
Disseram que como abri atividade presencialmente não ia ter os documentos comprovativos online, o que acho estúpido e impossível ser essa a causa.
Respondi que conhecia pessoas em que esse não era o caso.
Responderam “isso não é possível” “tenha um bom dia” e saíram do chat 🤡
**Alguém aqui abriu atividade presencialmente? Têm acesso aos comprovativos e declarações de atividade certo?**
Edit: os mods marcaram o post como “desabafo/rant”, mas o objetivo era saber se conseguem aceder a esses documentos no vosso portal
**Update:** [Screenshot-20230421-182932-Chrome.jpg](https://postimg.cc/MnnjGG5P) Enviei pedido através do e-balcão como a senhora instruiu ao telefone, e respondem que devo pedir o documento através… do mesmo sítio que usei para pedir o documento
12 comments
E que tal ires as Finanças e conversar sobre o assunto em vez de usar o Reddit?
Fala com o chat outra vez. O mais provável é que te dêem uma resposta diferente, pelo menos a minha experiência com suporte por chat é essa.
A questão é: sabendo o facto que eles não poderem dar os comprovativos online por teres aberto actividade presencialmente, querias que eles ficassem no chat a fazer oke?
A menos que tenhas provas que seja possível, se estivesse do outro lado do chat responderia da mesma forma e passava para o próximo cliente.
E de provas, digo mesmo provas e não “conheço um amigo que…”
Tens aqui 3 questões distintas:
* **É verdade ou não que se abrires actividade presencialmente não podes de facto ter acesso online aos comprovativos:** se duas pessoas já te confirmaram, e conhecendo a AT como infelizmente conheço, é provável que isto seja verdade.
* **Se isto faz algum sentido:** não, não faz sentido algum, só é assim porque a AT funciona mal e o suporte principal deles continua a ser o papel. Se fores ver por exemplo os formulários aquilo é muito claramente feito para papel, por exemplo ainda tens campos que existem só para ter a soma de valores de outros campos (e que muitas vezes tem de ser calculada por ti). De qualquer forma anda melhor.
* **Se o Portal das Finanças/E-Balcão está a ser mau para ti:** Acho que este é um caso em que eles estão correctamente a dar-te informação parva. Eu percebo que aquele “é impossível” dá mesmo vontade de levar em cima com uma prova em contrário, mas vais estar a perder tempo para no melhor caso passarem ao “pois não sei como isso aconteceu, mas não o pode fazer”.
Por norma aconselho as pessoas a insistirem com o E-Balcão por telefone. É muito comum duas pessoas darem-te duas informações diferentes, tanto que já há um aviso sobre como a informação prestada não é justificação legal (ou seja se o E-Balcão te disser para fazer algo errado e o fizeres a culpa é tua, enfim isto nem se inventa). As pessoas que lá trabalham oscilam entre a completa incompetência e gurus de literacia financeira. Aconselho vivamente a que ligues para o atendimento telefónico, por mensagens eles só te respondem passivo-agressivamente a citar decretos-lei, por telefone são muito mais humanos. Se o fizeres não te chateies com eles, não têm culpa. Boa sorte.
Portugal numa casca de noz
Portanto, mais uma sexta feira em Portugal… é bom saber que o serviço é consistente nos diferentes meios.
Abri presencialmente, e não tenho comprovativo online pelo Portal. Não faz sentido mas é o ue acontece!
O Fallacy não te poderia ter dado uma resposta mais correcta.
E, dando os meus “quinhentos paus” a AT até é dos organismos Estatais que melhor funciona.
Mas tem coisas…
Exemplo: Questão sobre Trabalhadores Independentes da área da cultura. Lei sai em portaria inclusive. Passado uns meses questão enviada. Não há resposta. Passado dois meses! Dois! Novo contacto. Desta feita via CAT. A senhora que atendeu, teoricamente especialista em trabalhadores independentes não só não estava por dentro da lei dos profissionais da cultura como não sabia sequer da alteração à portaria.
Portanto dá-se o caso de contactares a AT para tirares dúvidas sobre a lei e acabas por ser tu a informar a funcionário da AT
Dito isto, se a 1a pessoa que te atender não te souber ajudar… liga outra vez. Como foi dito, é literalmente, sorte no funcionário que apanhas
Então depois de dois chats e um telefonema com uma senhor muito simpática que me instruiu a usar o e-balcão (ela disse que era “o futuro!” e depois fez surprised Pikachu voice quando lhe disse que o pessoal costuma sacar online diretamente da sua área pessoal no portal das finanças):
[Screenshot-20230421-182932-Chrome.jpg](https://postimg.cc/MnnjGG5P)
Respondem que posso pedir o documento através… do mesmo sítio onde pedi o documento
lol
Não percebo como é que continuamos a permitir que isto aconteça.
Não sou daquelas pessoas que acha que “quem me atende me está a servir”, mas sempre que vou às finanças ou segurança social parece que me estão a fazer um grande favor quando, na verdade, eles é que deveriam estar a prestar-nos um serviço.
Mesmo quando abres online recebes uma carta por correio que serve como comprovativo. Sem essa carta a declaração de actividade que está no site não serve de nada.
Se perdeste a carta entao a forma mais rápida de resolver isso é fechar e abrir actividade através do site. Dentro de alguns dias recebes a carta em casa.
Também fiz uma questão em relação ao IRS. Ao fim de uma semana para responderem disseram algo do género:
*”A questão não é clara o suficiente”* e *”Dirigir ao balcão mais próximo”* e fecharam o ticket.