https://expresso.pt/economia/transportes/2023-04-19-CP-com-primeiro-lucro-da-sua-historia-e-numero-de-passageiros-em-maximo-de-20-anos-51abe02c

11 comments
  1. > Para este resultado contribuiu o facto de o governo ter passado a cumprir o Contrato de Serviço Público, através do qual é paga à CP a prestação do serviço público, algo que a empresa não refere no seu comunicado. Durante muito tempo teve de ser a CP a arcar com os custos desse serviço, o que a levou a acumular uma dívida bastante significativa.

    Não é lucro, é o Estado a financiar a operação.

  2. Empresas públicas a ter lucro é bom, mas convém que usem esses lucros para melhorar a qualidade dos seus serviços.

    Infelizmente não tenho muita esperança que o atual Ministro das Infraestruturas faça um bom trabalho. Espero que esteja enganado.

  3. O lucro foi o dinheiro todo que o estado lá meteu. Não se deixem enganar a pensar que é de ter menos custos por causa das graves ou optimização do serviço.

    Eu também consigo criar uma empresa e ter lucro sem esforço se o meu pai me cobrir os custos todos os anos.

  4. esqueceram se de referir que esse lucro resulta exclusivamente de uma indemnização compensatória, ou seja, um subsídio pago pelo governo, de 80 milhões que representa 40% das receitas de 2022, subsídio sem o qual a CP teria em 2022 mais um prejuízo superior a 70 milhões, a acrescentar aos quase dois mil milhões de prejuízos acumulados e a dois mil e cem milhões de dívida financeira

Leave a Reply