Esta semana tive uma mini discussão com alguém do fórum sobre leilões das finanças, em que ele chegou a passar-me uma acórdão do tribunal, pelo que decidi fazer este post!

É um alerta e uma opinião pessoal, vale o que vale!
Todos os meses oiço algum amigo/conhecido que acredita que encontrou uma pechincha no site dos leilões das finanças (para quem não sabe, o Estado põe à venda imóveis, carros e outros objetos que foram penhorados). Contudo, o que à primeira vista pode ser a oportunidade de uma vida, poderá revelar-se um autêntico PESADELO!!
Eu sei porque quase cai numa. Basicamente, vocês compram a achar que o imóvel (por exemplo) está livre de ónus ou encargos, e quando vão ver têm contratos de arrendamento e/ou outras dívidas associadas. Solução? Ir para tribunal, mas entretanto vão gastar milhares de euros e perder anos e anos de vida. Como os leilões são pagos à vista, pode mesmo ser a vossa ruína, e podem acabar penhorados! Não acreditam e acham que o Estado é sério? Então veja estes exemplos (pesquisa rápida, haverá muitos mais!):

a) https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/empresario-espera-ha-14-anos-que-financas-devolvam-89-mil-euros

b) https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2018/12/17/38234-comprar-casa-em-leilao-e-um-bom-negocio-guia-de-pros-e-contras

c) [https://forumdacasa.com/discussion/49290/comprei-12-de-imovel-a-outra-12-e-de-pertenca-do-banco-venda-judicial/](https://forumdacasa.com/discussion/49290/comprei-12-de-imovel-a-outra-12-e-de-pertenca-do-banco-venda-judicial/)

d) [https://cnnportugal.iol.pt/economia/dinheiro-pessoal/leilao-de-bens-penhorados-fisco-engana-compradora](https://cnnportugal.iol.pt/economia/dinheiro-pessoal/leilao-de-bens-penhorados-fisco-engana-compradora)

e) Outro truque: [https://www.forumfinancas.pt/topic/198-cuidado-armadilha-no-site-e-financasvendas-pode-ficar-sem-nada/](https://www.forumfinancas.pt/topic/198-cuidado-armadilha-no-site-e-financasvendas-pode-ficar-sem-nada/)

f) [https://www.youtube.com/watch?v=UofcSwC5tVI](https://www.youtube.com/watch?v=UofcSwC5tVI)

g) https://sic.pt/programas/linhaaberta/esta-senhora-comprou-uma-casa-penhorada-e-ficou-ela-com-a-vida-hipotecada/

​

Então não há bons negócios nos leilões das Finanças?! Claro que há, mas não há pechinchas. Todos os negócios bons, são imediatamente identificados por profissionais e pessoas experientes que rapidamente fazem subir o valor muito perto do valor de mercado. As “pechinchas” ficam para os otários que acham que todos são cegos e só eles viram aquela oportunidade! Eu ia sendo um dos otários e por isso deixo o aviso!

Querem comprar algo nas finanças? Metam uma advogado ou alguém que entenda do assunto, a investigar o negócio para saber se não há “truques” por trás, apenas isso!
E sim, é uma vergonha o Estado Português permitir esta situação!

5 comments
  1. Claro que há pechinchas. Mas são sete cães a um osso. Conheço, nas minhas relações pessoais, duas habitações próprias compradas em leilão há +10 anos.

    A diferença é que não estavam prontas a vender/habitar. Precisavam de algum investimento. Logo muito provavelmente não despertaram interesse das imobiliárias e dos investidores.

    Mas concordo contigo. Anda aí tanta “trafulhice”.

    A verdade é que eles têm a estrutura para o processo. Advogados e pessoal que trata disto todos os dias com acesso privilegiado a finanças câmaras municipais conservatórias. Para eles é “fácil” estar atentos e fazer este tipo de negócio.

  2. Pior. A minha tia é contabilista, e um casal cliente/amigo que alugava casa o senhorio foi penhorado e a casa foi para os leilões das finanças. Mas como o casal já habitava a casa há imenso tempo existe prioridade para serem eles a fazer a compra desde que consigam atingir o valor do leilão (não sei em detalhe como funciona).

    O casal efectivamente mandou o advogado, que foi directamente às finanças fazer o procedimento para ficarem com a casa. E ficou tudo registadinho e tratado. Estava tudo garantido, não havia forma de não ficarem com a casa.

    Dias depois um marmelo qualquer aparece a tocar à porta a dizer que tinha comprado a casa e que ele agora é que era o senhorio e que depois voltava a contactar para tratar do contrato de arrendamento.

    Basicamente há pessoal dentro das finanças a tentar passar a perna e ficarem logo com os negócios bons.

    Obviamente que não deu em nada e o casal acabou por ficar com a casa na mesma, mas pronto é a corrupção que há neste país.

  3. Resumo:

    1. As oportunidades são sinalizadas, e como existem meia dúzia de interessados, os preços sobem para preços quase de mercado. Se o OP, ou algum incauto compra, e não tem os contatos, ou “conhecimentos” fica empatado.

    2. Quando preço é baixo é porque quem tem “conhecimentos” (a pequena oligarquia) fugiu do negócio. Quando alguém que não conhece os meandros encontra pechincha, é esperar para se revelar fava.

    3. O OP afirma que finanças cativam informações relevantes, existem casos em que isso, de facto, acontece. Portanto, todo o cuidado é pouco.

    4. Boa notícia, as finanças só vendem ao desbarato aos amigos. /s

  4. O user com quem discutiste foi aquele que veio pedir opinião, cagou na opinião e depois veio chorar?

Leave a Reply