Todos os anos vemos as árvores por Portugal fora a serem podadas de uma forma completamente radical e agressiva. É sabido que é uma prática errada mas continua a ser feito.

[Exemplo 1](https://www.sulinformacao.pt/wp-content/uploads/2020/02/poda-selvagem_jpeg.jpg)

[Exemplo 2](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/05/IMG_20201223_164501-960×720.jpg)

[Exemplo 3](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/05/IMG_5068-1-720×960.jpeg)

[Árvore uns anos depois de ter sido mal podada
](https://www.sulinformacao.pt/wp-content/uploads/2019/04/Robinia_-anos-ap%C3%B3s-a-poda.jpg)

[Corredor de árvores podadas, após uns anos](https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTcRP_zyqd03-SUQhl8zqKqtp2IbjUCJnRxvA&usqp=CAU)

A quantidade de árvores que já vi por Portugal fora que pareciam vindas de um filme de terror como [estas](https://i.ytimg.com/vi/UVK8QFmaS0E/maxresdefault.jpg) (esta foto em particular não é em Portugal) é abismal.

A prática enfraquece as árvores, aumenta a probabilidade de apodrecerem/morrerem e de causarem danos por terem estruturas/ramos mais fracos e com maior probabilidade de se partirem.

Está aqui uma página da Wikipédia a falar do processo:
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Tree_topping

> Hundreds of large trees are topped each year, which causes significant stress and future safety issues.

E uns artigos em Portugal:

Podas do arvoredo urbano: a saga continua

https://www.publico.pt/2021/01/09/local/noticia/poda-severa-arvore-causa-indignacao-graca-1945561

Por tanto pergunto: porque é que isto é feito?! Não há uma única pessoa por essas câmaras municipais pelo país fora que pare para pensar e mudar as práticas de poda de árvore?!

24 comments
  1. Concordo plenamente, como alguém que adora a natureza e que tem várias arvores em casa faz-me muita impressão ver essa árvores todas assassinadas. O porquê acho que é óbvio, as pessoas que fazem isso não fazem a minima ideia do que estão a fazer nem estão preocupadas desde que lhes paguem, e quem manda fazer esta-se a cagar para isso.

  2. Porque as pessoas que fazem isso não têm qualquer zelo, conhecimento de como se faz a poda ou simplesmente estão-se a cagar porque não há consequências.

    E parar para pensar é algo que as pessoas muitas vezes não querem fazer.

  3. É triste ver esta prática cada vez maior em Portugal.

    A explicação é simples :

    Incompetência desde o Estado às autarquias ;

    Os organismos do estado central foram substituídos por locais e regionais;

    Nos organismos locais reina o interesse económico;

    Muitas das decisões são alheias ao interesse natural, são sim tomadas por arquitectos;

    Uma árvore não é um bem a proteger, é um empecilho para as autarquias.

  4. > Não há uma única pessoa por essas câmaras municipais

    Mesmo que houvesse interesse, duvido que exista “know how”.

  5. O mesmo de sempre!!!
    Enfim o estado nunca foi nem nunca será um bom fiscalizador do que quer que seja! Onde não se deve meter, mete-se! Onde deveria intervir nunca faz nada e deixa andar!

  6. Falta conhecimento e de querer aprender alguma coisa, lixaram-me os kiwis, uma pereira, um diospireiro e uma carrada de macieiras. Desde que os velhotes desapareceram nunca mais tive fruta no quintal …

  7. Entretanto, responde o povo:

    “Pode cair um ramo.”

    “Pode cair a árvore.”

    “A árvore faz muito lixo.”

    “A árvore suja tudo.”

    Da parte das entidades:

    “Dá menos trabalho, a poda fica feita para 3 ou 4 anos.”

    Na minha cidade é problema geral, todos os anos assassinam centenas ou milhares de árvores.

    É só mais um reflexo do atraso do povo.

  8. Como alguém que pratica bonsai há dois terços da sua vida e passa (demasiadas) horas a estudar as suas árvores, confia em mim OP, sinto a tua dor.

  9. Ignorancia. E já vi alguma mudança nesse sentido pela minha cidade, seguido de gente ignorante a comentar que a câmara deixa tudo ao deus dará por não reparem as árvores.

  10. Vejo que maior parte dos comentários se referem a arvores da responsabilidade da camara, mas a malta com montado faz o mesmo, vejam só este sobreiro com perto de 100 anos, deixaram lhe 3 raminhos nas pontas das pernadas. Isto tudo para venderem a lenha, porque a cortiça não rende tanto a curto prazo….

    [https://imgur.com/a/nwmz3X6](https://imgur.com/a/nwmz3X6)

  11. Então, a regra no geral das funções camarárias é sempre fazer com vagar. Ninguém tem pressa e nada é urgente. Entretanto parece que cortam o máximo possível para não terem de voltar até ao próximo ano ou mais, se possível.

  12. É complexo….algumas árvores são podadas por padrão na mesma época e da mesma forma, mas outras tipo Diospireiros precisam de “podagens” diferentes do normal.

    Mas sim, vi recentemente a poda de árvores por parte da Junta local da minha zona, muito mal feitas. Além da NÃO COMUNICAÇÃO de problemas alheios ás árvores (fugas de água, etc), o que prova que pessoal de Juntas de Freguesias não sabe trabalhar, mas isso já vem de cima….nada que nós povo tenhamos poder, a não ser arregaçar as mangas e nós mesmos o fazermos. Sei que é fo*da e custa engulir, mas parte de nós só sabe reclamar e não faz nada.

  13. Este fim de semana fui à minha terrinha e vi um serviço semelhante feito a 2 plátanos centenários perto da minha casa… É só triste. Cortaram também várias árvores perto da estrada de campo que faço para chegar à terrinha.

    Pelo que ouvi dizer, a gestão da estrada vai passar da junta autónoma das estradas para a câmara municipal e antes disso acontecer pediram para retirar as árvores ao longo da estrada para terem menos trabalho com a manutenção.

    Noutras cidades no estrangeiro estão a plantar-se árvores para regular a temperatura das ruas, aqui temos árvores e estamos a cortá-las.

  14. Comentei com uma colega de trabalho que plantei 2 arvores no meu quintal. Ela disse q me ia arrepender e que ela tinha acabado de cortar 2 laranjeiras que ela tinha no quintal.
    Quando perguntei pq raio iria fazer isso ela respondeu:
    Aquilo cagava me o quintal todo.
    Espero ter ajudado op

Leave a Reply