″No imaginário dos marroquinos a colonização portuguesa nunca foi uma colonização arrogante″

8 comments
  1. Mas que colonização portuguesa houve em Marrocos? No seguimento da Reconquista os portugueses estavam em guerra com os Norte Africanos e houve batalhas e conquistas. Os Mouros atacaram primeiro e tiveram a resposta.

    Agora tudo o que perdeu batalhas históricas é colonizado?

  2. Colonizam portugal durante 700 anos e governam o seu país nos 400 anos que se seguiram à conta de escravizar ibéricos e pilhar barcos, vilas e aldeolas, tudo onde conseguiram meter a unha.

    Ora que vem um qualquer gravatolas lá a casa e brinda abertamente com um “discutindo a colonizaçao portuguesa de marrocos”

    > a herança muçulmano-árabe

    > a colonização portuguesa

    Que povo sem pingo de amor próprio te habita, portugal.

  3. Pois não, os marroquinos sabem um pouco de história e que a história é de conquistada e reconquistas, infelizmente falhámos a reconquistar o Magrebe, tal como eles uns séculos antes tinham-o conquistado.

    Ninguém fala do colonialismo árabe, do tráfico de escravos(aos milhões mas que eram castrados e por isso não deixaram descendentes), ou dos múltiplos genocídios contra os cristãos do Levante, Anatólia, Grécia, Norte de África e Balcãs. A história é assim, eles venceram em algumas zonas e perderam noutras, nós perdemos numas e ganhámos noutras, o importante é não repetir os erros, as desculpas cabem a quem fizeram os actos.

  4. Mais Lusotropicalismo?

    Sim, fomos os melhores colonizadores de sempre porque os portugueses foram colonizadores com boas intenções e fizeram-no com o maior humanismo e respeito possível. Não foi porque não conseguíamos explorar o território e a população como os outros. E onde conseguimos (Angola e Moçambique), não os explorámos por mal e ainda os “elevámos” à civilização.

  5. A fragilidade dos redditors portugueses nunca vai deixar de me surpreender. De acordo com o r/portugal os povos conquistados deviam era sentirem-se gratos por terem sido colonizados por Portugal e qualquer pessoa que discorde é um “woke” histérico de cabelo verde que se odeia a si próprio.

  6. Aí as colonizações do bem <3

    A seguir não percam as violações humildes dos direitos humanos em Angola.

  7. Será que sou o único que acha esta necessidade, quer de um lado, quer do outro, de pintar a história, nomeadamente o colonialismo e o império português (quem diz o nosso, diz o de qualquer outra potência da época), como algo mau ou bom?

    A história é o que é, os seres humanos sempre se mataram, atacaram, torturaram e pilharam uns aos outros, da mesma maneira que nações e alianças sempre tentaram subjugar outros territórios e dominar o máximo de recursos possível para benefício próprio e para prosperarem (aliás, ainda hoje isso acontece, olhai ao vosso redor, felizmente não na nossa zona do globo). Parece-me ridículo andar a tentar emitir juízos morais e dizer que uns são bons e outros são maus, ou que a nossa história é menos má que a do outro, etc… Não há heróis nem vilões, porque as únicas pessoas para as quais faria sentido fazer essas considerações estão mortas.

    Não faz sentido haver o culto (como há subtilmente no ensino), ou por outro lado, a vilificação destas figuras. Não temos de ter vergonha nem nojo dos nossos antepassados, da mesma forma que não nos devemos orgulhar ou rejubilar pelo que eles fizeram e não fizeram. Faz sentido sim analisar as suas motivações e objetivos, bem como o impacto das ações, porque a história é sobre entender o nosso passado e donde vimos, caso contrário, se guardássemos ressentimentos por cada “má” ou “boa” ação que se fez, era impossível estudar e apreciar a fascinante ciência que é a história da humanidade.

    Edit: Só para exemplificar, se vivêssemos o futuro em função exclusivamente do passado, era impossível hoje em dia partilharmos uma fronteira sem controlo algum com Espanha e estarmos na mesma união política e financeira que eles, dada a lista infindável de conflitos que tivemos ao longo dos séculos.

Leave a Reply