Vacina portuguesa contra a covid-19 parada à espera de fundos

8 comments
  1. > “Em termos de desenvolvimento operacional, está parado desde julho, quando terminámos os ensaios não clínicos. **Tivemos algumas conversas com o Governo sobre a hipótese de compra adiantada de doses da vacina que nos permitiriam não parar, mas fomos encaminhados para os programas de apoio — Portugal 2020 e PRR [Plano de Recuperação e Resiliência]** — aos quais nos candidatámos e aguardamos os resultados”, disse à agência Lusa o diretor executivo da Immunethep, empresa sediada em Cantanhede.

    > “**A Valneva só começou um ou dois meses antes de nós e, como não teve qualquer problema de falta de financiamento, está no início da fase 3 e esta compra antecipada** permite-lhes ir para essa fase de forma tranquila e chegar mais depressa ao mercado”, notou Bruno Santos.

    Quanto a isto só me apetece dizer: _Heróis do Mar Nobre Povo_ ……

    Quantificação do conhecimento? Defesa da Ciência? Como sempre o que vem feito de fora é que é bom (e dá menos trabalho e mais lucro a quem vende com as devidas comissões) e depois admiram-se do resto …

  2. Os militares americanos já desenvolveram uma vacina q dizem ser eficaz contra todas as variantes do covid.

  3. > O responsável da Immunethep apontou para o caso da farmacêutica francesa Valneva, que recentemente assinou um acordo de aquisição de 60 milhões de doses com a União Europeia, quando se prepara para avançar para a fase 3 dos ensaios clínicos

    Eu até estava bem solidário com eles. Um país que queima dinheiro a apoiar restaurantes (lol) devia apoiar algo deste género. Mas a essência e fundamental desonestidade do empresário tugão revelam-se sempre:

    1. Se a Valneva conseguiu um acordo com a UE, porque é que a Immunethep não negoceia também com a UE em vez de apenas com o estado tugão? Os Advance Purchase Agreements não estão limitados a empresas francesas.

    2. A Valneva tinha um acordo com o UK, entretanto cancelado. Mas através deste conseguiu dinheiro e apoio do NIHR (UK) para estudar a vacina (já desde o final de 2020 https://www.nihr.ac.uk/news/fifth-covid-19-vaccine-to-be-tested-at-four-uk-sites/26413). Será que a Immunethep também tentou este tipo de opções?

    2. Será a comparação com a Valneva uma comparação honesta? A Valneva tem acordos para garantir capacidade de produção para fornecer um número elevado de vacina a todos os Estados-membros. Conseguiu comprometer-se com entregas para Abril de 2022. Aparentemente já [anunciou resultados de um estudo de fase 3](https://valneva.com/press-release/valneva-reports-positive-phase-3-results-for-inactivated-adjuvanted-covid-19-vaccine-candidate-vla2001/) (mais info https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04864561). Convém também realçar que a primeira tentativa da Valneva para um Advance Purchase Agreement com a UE falhou. Será que estamos mesmo a comparar o comparável?

    Se calhar o título da notícia é mais correcto do que parece. Estão “parados à espera de fundos”. Se calhar não deviam estar parados. Aparentemente a Valneva, com quem fazem a comparação, mexeu-se em vez de ficar parada. Mas ya, a culpa é dos políticos!!! “Continuem a votar nos mesmos!!!”.

Leave a Reply