. Uma coisa é certa: não vou tirar férias para andar às compras.
Como cliente e funcionário, acho este artigo super inconveniente, especialmente dado aos dias de hoje, onde tudo está tão caro para o pouco que recebemos.
Supermercados vendem bens essenciais, como tal, deveria estar aberto todos os dias, à excepção de alguns dias bastante específicos como o domingo de Páscoa, Natal e Ano Novo.
As pessoas não têm que ser obrigadas a ir à pressa aos sábados ou vésperas de feriado ao supermercados. Nem esperar o próximo dia para tal.
Suponhamos que existe uma familia carenciada, que a mãe, ou o pai só recebem x dinheiro ao domingo, seja por que motivo for, e já pouco ou nada têm em casa para comer. Não podemos fazê-los literalmente *sobreviver* mais um dia. Apesar disto ser uma situação muito específica, vai ser cada vez mais e mais vulgar encontrar casos destes.
Pondo de parte também o fator financeiro, porque de facto, trabalhar domingos e feriados compensa a todos nós. Podíamos folgar certos domingos e praticamente todos os feriados, caso seja pedido a folga com antecedência de pelo menos 1 mês. Eu recebo mais 200€ todos os meses por trabalhar os 4 domingos, o que para mim se torna um salva vidas, e é quase impossível conseguir sobreviver sem esses 200€ a mais que ganho.
A conclusão fica que, apesar de ser bastante tentadora termos essas folgas, vai abalar por completo uma família ou indivíduo que deixe de trabalhar esses dias. Como cliente e funcionário, estou contra este artigo a 100%.
Mas esse artigo era bastante aplicável a lojas de roupa e etc. Restauração e supermercados, deveriam continuar como estão.